• Ano: XVIII

  • Número: 113

  • Mês: Dezembro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Faça o download ou clique no player para ouvir.



Telejornal

Outras matérias

SBC/AM

Regional realiza VI Congresso Amazonense de Cardiologia

SBC/AM

 

A SBC-AM realizou nos dias 6 e 7 de outubro de 2011 o VI Congresso Amazonense de Cardiologia, no qual contamos com o apoio da SBC, que nos ofereceu o Programa de Educação Continuada - PEC.


Na abertura do evento tivemos a presença do Secretário Estadual e Municipal de Saúde. Para comemorar o Dia Mundial do Coração foi feito palestra sobre prevenção no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio Machado.


No dia 9 de dezembro houve a posse do Presidente Dr. Jaime Maldonado para o biênio 2012-2013.

 



(Da esq.) Marlucia Nobre, presidente da SBC/AM; Wilson Alecrim, secretário Estadual da Saúde/AM; e Alba Montarryos, representante do secretário Municipal de Saúde

 

SBC/PE

SBC/PE sediará o 3º Congresso do DIC em Recife

SBC/PE

Recife se prepara para receber 3º Congresso do DIC

 

 

A SBC/PE informa que Recife irá sediar o 3º Congresso do Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC e o 25º Congresso Brasileiro de Ecocardiografia, em 2013. "A SBC/PE e o Departamento de Ecocardiografia agradecem a confiança depositada", diz o presidente da Regional (gestão 2010/2011), Carlos Roberto Melo.

 

SBC/RJ

Socerj mantém ritmo acelerado de crescimento

SBC/RJ

Ao encerrar seu mandato como Presidente da SOCERJ (2009/2011), o Dr. Roberto Esporcatte agradece a colaboração de toda a comunidade médica, especialmente sua Diretoria e Associados, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia presidida pelo Dr. Jorge Ilha e todos os parceiros comerciais o apoio irrestrito às nossas atividades científicas e societárias.


Como conseqüência, foi possível manter um ritmo forte de crescimento no número de assistentes das principais reuniões científicas como o Congresso da SOCERJ (+34%), a Reunião Científica Mensal (+51%) e o Programa de Educação Médica Continuada do Interior (+250%).


Também foi possível desenvolver novos projetos como o evento para leigos denominado “Cuidando do seu coração”, aprimorar a Revista Brasileira de Cardiologia, reformatar o site e fortalecer o Congresso Fluminense de Cardiologia que foi realizado em Búzios.


Às novas Diretorias da SBC e da SOCERJ, presididas pelo Dr. Jadelson Pinheiro de Andrade e pela Dra. Gláucia Maria de Moraes Oliveira desejamos pleno sucesso em seus mandatos, com a certeza de que a Cardiologia Brasileira crescerá ainda mais.

 

SBC/SP

Projeto Infarto reduz mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio durante os primeiros atendimentos nos setores de emergência

SBC/SP


O Projeto Infarto – que também se alia ao projeto De Peito Aberto – foi implementado em abril de 2010, em hospitais públicos da cidade de São Paulo. O objetivo de reduzir a taxa de mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio durante os primeiros atendimentos nos setores de emergência já foi percebido em algumas unidades que participaram da fase piloto do projeto. O atual presidente da SOCESP e coordenador do projeto, Luiz Antonio Machado Cesar, encerra o mandato em dezembro, mas se manterá à frente dessa ação. “Acabamos de fechar parceria com a Philips do Brasil, que vai se juntar à SOCESP e a Secretaria de Saúde para avaliar e reciclar 450 médicos e enfermeiras dos pronto-socorros da rede municipal”, afirma.


Outro motivo de comemoração foi o XXXII Congresso da SOCESP em 2011. O evento reuniu mais de 10 mil pessoas entre profissionais da saúde e representantes das indústrias farmacêuticas e de equipamento e passou a ser realizado no feriado de Corpus Christi, no Transamérica Expo Center, na zona sul da capital paulista.


Ainda no Biênio 2010/2011, foi reativado o clube de benefícios para os associados, com a implantação de um cartão de vantagens com um programa especial de descontos. O jornal SOCESP em Destaque ganhou cara nova e passou por mudanças editoriais, com reportagens gerais sobre saúde, bem-estar, lazer e turismo, nutrição e prática física.


Também na gestão de Luiz Antonio Machado César, o Centro de Treinamento em Emergências da SOCESP ampliou os cursos em emergências para produtores, repórteres e apresentadores de emissoras de TV com o objetivo de esclarecer dúvidas dos jornalistas para que a população seja informada, da forma mais correta possível, durante as transmissões dos telejornais.

 

SBC/SBCCV

Representantes da Cirurgia Vascular se reuniram com ministro da Saúde

SBC/SBCCV

Em reunião realizada em Brasília, no dia 1º de novembro, os representantes da SBCCV se reuniram com o Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, para discutir uma pauta com assuntos relevantes e de grande importância atual para a cirurgia cardiovascular nacional.


Teve prioridade a situação da cirurgia cardiovascular pediátrica, onde recentes medidas impactaram na redução do número dessas cirurgias realizadas no país. Com a exposição da gravidade da circunstância, ficou acordado entre o Ministro Alexandre Padilha e os representantes da SBCCV a formação de um Grupo de Estudo composto por profissionais de ambas as entidades para analisar a conjuntura envolvida e propor soluções para a resolução, quiçá definitiva, desse problema.


Outro assunto debatido foi a implantação do Registro Nacional de Cirurgias Cardiovasculares, uma parceria entre a SBCCV, o Ministério da Saúde (MS) e o IEP-HCor. O projeto está completo e pronto para ser iniciado e a Secretaria de Atenção à Saúde do MS se encarregará de prover o financiamento necessário para sua continuidade.


Estiveram presentes na reunião com o Ministro Alexandre Padilha o Presidente da SBCCV, Dr. Walter J. Gomes, o Secretário Geral da SBCCV, Dr. Marcelo Matos Cascudo, o Diretor de Relações Governamentais da SBCCV, Dr. José Wanderley Neto, o Presidente eleito do Departamento de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica Dr. Luiz Fernando Canêo e o Senador da República e cardiologista Dr. Paulo Roberto Davim.

 

 

(Da esq.) Marcelo Cascudo, o senador Paulo Davim, o ministro Alexandre Padilha, Walter Gomes, José Wanderley Neto e Luiz Fernando Canêo.

 

SBC/SOBRAC

SOBRAC comemora os progressos de divulgação das arritmias e morte súbita

SBC/SOBRAC

Estamos chegando ao final de mais um ano. Em 2011 celebramos em dobro, em virtude de concluirmos mais uma gestão na SOBRAC. Foram dois anos de muito trabalho, em que toda a diretoria, a equipe de colaboradores e demais colegas e sócios da SOBRAC se empenharam para consolidar as diretrizes da nossa Sociedade.


Em conjunto com a SBC e outras importantes Sociedades brasileiras e internacionais, promovemos importantes progressos para a divulgação das arritmias e morte súbita, ampliando nossa base de comunicação em todas as instâncias da saúde, públicas e privadas, relevantes para o nosso segmento. Além disto, atuamos para uma melhor conscientização das nossas atividades junto à população leiga.


Dentre os destaques desta gestão, está a ampliação de nossas participações e associações com entidades importantes no âmbito internacional e que figuram na nossa participação.Assim foi nosimpósio da Heart RhythmSociety (HRS), na European Heart RhythmAssociation (EHRA) e com nossoscolegas latino-americanos da Solaece (Sociedad Latino americana de EstimulacionCardiaca y Electrofisiologia).


No Brasil, não podemos deixar de mencionar os excelentes Congressos Brasileiros de Arritmias Cardíacas, realizados em Vitória (ES), em 2010, e em Brasília (DF), este ano, que buscaram ampliar de forma efetiva os conteúdos pertinentes a atualização profissional daqueles que nele investem seu aprimoramento.


Também ampliamos de forma considerável as praças atingidas com o nosso Programa de Educação Continuada (PrECon),que este ano passou a contar ainda com os Simpósios de Arritmia, eventos com grande sucesso devido ao empenho dos colegas associados.Vale ressaltar ainda obem sucedido Curso de Reciclagem em Ritmologia, que este ano chegou a sua quinta edição.


Para o público leigo, destacamos a ampliação das praças em atividades na Campanha Coraçãona Batida Certa nos últimos dois anos, e da manutenção da parceria com a área de projetos sociais da Rede Globo para a veiculação de nosso filme em nível nacional. Filme que, em 2011, ganhou a importante colaboração do reconhecido e premiado ator Juca de Oliveira, que gentilmente cedeu a sua imagem para a nossa causa.


Por fim, encerro esta gestão agradecendo a oportunidade de estar à frente dessa importante sociedade de ritmologia, e desejando ao novo presidente, o Dr. Adalberto Lorga Filho,um dos expoentes da especialidadedo nosso País, que conduza esta nova missão com a mesma parceria que obtive ao longo deste período.


Dr. Guilherme Fenelon
Presidente da SOBRAC

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2011 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br