• Ano: XIX

  • Número: 120

  • Mês: Julho

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Esta edição do Podcast SBC não está disponível.



Telejornal

Outras matérias

SBC/CE

Regional realizará III Simpósio Internacional durante Congresso

SBC/CE


A Regional informa a realização do XVIII Congresso Cearense de Cardiologia de 8 a 10 agosto, no Centro de Eventos do Hotel Praia Centro, em Fortaleza.

 

O evento será presidido por Eduardo Arrais Rocha e terá Sandra Nívea Falcão como presidente da Comissão Científica.

 

Durante o congresso está programado o III Simpósio Internacional de Eletrocardiografia e Arritmias Cardíacas, coordenado por Raimundo Barbosa Barros.

 

Quatro convidados internacionais já confirmaram presença: do Canadá, Adrian Baranchuk; da Argentina, Marcelo Elisari; de Israel, Sami Viskin; e de Cleveland, nos Estados Unidos, João Cavalcante.

 

Acesse o site do evento.

 

SBC/DF

Congresso teve como foco principal a saúde da mulher

SBC/DF


No período de 24 a 26 de maio, a AMBr foi palco do XIX Congresso de Cardiologia de Brasília.

 

Sob o tema central “A Cardiologia e a Mulher”, o evento destinou principal foco à saúde da mulher e uma programação que possibilitou integrar tema, participantes e palestrantes, em debates atuais que foram possíveis com a união de profissionais de outras especialidades.

 

Os momentos de destaque foram as homenagens às mulheres que fazem história no cenário da Cardiologia de Brasília: Aversoni Homar, Edna Marques e Simone dos Santos.

 

Em agosto, a Regional dará continuidade aos eventos científicos “SBC Sete e Meia”.

 

Visite o site do evento.

 

SBC/PI

Sesc Praia receberá II Jornada Piauiense

SBC/PI

A Regional destaca a realização da II Jornada Piauiense de Cardiogeriatria. O evento será nos dias 20 e 21 de julho, no Sesc Praia, em Luís Correia, no Piauí.

 

Mais informações, clique aqui.

 

SBC/PR

Congresso tem a participação de 1.400 profissionais e estudantes

SBC/PR


Nos dias 25 e 26 de maio, foi realizado o 39º Congresso Paranaense de Cardiologia. Foram abordados temas de relevância e atualidades da Cardiologia.

 

Em paralelo, houve seções de treinamento para médicos da Secretaria de Saúde do Estado, em que compareceram 176 profissionais. Também ocorreram os Simpósios dos Grupos Multiprofissionais, com número expressivo de participantes.

 

No total, o Congresso, que contava na média com 900 participantes, deu um grande salto, passando a contar com 1.400 pessoas. “Este resultado se deveu a um trabalho dedicado e intenso de nossa Diretoria. Esperamos crescer ainda mais no próximo ano e colocar em destaque o nome da Cardiologia estadual no cenário nacional e contribuir assim para o engrandecimento da SBC”, avaliou o Dr. Álvaro Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Paraná.

 

“O nível de satisfação foi bom, pois conseguimos palestras de qualidade, além de, nos dois dias, proporcionarmos a integração dos médicos do interior do Estado e da capital, com excelentes trocas de experiências”, considerou o presidente do Congresso, o cardiologista Osni Moreira Filho. “A qualidade científica também foi muito elogiada e o número de participantes ajudou a elevar a qualidade geral do congresso”, completou o diretor científico da SBC-PR, Dr. Olímpio Ribeiro França Neto. “Esperamos que os participantes possam replicar o que aprenderam e que no ano que vem voltem e tragam mais colegas”, disse o coordenador das Jornadas Multidisciplinares do Congresso, Dr. Abdol Hakim Assef.

 

Acesse o site do evento.

 

SBC/RJ

Socerj realiza programa em cidades do interior fluminense

SBC/RJ

A Socerj vem realizando com êxito o programa de educação médica continuada nas cidades do interior fluminense.

 

Os eventos em Nova Iguaçu e Cabo Frio tiveram sucesso, sendo marcados por uma característica informal, baseados em situações clínicas do cotidiano, aproximando o público dos debatedores.

 

A participação das ligas de cardiologia na programação tem possibilitado uma maior integração com as faculdades de medicina, bem como despertando interesse do aluno na sociedade e na especialidade.

 

O crescente interesse da indústria nos eventos da capital e do interior tem possibilitado a realização de encontros de elevado nível técnico e de organização logística. Ainda serão visitadas as cidades de Petrópolis, Volta Redonda, Itaperuna e Niterói.

