• Ano: XVIII

  • Número: 108

  • Mês: Julho

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Faça o download ou clique no player para ouvir.



Telejornal

Outras matérias

SBC/AM

A SBC/AM realizou ações de prevenção da Hipertensão Arterial com a campanha “Eu sou 12 por 8”.

SBC/AM


A Sociedade Amazonense de Cardiologia iniciou o mês de abril dedicando-se à prevenção da hipertensão arterial, este ano com o tema: "QUEM TEM BOM CORAÇÃO COMBATE A HIPERTENSÃO ARTERIAL - EU SOU 12 POR 8".


Dr. Paulo Ferreira, Coordenador de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC/AM, e Dra. Marlucia Nobre, Presidente da SBC/AM, participaram de programas em várias redes de TVs locais falando sobre a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, com ênfase na hipertensão arterial, encerrando no dia 26 de abril com entrevista na Rede Amazônica de Televisão.


No dia 15 de abril, foram realizadas, no Parque Municipal do Idoso, palestras abordando o diagnóstico da hipertensão arterial, proferidas pela presidente da Sociedade Amazonense de Cardiologia, Dra. Marlucia Nobre; também houve palestra sobre a importância da atividade física na prevenção e controle da hipertensão arterial, proferida pelo Educador e Professor Odivaldo Marques, em seguida, ocorreu a palestra proferida pelas nutricionistas Dra. Rosane Dias do Hospital Universitário Getulio Vargas e Dra. Kaori Nonaka do Grupo de Estudo Nutrição do Hospital Universitário Getúlio Vargas, sobre o tema Alimentação Saudável na Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, após cada palestra os participantes do evento puderam tirar suas dúvidas com os cardiologistas e nutricionistas presentes, uma grande equipe de médicos, técnicos e enfermeiros voluntários deram total apoio em aferir a pressão arterial, pesar e medir os participantes do evento.


O evento contou com a presença ilustre do Exmo. Secretário Estadual de Saúde Dr. Wilson Alecrim, Coordenadora do Programa HIPERDIA da Secretaria Municipal de Saúde, Sra. Caroline de Moura Rente, Arcebispo de Manaus Dom Luiz Soares Vieira, Presidente do Conselho Regional de Medicina – CRM/AM, Dr. Jefferson Oliveira Jezini, 1ª dama do Estado, Sra. Nejmi Aziz.


A Sociedade Amazonense de Cardiologia, contou com o apoio dos laboratórios MSD, BIOLAB, BALDACCI e PFIZER na confecção de camisetas, folders, cartazes, faixas e banner, também contou com o apoio do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lucio, Hospital Beneficente Português, Hospital PRONTOCORD, AMZON Resgate, Clinica de Produção por Imagem de Manaus - PRODIMAGEM, Fundação Hospital Adriano Jorge, Hospital Santa Júlia e Clinica e Hospital Check Up que disponibilizaram enfermeiros e técnicos de enfermagem para o evento.


A Assessoria de Imprensa da SUSAM, através da Sra. Andréa Arruda, contatou a mídia local abrindo espaço para a Sociedade Amazonense de Cardiologia divulgar o referido evento.



Veja as fotos das ações realizadas.



Dra. Marlucia do Nascimento Nobre
Presidente da SBC/AM


Dr. Paulo Ferreira
Diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC/AM

SBC/CE

XVII Congresso Cearense de Cardiologia terá o tema “Cardiologia Contemporânea: O Resgate da Soberania Clínica”.

SBC/CE

XVII Congresso Cearense de Cardiologia


A 17ª edição do Congresso Cearense de Cardiologia será realizada no período de 3 a 5 de agosto de 2011, em Fortaleza, no Hotel Gran Marquise.


O evento que é tradicional e importante para a comunidade científica de nosso Estado e para a valorização dos cardiologistas cearenses reunirá cerca de setecentos profissionais. O congresso é uma realização da Sociedade Cearense Cardiologia e tem como membros da Comissão Executiva o presidente Dr. José Sebastião de Abreu e o Dr. Fernando Pinheiro Ramos, a frente da presidência do XVII Congresso Cearense de Cardiologia.


