Page 9 - 108-Jul_2011

This is a SEO version of 108-Jul_2011. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Jornal SBC 108 | Julho 2011 9

Conferencistas internacionais vão ter “sólidos” e “líquidos” gaúchos

O jantar dos conferencistas internacionais que vierem para o 66º Congresso da SBC terá um cardápio tipicamente gaúcho, “sólidos e líquidos serão da terra”, explica o presidente do evento, Oscar Dutra.

Planejado com grande antecedência, o jantar será rico em carnes, pois os palestrantes adoram a cozinha brasileira e a abundância da mesa nacional, e terão a oportunidade de experimentar os mais afamados vinhos do Rio Grande, que um cardiologista dublê de enólogo está selecionando com esmero, antecipa Dutra. As sobremesas também serão típicas, arroz de leite, sagu e doces de frutas variados, para que os estrangeiros possam ter uma ideia da fartura do sul do Brasil, o que pressupõe doces de abóbora, de fgo, de pêssego e de mamão.

Além desse jantar, entretanto, haverá também o tradicional jantar do presidente, para 250 convidados, e o maior de todos, o jantar dos palestrantes, que será no domingo, para 500 pessoas. No jantar do presidente e dos palestrantes, porém, será servida comida internacional, mas os vinhos continuam sendo da terra, que se orgulha muito de sua produção vinícola, especialmente agora que o presidente da SBC foi convidado como connaisseur para a mesa julgadora da mais recente safra gaúcha.

A organização do Congresso está cuidando também da programação dos acompanhantes, na maioria esposas dos médicos, que terão visitas monitoradas ao Museu de Arte do Rio Grande e, especialmente, ao Museu

CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA

O enólogo Jorge Ilha Guimarães, que é também o presidente da SBC, foi convidado pelo presidente da Associação Brasileira de Enologia, Christian Bernardi, para ser um dos três únicos jurados nacionais – outros 13 serão renomados especialistas vindos do exterior – na XIX Avaliação Nacional de Vinhos, o mais importante evento do setor, que anualmente se realiza em Bento Gonçalves.

O convite para integrar o júri é muito valorizado, pois a “Avaliação”, que este ano será com 16 vinhos dos

Iberê Camargo, que reúne algumas obras maravilhosas do escultor.

Os cuidados com a preparação do evento maior da Cardiologia brasileira extrapolam os quatro dias do Congresso. Como muitos dos cardiologistas “esticam” uns dias após o evento, empresas de turismo foram convocadas para atender à demanda de viagens pós-congresso, a maioria das quais certamente será para o que os gaúchos chamam de “a serra”, isto é, a região de Gramado, onde é possível vivenciar uma cultura muito diferente da que existe no restante do país.

melhores da nova safra, é a mais importante para o setor, tem credibilidade no mundo inteiro e os vinhos mais bem pontuados têm suas vendas incrementadas tanto no Brasil como no exterior.

Os jurados farão a degustação às cegas, isto é, avaliarão cada vinho por suas características, sem saber qual o fabricante, e isso perante 750 espectadores reunidos no salão de convenções do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, representando a elite da vitivinicultura nacional.

“Avaliação nacional de vinhos” terá Jorge Ilha como um dos jurados

Page 9 - 108-Jul_2011

This is a SEO version of 108-Jul_2011. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »