• Ano: XVIII

  • Número: 111

  • Mês: Outubro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Esta edição do podcast não será publicada.

 

Telejornal

Outras matérias

SBC/AL

IX Congresso Alagoano de Cardiologia ocorre em novembro de 2011

SBC/AL

 

A SBC-AL realizará em Maceió, no Hotel Jatiúca, no período de 03 a 05 de novembro do corrente ano, o IX Congresso Alagoano de Cardiologia, evento máximo da Cardiologia Alagoana.


No programa científico, o evento contará com o Programa de Educação Continuada da SBC (PEC-SBC), no qual serão discutidos os temas Insuficiência Cardíaca com fração de ejeção normal, Insuficiência Cardíaca na sala de emergência, Cardioimagem na Doença Arterial Coronária (DAC), Angina Estável na sala de emergência e avanços na DAC na última década. Além disso, serão apresentadas as Diretrizes de Insuficiência Aguda e Crônica.


Na programação constam ainda temas importantes e atuais como o manuseio da Fibrilação Atrial na atualidade, tópicos sobre Cardiologia Pediátrica, da Mulher e do Idoso, além de indicações de Ressincronização e Cardioversores/Desfibriladores Implantáveis, investigação diagnóstica em Cardiologia e atualizações em Hipertensão Arterial, Dislipidemias e Emergências Cardiovasculares.


O evento contará ainda com a realização conjunta da VII Jornada de Nutrição em Cardiologia e com a V Jornada de Cardiologia para Leigos.


Segundo o presidente da SBC-AL, Ivan Romero Rivera, o IX Congresso Alagoano de Cardiologia, que recebeu a seguinte pontuação no CNA: Cardiologia - 15 pontos, Ecocardiografia – 10 pontos, Ergometria – 10 pontos e Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – 10 pontos será, como suas versões anteriores, uma oportunidade imperdível de atualização científica com vistas à fundamentação de uma prática médica comprometida com a qualidade, não esquecendo a sua importância para a apresentação da produção científica local e de outros estados.

 

SBC/BA

SBC-BA torna-se instituição de utilidade pública

SBC/BA

 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia recebeu o título de entidade de utilidade pública do município de Salvador. A intitulação deve-se aos inúmeros trabalhos de esclarecimento prestados à população através do FUNCOR – Departamento de Prevenção de Doenças Cardiovasculares. Ao longo de décadas, a SBC-BA realiza eventos de grande mobilização na capital baiana, bem como suas regionais pelo interior do estado, permitindo que homens e mulheres saibam como melhor lidar e prevenir as doenças que acometem o coração.


“É com imensa satisfação que comunicamos a publicação no Diário Oficial do Município o projeto de Lei nº 9998/11, enviado no dia 27 de Abril de 2011, que torna a nossa Sociedade entidade de utilidade pública municipal. Agradecemos esta grande conquista ao empenho do colega Cardiologista – Carlos Alberto Batista Neves, exercendo no momento o cargo de Vereador municipal, que foi sensível à causa. Esta posição vai nos proporcionar maior densidade institucional, bem como a isenção de alguns impostos”, declara a diretoria da SBC-BA.

 

SBC/CE

Fortaleza recebe o VIII Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial

SBC/CE

 

Regional anuncia a realização do VIII Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial, de 26 a 29 de outubro, no Hotel Praia Centro – Fábrica de Negócios, em Fortaleza.


Para mais informações: http:// departamentos.cardiol.br/dha/congresso2011/.


Clique aqui e veja o cartaz do evento.

 

SBC/ES

SBC/ES comemora 47 anos de existência

SBC/ES

 

Sob a presidência do dr Ricado Ryoshim Kuniyoshi, foi realizado nos dias 19 e 20 de agosto o XXIII Congresso de Cardiologia do Espírito Santo com a maciça participação da comunidade cardiológica capixaba. Também tivemos a presença de ilustres professores convidados de São Paulo e Rio de Janeiro.


Não fugindo do formato científico do congresso característico aos anos anteriores, foram abordados temas importantes e relevantes à prática clínica diária. Ao mesmo tempo, houve a preocupação de se incluir, também, assuntos específicos possibilitando uma discussão, com profundidade, dos mais recentes avanços nas diversas áreas da cardiologia. No dia 19 de agosto, a SBC-ES também comemorou 47 anos de vida!


Neste dia e mês do ano de 1964, a cardiologia capixaba fundava sua sociedade regional, sendo a primeira diretoria composta pelos doutores: José Carone Netto (Presidente), Carlos Mariano Neves Peixoto (Secretário), Irineu Rodrigues (Diretor Científico) e Victor Murad (Tesoureiro).


Parabéns SBC-ES pelos seus 47 anos de vida!

 

SBC/PE

Congresso Pernambucano de Cardiologia supera expectativas

SBC/PE

 

O 21º Congresso Pernambucano de Cardiologia, realizado entre os dias 11 e 13 de agosto, no Mar Hotel, no Recife, superou as expectativas dos organizadores e reuniu cerca de 450 profissionais. A abertura, no dia 12 pela manhã, foi bastante concorrida e trouxe a conferência do Dr. Branco Mautner, da Fundação Favarolo, de Buenos Aires, sobre o tema do congresso, Unir tecnologia e humanismo, desafio da Cardiologia contemporânea.


O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-PE), Dr. Carlos Melo, e o diretor científico, Dr. Wilson de Oliveira Jr., comandaram, ainda, a entrega das homenagens da edição deste ano. O legado deixado para a Cardiologia pernambucana pelos médicos Ovídio Montenegro, Luiz Tavares e Fernando Moraes, primeiro presidente da SBC-PE, foi lembrado. O médico e professor Jarbas Malta veio pessoalmente receber o reconhecimento da SBC-PE pelos trabalhos desenvolvidos sobre as doenças negligenciadas que afetam o coração.


A instituição homenageada foi o Hospital Pedro II, berço da cardiologia do Estado. Dr. Carlos Melo dedicou o evento ao médico argentino Enrique Pablo Gurfinkel, que participou da edição do ano passado, e faleceu no último mês de maio em conseqüência de um câncer de pulmão. Outro destaque foi o II Encontro com a Comunidade que, este ano, recebeu 160 pessoas interessadas em tirar dúvidas com os especialistas sobre as doenças do coração que atingem as mulheres.


As atividades da programação principal e dos simpósios (Cirurgia Cardíaca, Cardiologia Pediátrica, Cardiologia na Mulher, Doenças Cardiovasculares Negligenciadas) seguiram até o sábado dia 13, quando o evento foi encerrado com a premiação dos temas livres e confraternização de todos os participantes.

 

SBC/RJ

Socerj organiza 9º Congresso Fluminense de Cardiologia

SBC/RJ

 

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ) realizará entre os dias 20 a 22 de Outubro o 9º Congresso Fluminense de Cardiologia. O evento acontecerá no agradável balneário de Búzios, no Atlântico Búzios Convention e Resort Hotel.


São aguardados cerca de 900 profissionais para este que é o segundo maior evento de cardiologia do Estado do Rio de Janeiro e que tem como principal característica a abordagem de grandes temas em cardiologia no formato de debates e mesas redondas, possibilitando e priorizando grande interação com o público.


O Congresso contará com a presença de renomados convidados nacionais, incluindo o Presidente da SBC, Dr. Jorge Ilha Guimarães que fará a conferência de abertura do congresso. Maiores informações pelo site: www.congressofluminense.com.br.

 

SBC/Decage

Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia debate temas atuais da cardiogeriatria

SBC/Decage


 

Em agosto de 2011, o DECAGE realizou em Aracaju, Sergipe, o III Simpósio Norte-Nordeste de Cardiogeriatria durante o XXXI Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia.


Foram discutidos os temas mais atuais na Cardiogeriatria, contando com a presença de cardiologistas e geriatras de todo o norte e nordeste que abrilhantaram o evento com discussões e colaborações.


E em 04 e 05 DE NOVEMBRO, no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo, no Rio de Janeiro, o Decage  realizará o VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOGERIATRIA, durante o qual serão abordados temas relevantes e atuais da cardiologia do idoso como HAS, fibrilação atrial, insuficiência cardíaca, dislipidemia e prevenção cardiovascular.


Já está tudo pronto esperando por você! Venha fazer parte do evento mais importante da Cardiogeriatria do país!


Acesse o site do Congresso e faça sua inscrição: http://departamentos.cardiol.br/decage/congresso2011.

 

SBC/Sobrac

Sobrac organiza seu congresso nacional, em Brasília

SBC/Sobrac


 

Brasília, no coração do Brasil, será a sede do XXVIII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, um dos principais eventos organizados e promovidos pela SOBRAC – Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas e pelo DECA – Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial. O Congresso acontecerá de 30 de novembro a 3 de setembro, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF).


Entre os destaques internacionais, presença do Dr. Samuel Asirvatham,professor de Medicina e professor de Pediatria na Faculdade de Medicina da Clínica Mayo(EUA) e também vice-Presidente de Inovação Cardiovascular da Divisão de Doenças Cardiovasculares da Clínica Mayo, doDr. AngeloAuricchio, presidente da European Heart RhythmAssociation (EHRA) e diretor do Programa de Insuficiência Cardíaca na Fondazione Cardiocentro Ticino (Lugano/Suíça) e também do cardiologista Dr. Luis Mont, do Hospital Clínico da Universidade de Barcelona.


O Congresso terá uma sessão especial sobre os 15 anos de ablação epicárdica. Descrita pelo InCor, e com contribuições importantes de outros grupos brasileiros, a Ablação Epicárdica permitiu eliminar focos localizados na superfície externa do coração, antes inacessíveis com as técnicas convencionais que utilizam os vasos sanguíneos (veias ou artérias) para atingir o interior do coração.


Haverá ainda simpósios daSOBRAC - SOLAECE(SociedadLatinoamericana de EstimulacionCardiaca y Electrofisiologia)e daEHRA-SOBRAC(European Heart RhythmAssociation). O Presidente do Congresso é o cardiologista brasiliense José Sobral Neto.



Serviço


XXVIII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas
Data: 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Bloco G
Setor Hoteleiro Sul - Brasília – DF
Telefones: (11)5543-1824 / (11)5543-0059 / (41)3342-9078
Site: www.sobrac.org.

 

SBC/GEECG

SBC lança Curso de Eletrocardiografia

SBC/GEECG

 

A partir de 1º de setembro de 2011 estará disponível no site http://www3.cardio.br/inscricao/ o Curso de Eletrocardiografia on-line, com duração de 6 meses, para associados da SBC e também para não associados. O curso tem participação dos docentes Prof. Dr. Carlos Alberto Pastore, Dr. Nelson Samesima, Dr. Horácio Gomes Pereira Filho e Dr. Rafael Munerato da Silva.


As inscrições têm desconto até 19 de setembro. Um bom curso de Eletrocardiologia, com interpretações práticas dos eletrocardiogramas e discussões, é ferramenta fundamental para afastar a possibilidade de uma doença cardíaca e evitar eventos fatais.

 

SBC/SBCCV

XVIII Congresso Nacional do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação será realizado de 27 a 29 de outubro na cidade de Salvador

SBC/SBCCV


 

Em reunião realizada no Ministério da Educação (MEC) em Brasília no dia 29/08 entre o Prof. Dr. Celso Ribeiro Araujo, Coordenador Geral dos Hospitais Universitários Federais; o Prof. Dr. Walter J. Gomes, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), e o Prof. Dr. Vinicius Nina, Diretor Geral do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão foi estabelecido o acordo entre a SBCCV e o MEC para a assessoria técnica dos materiais de Órtese e Prótese para Cirurgia Cardíovascular para uso nos Hospitais Universitários vinculados a Instituições Federais de Ensino Superior, coordenados pela Secretaria de Educação Superior, por meio da Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências de Saúde/Coordenação Geral de Hospitais Universitários Federais – CGHU.


A lista de materiais será utilizada pelos Hospitais Universitários com serviço de cirurgia cardiovascular, vinculados às Instituições Federais de Ensino Superior com o objetivo de qualificar e reconhecer os produtos que serão adquiridos através de pregão eletrônico.


A SBCCV será acionada pelo MEC para analisar e emitir parecer na lista de materiais para Cirurgia Cardiovascular, assegurando que sejam oferecidos aos HU’s e aos cirurgiões cardiovasculares materiais de reconhecida qualidade e custo-efetividade.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2011 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br