O tema central do Congresso será "Cardiologia Contemporânea: O Resgate da Soberania Clínica". Seguindo esse paralelo, a Comissão Científica objetiva reunir em sua programação conferências e palestras atuais, abrangentes e consistentes que estejam em sintonia com as necessidades práticas dos cardiologistas.


O Congresso contará com a presença de alguns convidados nacionais, os quais estarão realizando conferencias nas áreas de doença coronária, insuficiência cardíaca, arritmia e valvopatias.


Compareça ao evento e colabore com o pleno sucesso do congresso.

SBC/CO

O XI Congresso Centro-Oeste de Cardiologia, em maio, teve ampla programação científica e várias inovações.

SBC/CO

Brasília realizou excelente Congresso


O XI Congresso Centro-Oeste de Cardiologia, de 19 a 21/05/11, foi um exemplo de excelente organização, programação científica esmerada e várias inovações: Pré-Congresso Eletrônico, I Curso Nacional de ECG Prof. Ady Prates Flores, Mesa de Ética Médica (Prevenindo o Erro Médico) e Debate Político-Associativo.


Alguns Sócios foram justamente homenageados: Itacir A. Franceschini (in memorian), Geniberto P. Campos, José Carlos Nicolau, Antônio Carlos P. Chagas e Jorge Ilha Guimarães (foto).


O presidente da SBC/CO, Lázaro F. Miranda, ressaltou que “a criatividade, o bom relacionamento e o prestígio pessoal das lideranças da Região Centro-Oeste superaram as, hoje, imensas dificuldades para viabilizar economicamente eventos científicos deste porte”. A SBC participou com os seus projetos “SBC Sempre Presente” e “Cantinho do Coração”.

SBC/GO

I Simpósio Goiano de Insuficiência Cardíaca – Da Célula ao Transplante será em agosto.

SBC/GO

A Regional informa a realização do I Simpósio Goiano de Insuficiência Cardíaca – Da Célula ao Transplante. O evento acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto. Confira a programação.

SBC/PE

Em agosto será realizado o 21º CardioPE, com o tema “Unir Tecnologia e Humanismo – Desafio da Cardiologia Contemporânea”.

SBC/PE

Nos dias 11, 12 e 13 de agosto estaremos realizando o 21º CardioPernambuco e, como já é do conhecimento de todos, a Sociedade Pernambucana de Cardiologia estará completando 65 anos de existência nessa data.


No momento em que vivemos graus variados de insatisfação tanto por parte do profissional médico como por parte do paciente, a SBC/PE coloca como tema “Unir Tecnologia e Humanismo – Desafio da Cardiologia Contemporânea”. Um tópico atual que certamente despertará momentos para reflexão e crescimento nessa relação tão singular médico/paciente.


O nosso Congresso será realizado no Mar Hotel, na cidade do Recife e teremos a presença do Professor Branco Mautner da Fundação Favaloro como convidado internacional. Estamos em fase final da elaboração do programa cientifico e em breve divulgaremos através do nosso site e por mala direta toda a programação.


No pré-congresso realizaremos o II Encontro com a comunidade, II Simpósio de Cardiologia na Mulher e o I Simpósio de Doenças Negligenciadas (Cardiopatia Chagásica, Febre Reumática e Esquistossomose). Já para os dias 12 e 13 teremos: VII Simpósio de Cirurgia Cardíaca e o V Simpósio de Cardiologia Pediátrica, encontro tradicional que ocorre durante o maior evento da SBC-PE.

SBC/PI

A Regional comemora o sucesso do 5º Congresso Piauiense de Cardiologia, realizado em abril.

SBC/PI

5º Congresso Piauiense de cardiologia, realizado no período de 14 a 16 de abril, em Teresina - PI.


O Congresso Piauiense de Cardiologia, em sua 5ª edição, se tornou o maior evento médico-científico da medicina piauiense, graças ao prestígio que nossa especialidade desfruta.


Agradecemos o apoio de toda a diretoria da SBC/PI, os coordenadores dos simpósios de enfermagem, fisioterapia, nutrição e educação física, que abrilhantaram nosso evento, como também aos colegas que se juntaram a nós e nos ajudaram na organização.


Prof. Dr. Maurício Paes Landim
Presidente do Congresso

SBC/RJ

A Socerj vai promover seu 28º Congresso, que terá como tema central “Doenças Cardiovasculares: Tecnologia e Inovação na Prática Clínica Diária”.

SBC/RJ

A SOCERJ propõe o permanente debate sobre os determinantes dos eventos cardiovasculares, e em sintonia com os esforços para a divulgação das mais recentes pesquisas sobre as doenças cardiovasculares, vai realizar o 28º Congresso de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro – RIO SOCERJ 2011, nos dias 03 a 06 de agosto de 2011, no Hotel InterContinental Rio, localizado na praia de São Conrado, tendo como tema central “Doenças Cardiovasculares: Tecnologia e Inovação na Prática Clínica Diária”.


O objetivo desse evento é de contribuir para o aprimoramento científico e a educação médica continuada dos profissionais de Cardiologia, o que certamente se traduzirá em benefícios no atendimento da nossa população.


A programação científica terá abrangência nacional e será composta por sessões de temas livres oral e mural, mesas redondas, colóquios, simpósios, sessões de casos clínicos, debates com especialistas, perguntas e respostas rápidas e sessões de controvérsias.


Deve ser ressaltado que serão priorizadas as sessões interativas, visando promover maior participação com a platéia.


Mais informações, acesse o site www.socerj.org.br

SBC/SP

A Socesp e as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de São Paulo desenvolvem, desde abril de 2010, o “Projeto Infarto”.

SBC/SP

A Socesp e as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de São Paulo desenvolvem, desde abril de 2010, o “Projeto Infarto” junto aos hospitais públicos da capital. O objetivo é reduzir a taxa de mortalidade por infarto agudo do miocárdio durante os primeiros atendimentos nos setores de emergência. Já no primeiro ano, as reduções de mortalidades nos hospitais que receberam as palestras e o treinamento foram, em média, de 28,8%, chegando a 44,6% em algumas unidades.

SBC/DA

Já estão confirmados quatro convidados estrangeiros para o XIII Congresso Brasileiro de Aterosclerose.

SBC/DA

O Departamento de Aterosclerose informa que já estão confirmados quatro convidados estrangeiros para o XIII Congresso Brasileiro de Aterosclerose, de 4 a 6 de agosto, em Florianópolis. São eles: Ernst Schaefer, de Boston; Khurram Nasir, de  New Haven; Joep Defesche, de Amsterdã; e Raymond Y. Kwong, também de Boston.


Veja mais informações no site:
http://departamentos.cardiol.br/sbc-da/congresso2011/

SBC/DCM

Em agosto, será realizado o III Simpósio de Cardiologia da Mulher, durante o XXXI Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia.

SBC/DCM

III Simpósio de Cardiologia da Mulher

É com imensa satisfação que o DCM convida a todos os cardiologistas, principalmente, aos residentes na região Norte e Nordeste a se fazerem presentes, no III Simpósio de Cardiologia da Mulher, a ser realizado no dia 19 de agosto de 2011, sexta-feira, no XXXI Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia em Alagoas- Sergipe.


Estamos com uma programação que contempla a doença arterial coronariana e o período gestacional em mulheres portadoras de cardiopatias.


Enalteço a participação dos nossos ilustres colegas palestrantes que, com certeza, nos trarão maiores conhecimento, em uma área tão especifica da cardiologia, como o gênero feminino.


Obrigada,


Regina Coeli Marques de Cardiologia
Presidente do DCM

SBC/DHA

O Departamento informa a realização do VII Congresso de 27 a 29 de outubro, em Fortaleza no Ceará.

SBC/DHA

O Departamento informa a realização do VII Congresso de 27 a 29 de outubro, em Fortaleza no Ceará.


Para mais informações, acesse o site do evento: http://departamentos.cardiol.br/dha/congresso2011/

SBC/DECAGE

O Departamento de Cardiogeriatria promove o III Simpósio NNE de Cardiogeriatria, na Praia dos Coqueiros, em Sergipe.

SBC/DECAGE

O DECAGE de norte a Sul...


O DECAGE tem como objetivo maior divulgar a boa prática médica no cuidado ao idoso cardiopata e em 2011 não tem sido diferente, com atividades científicas de norte a sul. Em maio esteve na Bahia, com a JORNADA BAHIANA DE CARDIOGERIATRIA, onde foram debatidos temas importantes para o cardiologista no atendimento ao idoso como depressão, delirium e demências, peculiaridades do cardiopata idoso quanto a novos índices prognósticos em HAS e IC, escore de Cálcio e Cirurgia de revascularização miocárdica, encerrando com uma mesa muito participativa, chamada PERGUNTE AO ESPECIALISTA, durante a qual os presentes podiam tirar suas dúvidas.


E as atividades não param... Em 18 de agosto de 2011, o DECAGE estará na Praia dos Coqueiros em Sergipe, onde realizará o III SIMPÓSIO NNE DE CARDIOGERIATRIA com convidados de todos os estados do Norte e Nordeste do País e durante o qual serão abordados temas relevantes e atuais da cardiologia do idoso.


Já em 16 Setembro de 2011, estará em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com o Curso Pré-Congresso de Cardiogeriatria, onde serão abordados temas importantes e atuais no manuseio do cardiopata idoso como Hipertensão Arterial Sistêmica, Cuidados preventivos no manejo de drogas no idoso, Tratamento de Coomorbidades no idoso Cardiopata, Abordagem da cardiopatia isquêmica e CONTROVERSIAS na conduta Intervencionista no Octagenario. Especialistas renomados de todos os Estados Brasileiros estão presentes no evento, que espera por você.


Os trabalhos para o VIII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, que será no Rio de Janeiro e para o Curso Pré-Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, uma tradição do Departamento desde 2004, já começaram e você é o nosso convidado de honra.

SBC/ECG

Veja como foi o 38º Congresso da “International Society on Electrocardiology”, realizado em junho em Kingston, no Canadá.

SBC/ECG

No 38º Congresso da International Society on Electrocardiology, que reúne os especialistas da área da Eletrocardiologia de todo o mundo, foi realizado em Kingston,Ontario,Canadá em Junho.


Fomos convidados a apresentar nossa experiência em Eletrocardiograma, Vetorcardiograma e Mapeamento Eletrocardiográfico de Superfície(MÊS) na Terapia de Ressincronização Cardíaca (TRC). A experiência "Ativação Elétrica ventricular na TRC através do Mapeamenro de Superfície", tema da tese do Dr.Nelson Samesima, membro da nossa diretoria do grupo, e o estudo "Repolarização Ventricular na TRC através do MÊS" ,tese do Dr.Roberto Douglas foram as bases para a palestra por mim proferida no congresso.


Nossos trabalhos enviados também foram apresentados.

SBC/SBCCV

Foi realizado em maio o 1° Curso Teórico-Prático de Iniciação ao Tratamento Endovascular das Doenças da Aorta.

SBC/SBCCV

SBCCV inicia cursos de atualização científica a seus associados


Com o aumento de novos procedimentos em cirurgia endovascular que os cirurgiões cardiovasculares vêm realizando, tanto para o tratamento das doenças de aorta como da válvula aórtica, a SBCCV, através de seu Departamento de Cirurgia Endovascular e Minimamente Invasiva, DECEM, iniciou o treinamento de cirurgiões cardiovasculares. Com alto cunho científico, o curso foi dividido em 3 partes: teórico-prático, estágio em serviço credenciado e prova final, o que capacitará os cirurgiões numa nova opção de tratamento alternativo às cirurgias convencionais. O 1° Curso Teórico-Prático de Iniciação ao Tratamento Endovascular das Doenças da Aorta, foi realizado de 16 a 18 de maio de 2011, em São Paulo, no “Medical Innovation Institute” e no centro de treinamento do Hospital Albert Einstein, numa parceria da SBCCV/DECEM, Johnson & e Johnson, Braile Biomédica e Gore do Brasil.


O curso, com 20 profissionais inscritos, contou com renomados cirurgiões cardiovasculares e especialistas em imagem, sob a coordenação dos Drs. Rui M. S. Almeida e Eduardo K. Saadi, tendo como objetivo a apresentação de exames de imagem para identificação das doenças, descrição didática dos métodos para o tratamento endovascular de doenças da aorta e endovascular e transapical para o tratamento da válvula aórtica. O treinamento prático se deu em simuladores virtuais e em simuladores animais, com a realização de implantes transapicais de válvulas aórticas e de endopróteses aórticas em porcos, tendo sido a avaliado como excelente forma de aprendizado. Com a nova formatação do modo de ensinar/aprender nos diversos tipos de cirurgias e com o êxito obtido, já se iniciaram os preparativos para, ainda este ano, termos a realização de cursos em cirurgia minimamente invasiva, fibrilação atrial e a 2ª edição do Curso de Iniciação ao Tratamento Endovascular das Doenças da Aorta, para que, rapidamente, tenhamos mais cirurgiões cardiovasculares aptos a tratarem seus pacientes com a melhor técnica e tipo de procedimento. Assim, SBCCV/DECEM consolida sua proposta de atualização científica aos associados e atende à solicitação da AMB e CFM, para que os cirurgiões participantes estejam habilitados à realização deste tipo de procedimento.

SBC/SOBRAC

A SOBRAC participou da 32ª Sessão Científica da Sociedade Americana de Arritmias Cardíacas em maio, em San Francisco.

SBC/SOBRAC

SOBRAC celebra os 15 anos da Ablação Epicárdica no 1º Simpósio da Heart Rhythm Society


A SOBRAC participou da 32ª Sessão Científica da Sociedade Americana de Arritmias Cardíacas (Heart Rhythm Society - HRS), realizada de 4 a 7 de maio, na cidade de San Francisco (Califónia/EUA). Foi uma das mais importantes representações da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas no contexto internacional, tanto por reunir os principais profissionais da ritmologia mundial, como pela nossa ação no evento. Na ocasião, a SOBRAC teve a oportunidade de celebrar os 15 anos da ablação epicárdica.


Neste evento, podemos verificar o grande interesse dos profissionais que acompanharam as discussões de casos sobre ablação epicárdica. A técnica, desenvolvida no Brasil há 15 anos pelo Dr. Eduardo Sosa, do Incor / São Paulo, foi incorporada mundialmente. Durante este Simpósio, por sinal, o Dr. Sosa foi homenageado pela sua grande contribuição à ritmologia brasileira e mundial ao longo dos últimos 30 anos.


O I Simpósio HRS-SOBRAC foi coordenado pelos Drs. Guilherme Fenelon e Eduardo Sosa, e teve como apresentadores de caso os Drs. Maurí¬cio Scanavacca, Ângelo de Paola e André D'Àvila. O Simpósio cotou ainda com a presença dos debatedores Leandro Zimerman, Marcio Figueiredo, Jacob Atie, Eduardo Sternick, Eduardo Saad e Maurício Arruda. A ritmologia brasileira pôde mostrar ao mundo sua capacidade, contribuindo cada vez mais para a inserção internacional da SOBRAC.


A realização desse simpósio no HRS é motivo de grande orgulho institucional, por ser o mais importante da especialidade em ní¬vel mundial. Isto atesta a maturidade e credibilidade atingidas por nossa sociedade junto à comunidade científica internacional. A SOBRAC acredita que a participação em congressos internacionais tem o potencial de gerar mais investimentos estrangeiros no Brasil, especialmente em pesquisa, o que, em última análise, se refletiria em mais recursos para a saúde nacional.


A participação de todos é importante e, por isto, esperamos contar com todos nos demais congressos internacionais, assim como nos eventos nacionais que a Sociedade organiza ao longo do ano, como o PreCon, o Precap e seu Congresso Nacional, no mês de novembro, em Brasília.



Dr. Guilherme Fenelon
Presidente da SOBRAC


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2011 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br