• Ano: XIX

  • Número: 117

  • Mês: Abril

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Esta edição do Podcast SBC não está disponível.



Telejornal

Outras matérias

SBC/CE

Congresso já conta com quatro presenças internacionais confirmadas

SBC/CE

 

O XVIII Congresso Cearense de Cardiologia e o III Simpósio Internacional de Eletrocardiografia e Arritmias Cardíacas, de 8 a 10 de agosto, já têm confirmadas as presenças de quatro convidados: Adrian Baranchuk do Canadá, Marcelo Elisari da Argentina, Sami Viskin de Israel e Andres Ricardo Perez de São Paulo.

 

SBC/DF

Regional realizará seu congresso de 24 a 26 de maio

SBC/DF

 

"A Cardiologia e a Mulher" é o tema do XIX Congresso de Cardiologia de Brasília, que será realizado na Capital Federal de 24 a 26 de maio no Centro de Atividades Científicas e Culturais da Associação Médica de Brasília.

 

SBC/MT

SBC/MT define data de Congresso

SBC/MT

A regional comunica mudanças no XIV Congresso da SBC/MT. A data definida ficou para os dias 15, 16, 17 e 18 de agosto no Centro de Eventos no Pantanal.

 

Veja o cartaz do evento.

SBC/NN

Congresso Norte-Nordeste será realizado na cidade de Manaus

SBC/NN

O XXXII Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, o XXIV Congresso Norte Nordeste de Cirurgia Cardiovascular, o VII Congresso Amazonense de Cardiologia e o Simpósio Internacional do Hospital Universitário Francisca Mendes serão realizados de 28 a 30 de junho no Centro de Convenções do Resort Tropical Hotel em Manaus.

 

SBC/PE

SBC-PE promove primeira atualização científica do ano

SBC/PE

No próximo dia 17 de abril, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Pernambuco vai abrir a série de atualizações científicas que pretende desenvolver ao longo deste ano, com o tema Doença Coronária - Do estado da arte a dilemas da prática clínica. O encontro, que acontecerá na Academia Pernambucana de Medicina, contará com a participação dos médicos Sérgio Montenegro, Fernando Moraes e Brivaldo Markman e a conferência magna deve ser ministrada por um convidado de fora do Estado, cujo nome ainda não foi confirmado.

 

Segundo Dra. Sílvia Martins, presidente da SBC-PE, a série de encontros foi idealizada como uma forma de ocupar a lacuna do Congresso Pernambucano de Cardiologia – Cardio Pernambuco, que não acontecerá este ano, já que o Congresso Brasileiro será no Recife, entre os dias 14 e 17 de setembro. “Pensamos em organizar vários encontros de atualizações científicas para que nossos cardiologistas possam interagir e trocar experiências”, afirma. Além dos médicos convidados, foi decidido que a cada encontro um representante de uma das residências em Cardiologia existentes em Pernambuco vai participar trazendo uma discussão clínica para o debate. O objetivo é aprimorar ainda mais a formação em Cardiologia desses profissionais. Um sorteio determinou que o Procape/UPE enviará o residente que participará desse primeiro encontro.

 

SBC/RN

Regional divulga Curso Anual ECG

SBC/RN

O Curso Anual ECG será promovido até 28 de maio com aulas semanais, em todas as segundas-feiras, das 19 às 21 horas no Auditório da Associação Médica do Rio Grande do Norte. O público alvo do evento são médicos, estudantes, enfermeiros e demais profissionais.

 

Veja o cartaz do evento.

SBC/SC

Florianópolis receberá dois novos eventos

SBC/SC

A Regional informa a programação de dois eventos: o Congresso Internacional de Saúde Cardiometabólica de 10 a 12 de maio no Costão do Santinho, em Florianópolis, e o XII Congresso Catarinense de Cardiologia de 05 a 07 de julho, também em Florianópolis.

 

SBC/SP

Regional inicia o II Estudo Multicêntrico sobre Fibrilação Atrial

SBC/SP

O VIII Simpósio Internacional da SOCESP, que antecedeu o ACC, teve como tema "Anticoagulação do paciente com fibrilação atrial". Durante o encontro Carlos Costa Magalhães, presidente da SOCESP, anunciou o início do II Estudo Multicêntrico sobre Fibrilação Atrial que a Regional começa ainda no 1º semestre deste ano. O estudo pretende atualizar e aumentar número de pacientes analisados e acompanhados em relação ao primeiro, realizado há 15 anos.

 

SBC/DHA

DHA lançará curso na Universidade Corporativa

SBC/DHA

O Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) da SBC está organizando um Curso de Atualização em Hipertensão Arterial, intitulado: Hipertensão Arterial: Diagnóstico e Tratamento em 2012.

 

Serão 15 atividades e cada uma terá uma revisão atualizada sobre o tema, discussão de caso clínico e entrevista com o palestrante. A novidade é que os temas e palestrantes foram escolhidos pela pesquisa realizada entre os sócios da SBC.

 

Cada atividade disponibilizará, ao final, questões objetivas como forma de avaliação. O curso valerá pontos para revalidação do título de especialista em cardiologia (TEC) e auxiliará muito aqueles que pretendem fazer a prova do TEC. O curso será oferecido por via eletrônica, gravado e editado no estúdio da SBC, e estará disponível na página da Universidade Corporativa da SBC já a partir do próximo mês de abril.

 

Não há dúvidas de que os temas serão atrativos e o formato do curso bastante dinâmico. Venha conferir!

 

SBC/DEIC

Inscrições abertas para XI Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

SBC/DEIC

Considerado um dos principais fóruns de atualização e discussão científica do país, congresso terá três expoentes internacionais e mais de 60 palestrantes de todo o Brasil. Encontro ocorre em Gramado, entre 31 de maio e 2 de junho, no Serrano Resort Convenções & Spa. Inscrições pelo site www.abev.com.br/deic2012 até 16 de maio.

 

A 11ª edição do Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, que ocorre em Gramado (RS) entre 31 de maio e 2 junho, vai trazer ao país três expoentes internacionais da área de insuficiência cardíaca: o alemão Stefan Anker, próximo presidente da Sociedade Europeia de Insuficiência Cardíaca; Wilson S. Colucci, diretor do setor de medicina cardiovascular do Centro Médico da Universidade de Boston (EUA); e Marc Silver, especialista em cardiologia adulta e formado pela Harvard Medical School.

 

Com expectativa de público de 800 a mil médicos, esta edição contará com mais de 60 palestrantes de todas as regiões do Brasil e mais de 120 trabalhos científicos, que serão apresentados em forma de temas livres.

 

“O Congresso alcançou um status de polo de produção científica que concentra as pesquisas mais pioneiras sobre insuficiência cardíaca no país”, destaca Luis Eduardo Rohde, Presidente do XI Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca. “É um fórum de vanguarda que deve estar na agenda de todos os médicos cardiologistas e internistas brasileiros”.

 

Os trabalhos serão apresentados na forma de mesa-redonda, simpósios, conferências, palestras e seminários. Ao final do congresso e como atração de encerramento, será realizado uma Roda-Vida (pergunte ao especialista) para fomentar a troca de conhecimento entre palestrantes e o público.

 

Presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca (DEIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) para a gestão 2012/2013, João David de Souza Neto aponta para a realização de um congresso com programação científica de alto nível e elenca as prioridades que serão concretizadas no Departamento. “Nossas principais ações serão a implementação do Registro BREATHE, realizar modificações no site do DEIC, criar comissão para registro de transplante cardíaco e assistência circulatória mecânica, estimular a adesão de um maior número de sócios, principalmente o cardiologista jovem, continuar buscando junto ao governo o acesso do paciente com insuficiência cardíaca à medicação gratuita e promover intercâmbio com sociedade de IC de outros países”.

 

O Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca é uma realização do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 

Temas livres

Uma das tradições do Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca é valorizar de forma diferenciada o espaço dos temas livres. As sessões orais e exposição de pôsteres recebem destaque na programação científica, pôster break durante a apresentação e premiação para os melhores temas livres de cada categoria.

 

Informações e inscrições:
Site: http://www.abev.com.br/deic2012
E-mail: comercial2@abev.com.br
Tel: (51) 3061-2959

 

SBC/DECAGE

Decage realiza primeira reunião administrativa

SBC/DECAGE

Em fevereiro, na sede da SBC, em São Paulo, a Diretoria do Departamento realizou a primeira reunião administrativa, coordenada pelo presidente do DECAGE, Abrahão Afiune. No encontro foi feito um planejamento das atividades para o ano e foram discutidos novos projetos. Estiveram presentes Elizabeth Rosa Duarte e Eduardo Pitthan que apresentaram informações sobre o IX Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, nos dias 26 e 27 de outubro.

 


(Da esq.) Giselle Helena de P. Rodrigues, Abrahão Afiune Neto, Josmar de Castro Alves, Elizabete Viana de Freitas, José Maria Peixoto e Teresa Cristina Rogério

 

SBC/DIC

Nova diretoria toma posse

SBC/DIC

No dia 27 de janeiro, a nova Diretoria do DIC tomou posse, com o objetivo principal de fazer uma gestão voltada para os sócios, indo ao encontro de suas necessidades e expectativas, e como consequência manter um Departamento forte e unido. Entre seus numerosos projetos estão o aumento do número de associados; a certificação de Centros formadores de ecocardiografistas e outras modalidades de imagem cardiovascular; a inserção de atividades do DIC nos Congressos Estaduais e Regionais, visando principalmente a difusão dos métodos de imagem para os cardiologistas clínicos e uma maior interação com outras sociedades internacionais de Ecocardiografia.

A Diretoria do Biênio 2012-2013 tem os seguintes membros:

Diretor Presidente: Dr. Jorge Assef – SP
Diretor Vice-Presidente Ecocardiografia: Dr. Benedito Maciel – SP
Diretor Vice-Presidente Cardiologia Nuclear: Dr. Luiz Mastrocolla - SP
Diretor Vice-Presidente Ecografia Vascular: Dr. Armando Cantisano - RJ
Diretor Vice-Presidente Ressonância Magnética: Dr. Ibraim Pinto - SP
Diretor Vice-Presidente Tomografia Computadorizada: Dr. Marcelo Hadlich - RJ
Diretora Administrativa: Dra. Samira Saady Morhy – SP
Diretor Financeiro: Dr. José Luiz Pena - MG
Editor da Revista: Dr. Carlos Suaide Silva

 

SBC/SBCCV

Reunião entre a SBCCV e o Ministério da Saúde define retomada de pauta de negociações

SBC/SBCCV

Em reunião realizada no dia 7/02/2012, em Brasília, entre representantes da SBCCV e do Ministério da Saúde (MS) e da Coordenação Geral de Média e Alta Complexidade (CGMAC) se definiu a retomada de negociações em diversos assuntos de interesse mútuo.

 

Representaram a SBCCV o presidente Dr. Walter J. Gomes, o Secretário Dr. Marcelo M. Cascudo e o representante da SBCCV junto ao Ministério da Saúde, Dr. Sidnei Nardeli, além do presidente do Departamento de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica (DCCVPed) Dr. Marcelo Jatene.

 

Foram discutidos: necessidade de implementação da lista de procedimentos seqüenciais para pagamento pelo SUS; a revisão de códigos da lista do SUS; a incorporação de novos dispositivos e materiais de cirurgia cardiovascular pelo SUS; a dificuldade da situação da cirurgia cardiovascular pediátrica no país, onde o nº de procedimentos deixa 2/3 dos pacientes sem tratamento cirúrgico; a necessidade de revisão da tabela de pagamento dos hospitais, onde a remuneração inadequada está conduzindo à diminuição do nº de cirurgias cardíacas e a necessidade de rever a forma de pagamento ao cirurgião cardiovascular no SUS, pois há informações de que parte dos honorários médicos está sendo retida por alguns hospitais na tentativa de melhorar a remuneração da instituição.

 

O CGMAC sugeriu a criação de Grupo Técnico de trabalho entre a SBCCV e representantes de setores do MS para discussão dos assuntos críticos que afetam a Cirurgia Cardiovascular Adulto e Pediátrica, agilizando a implementação das reformas necessárias, alem de organizar as Políticas Públicas na área.

 

A SBCCV realizará um Estudo Curva ABC para análise dos itens da assistência com maior importância ou impacto em resultados e na redução da mortalidade e escalonará as ações prioritárias. A SBCCV está convicta que a manutenção do relacionamento franco e cordial com o MS contribuirá para a resolução dos problemas que afetam a especialidade.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br