 

Acesse o site da regional.

 

SBC/SP

Dra Ieda Jatene será a primeira presidente mulher do Congresso da Socesp

SBC/SP

Durante o Congresso da Socesp, o presidente Carlos Costa Magalhães anunciou que Ieda Jatene será a presidente do evento em 2013.

 

A cardiologista será a primeira mulher a assumir o cargo, depois de já ter participado de diversas Diretorias da Socesp e da comissão científica de seis congressos.

 

Em 2012, o evento teve grandes novidades: o Programa Interativo disponível para tablets e a total renovação, com espaço amplo da área dos pôsteres. O Laboratório de Educação Interativo, promovido pela 1ª vez, superou as expectativas com 298 inscritos.

 

A programação científica contou com cerca de 700 temas livres. As ações de responsabilidade social ofereceram crachá e bloco em material sustentável e o carpete foi confeccionado 100% de garrafas pet.

 


Solenidade de abertura do XXXIII Congresso da Socesp

SBC/DA

Conheça as novidades do departamento

SBC/DA

Associe-se ao Departamento de Aterosclerose e receba o ATEROnews, o Informativo Mensal da SBC/ DA que traz as principais notícias e tudo o que acontece no mundo da aterosclerose e do risco cardiovascular.

 

É fácil, é só entrar no portal da SBC na página do Departamento e fazer a inscrição: É grátis!

 

SBC/DHA

Curso do DHA na Web valerá pontos para obtenção do TEC

SBC/DHA


O Curso Hipertensão Arterial: Diagnóstico e Tratamento em 2012, realizado pelo Departamento de Hipertensão Arterial da SBC, representa uma atualização ampla na área de Hipertensão Arterial, sem perder o foco na prática clínica. Estará disponível por via eletrônica no Portal da Universidade Corporativa da SBC, acompanhando as tendências mais modernas de modelos de educação médica à distância.

 

O curso é composto por 15 atividades, contendo uma parte expositiva de atualização sobre o tema e um breve caso clínico para aplicação prática do conhecimento, discutindo as recomendações das VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão (2010). Ao final, o participante poderá realizar uma avaliação, através da resposta a perguntas objetivas. Com um aproveitamento de 70% das questões, o participante ganhará pontos para obtenção e revalidação do Título de Especialista em Cardiologia (TEC).

 

Os palestrantes representam as lideranças científicas na área de Hipertensão Arterial, oriundos de várias regiões do país e que de forma muito competente elaboraram e ministraram as aulas do curso.

 

Devemos ressaltar que os temas selecionados, o formato das atividades e os palestrantes estão entre os mais votados em pesquisa de opinião realizada com os sócios da SBC em fevereiro de 2012 e que contou com a participação de mais de 400 sócios. Nosso objetivo foi atender ao máximo as expectativas dos nossos sócios.

 

Acesse http://www.sbccursosonline.com.br/diagnostico-ha-2012/default.asp e conheça o curso. Ele será muito útil para a sua atualização e para a sua prática clínica!

 

 

Weimar Sebba Barroso
Presidente do DHA/SBC

Andréa Araujo Brandão
Coordenadora do Curso

 

SBC/SOBRAC

Sobrac apoia projeto Chagasics

SBC/SOBRAC

Como é de conhecimento de todos, a SOBRAC desenvolve e incentiva estudos, pesquisas, realiza campanhas e eventos em prol da conscientização, prevenção e cursos e congressos para o aprimoramento profissional de seus pares.

 

E neste momento, a Sociedade quer destacar uma importante e bastante esperada iniciativa, que é o CHAGASICS, primeiro superestudo de prevenção primária da doença, sob a coordenação do ilustre membro e ex-presidente da SOBRAC, o Dr. Martino Martinelli.

 

O CHAGASICS constitui um pioneirismo para a cardiologia brasileira, com significativa contribuição para o sistema de saúde do Brasil, onde ainda somos relacionados com um dos países de grande incidência da doença de Chagas.

 

O estudo, multicêntrico e randomizado, terá um período de duração próximo a 7 anos, como 1000 pacientes em pesquisa em diversos centros randomizados, em quase todos os Estados brasileiros. O objetivo é investigar qual é o melhor tratamento para a prevenção de morte súbita na doença, se através do uso do CDI ou medicamentos (Amiodarona).

 

Dr. Adalberto Lorga Filho
Presidente da SOBRAC

 

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/sobrac
Twitter: https://twitter.com/sobrac_org (@Sobrac_org)
Gloogle+: https://plus.google.com/102287247365299370595/posts
Youtube: http://www.youtube.com/sobrac1

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br