This is a SEO version of 108-Jul_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 109 | Agosto 2011 6
DIRETORIA
Novo logotipo resgata a imagemdo milenar coração
O novo logotipo da SBC, um coração estilizado feito de ftas coloridas, foi levado pela primeira vez ao público durante o desfle das escolas de samba de São Paulo, nos estandartes da Nenê de Vila Matilde, e a partir de agora será usado com toda a fexibilidade nos dias temáticos e nas campanhas voltadas para leigos. Mas isso não quer dizer que o logotipo tradicional será abandonado. Quem garante é o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular, Dikran Armaganijan, para quem o logotipo da SBC é tão antigo, tão marcante para os associados, pois está presente há décadas em congressos, publicações científcas e tem tanta história, que de forma alguma poderia ser abandonado.
O logotipo, desenhado pela equipe do vice-diretor de criação da agência Rino, Fernando Piccinini, e aprovado por unanimidade em reunião da Diretoria, tem o objetivo de gravar junto ao público leigo uma imagem da SBC ligada ao amor pela vida. A novidade começará a ser difundida nas campanhas temáticas, em adesivos e em marcadores de livro.
Dikran vai mais longe, vê o novo emblema como muito importante pela maleabilidade que permite adaptá-lo a eventos populares, a shows, aos colégios. Num exemplo mais marcante, o diretor da SBC conta que, em uma promoção conjunta a um clube de futebol, por exemplo, as ftas coloridas poderão assumir as cores do time, uma forma importante de aproximar a entidade científca dos torcedores que devem ser atingidos nos programas de prevenção. “O desenho do coração pode abraçar a causa”, conclui, e isso é importante quando o objetivo é difundir a marca da SBC.
A equipe que desenvolveu o logotipo teve longas reuniões na SBC, onde foi informada do objetivo maior da entidade com a nova marca: divulgar a prevenção, de forma a conseguir que, com o tempo, sejam reduzidas a mortalidade causada pelo coração e as doenças a ele correlacionadas. O desafo era fazer uma marca alegre, mantendo o formato tradicional do coração – que por sinal vem da Grécia antiga e não corresponde ao formato do órgão, mas diferenciando-o dos outros muitos corações vermelhos usados pelo comércio e pelas empresas de serviço para promover seus produtos. O coração se tornou muito comum nas camisetas com a mensagem de que o usuário ama determinada cidade ou time, em que a palavra “love” é substituída pelo desenho do órgão.
A história do formato do coração é curiosa, o desenho é o da semente de uma plantinha endêmica da Grécia e considerada afrodisíaca, e que, por isso mesmo, foi tão explorada e colhida na natureza, que se extinguiu. A semente, porém, foi associada ao amor já na Grécia antiga, e como a sede do amor era considerado o coração, o formato se internacionalizou, chegou até nós e está tão arraigado que foi adotado também para o novo logo.
Odesenho feito comftas coloridas foi uma das 20 opções oferecidas pela equipe de cinco artistas da área de criação da agência, que fzeram das ftas uma alegoria para as fbras do músculo cardíaco. Como a fta se prolonga por meio de curvas e dobras, representa também a longevidade que se busca alcançar com as campanhas da SBC, e mais, a variação das cores, pautada pelos anéis coloridos do símbolo dos Jogos Olímpicos, é uma forma
de apresentar a variedade de raças, com seus integrantes caminhando para o mesmo objetivo, o amor pela vida. E mais que isso, pela vida saudável.
É claro que a introjeção do novo logo pelo leigo não será imediata, mas deve se corporifcar à medida que as campanhas se sucederem, até que, em médio prazo, as pessoas pensem imediatamente na SBC cada vez que virem o coração de ftas coloridas.
Moeda grega da Cirenaica ostenta o primeiro coração estilizado
This is a SEO version of 108-Jul_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »