This is a SEO version of 108-Jul_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 108 | Julho 2011 11
Alimentos funcionais funcionam?
A noção de que os alimentos poderiam ter a capacidade de prevenir doenças e ser usados como uma forma de tratamento surgiu há 2.500 anos. Hipócrates declarou: “Faça do seu alimento seu medicamento”. No entanto, a expressão “alimento funcional” é recente. O Brasil apresenta uma legislação bastante avançada sobre alimentos funcionais. Esses alimentos devem apresentar propriedades benéfcas, além das nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns, e demonstrar capacidade de regular funções corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças.
Segundo a Agência Nacional de (Anvisa) as substâncias aprovadas s
• Ácidos Graxos (Ômega 3)
• Carotenoides (luteína, licopeno e
• Fibras Alimentares (β-glucana, FO inulina, goma guar, lactulose, Psylli
• Fitosterois
• Poliois
• Probióticos
• Proteína de soja
SELO
Na atualidade, encontramos claramente a preocupação da sociedade em incorporar alimentos saudáveis aos seus hábitos nutricionais diários. Na prática, essas substâncias funcionais são encontradas em alguns tipos de peixes, vegetais amarelos, alaranjados e verdes, aveia, creme vegetal, iogurtes, leites fermentados, produtos a base de proteína de soja, entre outros.
Alimentos com propriedades funcionais devem ser consumidos de forma regular dentro de uma alimentação variada e equilibrada para garantir os
Os produtos que possuem o Selo de Aprovação SBC são avaliados por um comitê constituído por médicos e nutricionistas e são isentos de gordura trans e colesterol, alémde atender aos critérios de gordura total e saturada, sódio, fbras e açúcar. O selo da Sociedade Brasileira de Cardiologia é a garantia da compra de produtos diferenciados desde a sua concepção e que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.
Saiba mais sobre o selo da SBC, acesse o site: www.cardiol.br/selo
Sobre o Selo de Aprovação SBC
uma rotina alimentar e a adequação de frequência e quantidade são determinantes do efeito benéfco esperado.
Silvia Ramos
Comitê do Selo de Aprovação da SBC
This is a SEO version of 108-Jul_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »