• Ano: XX

  • Número: 132

  • Mês: Julho

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


 


Destaques desta edição

A SBC Recomenda: Saúde com Qualidade
Confira a palavra do presidente da SBC, Jadelson Andrade, que é capa desta edição especial
(+) Leia Mais

Manifestações obtiveram forte posicionamento da classe médica
Manifestações que se sucederam em centenas de cidades levaram às ruas a necessidade de melhorar a assistência à saúde no Brasil. (+) Leia Mais

Manifesto à Cardiologia Brasileira
A cardiologia brasileira se fará sempre presente nas lutas em defesa da dignidade médica! (+) Leia Mais

Em protesto contra mais médicos, profissionais paralisam atividades em vários Estados
Médicos de mais de 10 estados paralisaram atendimento em hospitais da rede pública em manifestação contra o Programa Mais Médicos
(+) Leia Mais

Entidades médicas criticam medidas do Programa Mais Médicos para o Brasil
Carta das entidades médicas aos brasileiros (+) Leia Mais

Outras matérias

SBC/AL

I Simpósio contou com programação científica de alto nível

SBC/AL

No dia 18 de maio, realizou-se em Maceió o I Simpósio Alagoano de Imagem Cardiovascular, Ergometria e Cardiologia do Exercício.

 

O evento teve o apoio do DERC/GECN. Foram convidados como palestrantes Luiz Mastrocolla, Ibraim Pinto, Nabil Ghorayeb, William Chalela, Roberta Nolasco, José Maria Fernandes e Sávio Cardoso. O presidente do DERC, Pedro Albuquerque, e o presidente do GECN/DERC e coordenador do Simpósio, Roberto Nolasco, destacaram que a expressiva participação dos cardiologistas alagoanos deve ser creditada ao elevado nível dos palestrantes e à excelência da programação científica.

 

SBC/DF

Reunião SBC Sete e Meia marca início das atividades científicas

SBC/DF

A Regional reiniciará suas atividades científicas com a reunião intitulada SBC Sete e Meia, que tem a finalidade de agregar valores à sociedade médica, dividir experiências clínicas, auxiliar na formação de novos profissionais e socializar os médicos cardiologistas de Brasília, a partir do dia 4 de julho na AMBr.

 

Haverá discussão de casos clínicos apresentados por residentes do Hospital de Base de Brasília e ainda com a presença de Cláudio Tinoco (RJ), com os temas: “Cintilografia cardíaca com metaiodobenzilguanidina (MIBG). Quando solicitar e o que esperar?” e “Testes de estresse para a cintilografia de perfusão miocárdica. O que há de novo?”.

 

SBC/PE

Pátio do Imip recebe ação no Dia Mundial Sem Tabaco

SBC/PE

No Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, a Regional promoveu uma ação no pátio do Imip, hospital que atende diariamente um grande número de crianças e adolescentes.

 

Um grupo de médicos, enfermeiros e psicólogos, coordenados por Fátima Buarque e pelo psicólogo Leopoldo Barbosa, se reuniu no local e distribuiu a cartilha feita especialmente para esse público.

 

Fátima Buarque afirmou que essas ações são fundamentais para mostrar aos jovens os malefícios que o cigarro traz à saúde, evitando, assim, que façam uso dessa droga no futuro.

 


Regional promove ação durante o Dia Mundial Sem Tabaco

SBC/PI

VI Congresso já tem data marcada

SBC/PI

A Regional informa a realização do VI Congresso Piauiense de Cardiologia no período de 25 a 27 de abril.

 

SBC/PR

Regional promove 1º Jornada de Cardiologia de Cascavel

SBC/PR

A Sociedade Paranaense de Cardiologia promove nos dias 26 e 27 de julho a 1ª Jornada de Cardiologia de Cascavel, no Hotel Deville Express, em Cascavel (PR).

 

Com coordenação de Gerson Luiz Bredt Junior, os temas abordados serão hipertensão arterial e arritmia cardíaca, com palestrantes locais, de Curitiba, Londrina e Maringá. Segundo o diretor de eventos da SPC, Abdol Hakin Assef, a jornada faz parte do projeto da Regional em ampliar o número de eventos científicos pelas cidades do interior do Estado.

 

As inscrições são gratuitas, mas as vagas limitadas e podem ser feitas pelo telefone (41) 3232-8691 ou pelo e-mail spc@sbc-pr.org.

 

SBC/RJ

Revista é destaque do III Congresso de Cardiologia Clínica

SBC/RJ

A Revista Brasileira de Cardiologia - RBC foi destaque no III Congresso de Cardiologia Clínica realizado nos dias 22 e 23 de março em São Paulo.

 

O Editor da RBC, Dr. Wolney de Andrade Martins, recebeu o Prêmio de Mérito em Publicação Científica DCC/SBC. A homenagem reforçou a importância do veículo para a atualização do Cardiologista brasileiro que tem seu acesso gratuito.

 

Na apresentação da revista foi ressaltada a implantação da submissão eletrônica e a distribuição nacional digital realizada pelo SOCERJ NEWS enviado pela SBC. Conheça um pouco mais sobre a Revista Brasileira de Cardiologia e faça sua submissão acessando www.rbconline.org.br

 

SBC/RS

Regional realizará ações públicas para alertar população sobre riscos do fumo

SBC/RS

“Os benefícios para o coração de quem para de fumar podem ser percebidos em menos de uma hora, pois a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal em apenas 20 minutos. Duas horas depois, não haverá mais nicotina no sangue e o nível de oxigênio no sangue se normaliza em oito horas", comentou o presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs), Dr. Justo Leivas, ao anunciar a realização de ações públicas para alertar a população para os riscos de fumar.

 

Dia 31 de maio, Dia Mundial contra o Tabaco, três cigarros gigantes foram carregados em pontos da cidade para chamar a atenção da população, em especial dos fumantes. Pela manhã, promotores estiveram na Esquina Democrática e, à tarde, no Parque Farroupilha.

 

Três cigarros gigantes são carregados durante ação no Parque Farroupilha

SBC/SP

Socesp firma acordo com American College of Cardiology

SBC/SP

Um contrato de associação foi firmado entre o American College of Cardiology, entidade responsável pelo PINNACLE, levantamento mundial para a melhoria da qualidade de assistência em cardiologia, e a Socesp, que coordenará os trabalhos no Brasil.

 

Inicialmente serão 250 centros hospitalares brasileiros que aplicarão um questionário em seus pacientes durante as consultas de rotina.

 

“Os centros serão responsáveis pelo encaminhamento das respostas para a Socesp, que terá uma infraestrutura de informática dentro da entidade para receber os dados e compilá-los”, conta Carlos Magalhães, presidente da Socesp.

 

Segundo o coordenador do PINNACLE no Brasil, Álvaro Avezum, a parceria foi acertada por dois ou três anos, podendo ser estendidos.

 

SBC/ECG

40º Congress on Electrocardiology será realizado na Escócia

SBC/ECG

 

O grupo de estudos de Eletrocardiografia convida para o 40th International Congress on Electrocardiology, de 7 a 10 de agosto, na Universidade de Glasgow, na Escócia.

 

A primeira reunião internacional de um grupo de médicos entusiasmados pela vetorcardiografia foi realizada há 53 anos e deu origem ao que hoje é o Congresso Internacional. Como representante do Brasil, João Tranchesi participou de diversos congressos, e no mandato de seu amigo Fernando de Pádua, de Portugal, em 1992/1993, Carlos Alberto Pastore foi convidado a participar também como representante do nosso país, o que vem fazendo desde 1993. Em 2001, o 28º Congresso Internacional de Eletrocardiologia realizou-se no Brasil, sendo Pastore o presidente. O congresso da International Society of Electrocardiology será novamente no Brasil em 2015.

 

SBC/SBCCV

Departamento realizou Programa Nacional de Ensino (PRONE)

SBC/SBCCV

O Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da SBCCV realizou em maio e junho, em Araçatuba (SP) e Goiânia (GO), respectivamente, o PRONE (Programa Nacional de Ensino), com o objetivo de levar conhecimento sobre temas relacionados à insuficiência cardíaca e morte súbita para clínicos, cardiologistas, residentes e estudantes de medicina.

 

As próximas aulas serão nas cidades de Ribeirão Preto (agosto), Aracaju (setembro) e Manaus (outubro).

 

Os interessados já podem se inscrever pelo telefone (11) 3842-1352 ou e-mail eventos@deca.org.br. A programação científica está disponível no site http://www.deca.org.br/medica/ARQUIVOS/ProneAracatuba2013.pdf. Em cinco anos de existência, o PRONE passou por 22 cidades, com a participação de mais de 2000 profissionais.

 

Palestrantes do PRONE, em Araçatuba

SBC/DA

Congresso de Aterosclerose discutirá como começar a prevenção ainda na infância

SBC/DA

Congresso de Aterosclerose discutirá como começar a prevenção ainda na infância

 

O aumento da expectativa de vida, que leva milhões de pessoas a alcançarem a faixa etária em que a aterosclerose se torna mais frequente, está levando os cardiologistas brasileiros a recomendarem o acompanhamento dos níveis de colesterol ainda na infância, nas famílias com histórico de doença cardiovascular, principalmente Doença Aterosclerótica Coronariana.

 

O tema será discutido nos dias 9 e 10 de agosto, durante o congresso anual do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a realizar-se no Centro de Convenções WTC em São Paulo.

 

“O controle do colesterol infantil ganhou tanta importância que é também um dos temas do Dia Nacional do Controle do Colesterol, que este ano ocorrerá no dia anterior ao Congresso”, afirma o presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC, o cardiologista Hermes Toros Xavier. Ele acrescenta que os níveis recomendados, a maneira de prevenir os altos níveis de colesterol infantil, sejam com exercícios, com alimentação adequada e, em casos específicos com medicação, consta da nova Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção a Aterosclerose, que deve ser publicada no mês de setembro.

 

O documento servirá como um guia de recomendação tanto para cardiologistas como para clínicos gerais, indicando como prevenir e como tratar a aterosclerose. O Congresso Anual do Departamento de Aterosclerose, contará com a participação de 16 convidados internacionais, escolhidos entre as maiores autoridades mundiais em aterosclerose, que farão suas conferências para um universo de mais de mil especialistas vindos de todos os estados brasileiros.

 

O presidente do Departamento de Aterosclerose, Hermes T. Xavier, esclarece que o Brasil tem uma cardiologia de ponta no que se refere ao controle e tratamento da aterosclerose e que a SBC mantém seus 14.000 sócios permanentemente atualizados, através de cursos, simpósios, congressos, diretrizes e cursos virtual de atualização a distância. Estes instrumentos garantem a atualização à medida que novos conhecimentos se acumulam. A aterosclerose tornou-se tão importante, diz o especialista, que o congresso terá quatro auditórios funcionando simultaneamente com sessões nacionais e internacionais, mesas redondas, simpósios, conferências, e ênfase especial será dedicada à produção científica do departamento sobre o tema, que tem crescido de forma exponencial no Brasil.

 

SBC/DHA

Departamento de Hipertensão da SBC torna-se afiliado à congênere Europeia

SBC/DHA

Departamento de Hipertensão da SBC torna-se afiliado à congênere Europeia

 

Andrea Brandão, ex-presidente do DHA, recebeu o certificado em sessão solene, durante o Congresso de Milão

 

A European Society of Hipertension (ESH) ofereceu afiliação ao Departamento de Hipertensão Arterial da SBC. O laurel, muito raro, pois não é comum que uma sociedade de país fora da Europa receba esse tratamento, foi concedido durante o recente congresso anual de Milão, na Itália. O DHA foi representado por Andrea de Araujo Brandão, que é ex-presidente do Departamento, em nome do presidente Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza.

 

Andrea Brandão explica que o certificado foi concedido levando em conta a qualidade científicado DHA, seus trabalhos, ações e atividades. A partir de agora, o Departamento passa a ter uma série de vantagens, tendo franco acesso às pesquisas, publicações, programas e estudos da European Society of Hipertension, além de maior colaboração com a entidade, com a qual tem uma já antiga parceria, na forma de simpósios conjuntos frequentemente realizados.

 

O Congresso da ESH foi realizado em meados de junho e a entrega do certificado foi numa sessão solene do board diretivo da sociedade europeia.

 

Cerimônia ocorreu durante o Congresso anual de Milão, na Itália


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2013 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br