• Ano: XX

  • Número: 136

  • Mês: Novembro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


 


Destaques desta edição

Criança de nove anos da Bahia ganha Concurso Nacional de Desenhos no Brasil Prevent
Objetivo do concurso foi divulgar entre as crianças os fatores de risco e a necessidade de prevenção das doenças do coração
(+)
Leia Mais

SBC, AHA e ESC preparam em conjunto um livro texto sobre Prevenção Cardiovascular
A Sociedade Brasileira de Cardiologia, a American Heart Association e European Society of Cardiology estão editando conjuntamente um livro texto com o tema da Prevenção Cardiovascular Global
(+) Leia Mais

SBC inicia capacitação de 200 agentes indicados pela CNBB
Programa de qualificação prevê a disseminação para outros 140 mil agentes que vão promover qualidade de vida nas paróquias de todo o Brasil

(+)
Leia Mais

Reunião de Comercialização do 69º CBC em Brasília 2014 foi um sucesso
Cerca de 60 representantes da Indústria Farmacêutica, Equipamentos e Instituições Hospitalares prestigiaram a reunião
(+) Leia Mais

Laudos de laboratório passarão a usar valores referenciais da V Diretriz
Decisão foi assinada pelo Departamento de Aterosclerose, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Sociedade de Análises Clínicas
(+)
Leia Mais

Outras matérias

SBC/DF

Regional promove última edição da Reunião Científica SBC Sete e Meia de 2013

SBC/DF

A Regional programou para 06 de novembro a última edição da Reunião Científica SBC Sete e Meia de 2013, com a discussão de dois casos clínicos apresentados por residentes de Brasília – Hospital de Base e HUB/UnB/IC-DF. E ainda a palestra com o tema: Fondaparinux - Uma mudança no tratamento da SCA, apresentada pelo Prof. Roberto Rocha.

Durante o 68º CBC, a SBC/DF organizou um estande para promoção de Brasília, que será sede do 69º Congresso Brasileiro de Cardiologia em 2014. Foram sorteados, entre os sócios participantes do evento, 5 iPads patrocinados por clínicas e hospitais parceiros: Bip Coração, Cardionorte, Cardios, Centrocard, CTCV, Hospital do Coração do Brasil, Incor Taguatinga, Instituto de Cardiologia/DF e Ritmocárdio.

 

(Da esq.) Daniel França, Marcos Volpi, Jadelson Andrade e Renault Mattos Ribeiro Jr, presidente da SBC/DF

 

SBC/PA

Belém recebeu XXIII Congresso Paraense de Cardiologia

SBC/PA

A Regional informa a realização do XXIII Congresso Paraense de Cardiologia, de 26 a 28 de novembro, no Crowne Plaza Hotel, em Belém. E dando continuidade, a Educação Continuada realizou no dia 12 de novembro no Auditório da Saúde Unimed a palestra “Emergência em Foco”, com o palestrante Fabio Luca (SP) e com apoio da AstraZeneca e Unimed Belém.

 

A SBC/PA, junto com a Liga de Cardiologia, está no projeto de “SBC vai à Escola”, sob a coordenação da presidente da Regional, Claudine Feio.

 

A SBC/PA realizou de 07 a 09 de outubro o Curso de Eletrocardiografia no Auditório da Saúde Unimed.

 

(Da esq.) Paulo Toscano, Claudine Feio, Marcos Travessa, Eduardo Furtado. Alberto Anijar, Murilo Morhy, Antonio Travessa, Fabio Luca (SP), Arilson Rodrigues, Alberto Ferreira Jr e Sheyla Ferreira

 

SBC/PE

Diversas atividades marcam o Dia Mundial do Coração

SBC/PE

No dia 25 de setembro, a Regional promoveu uma atividade no Parque da Jaqueira para marcar o Dia Mundial do Coração. Uma equipe formada por diversos profissionais da saúde abordouaram o público, aferindo a pressão arterial e tirando dúvidas sobre a saúde do coração.

 

A ação teve também um cunho educativo e contou com a participação dos estudantes da Liga de Cardiologia da UPE/Procape e da Faculdade Pernambucana de Saúde. Todas as campanhas deste ano tiveram como foco central as crianças que têm padecido mais precocemente com problemas no coração.

 

“No Parque da Jaqueira, conseguimos ter acesso tanto às crianças como aos seus pais, peça fundamental para que elas tenham uma vida saudável”, salientou Fátima Buarque.

 

Aferição de pressão durante atividade do Dia Mundial do Coração

 

SBC/PR

Cerca de 600 pessoas participam de ação no Dia Mundial do Coração

SBC/PR

 

A Sociedade Paranaense de Cardiologia promoveu, em 25 de setembro, a campanha para o Dia Mundial do Coração, em Curitiba. Cerca de 600 pessoas foram até a Boca Maldita, local do evento.

 

Para a artesã Zoraide Brandão, ações como essta são importantes para a população. “Eles nos ajudam a entender melhor os problemas que podemos ter se não nos cuidarmos”, ressaltou. Para o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Álvaro Moura, a campanha foi um sucesso. “Nossa agenda de ações deste ano foi fechada com chave de ouro. Sempre temos uma boa participação da população, que precisa estar consciente sobre os riscos das doenças do coração”, afirmou.

 

O presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Álvaro Moura, exalta o sucesso da campanha do Dia Mundial do Coração

 

SBC/RJ

Regional elege nova presidente

SBC/RJ

As eleições gerais da Socerj para o biênio 2014/2015 foram realizadas durante o 30º Congresso da Socerj, e Olga Ferreira de Souza foi eleita presidente.

 

Também foram eleitas as diretorias dos Departamentos, Seções Regionais e Grupos de Estudos. A posse será no dia 07 de janeiro de 2014 na sede da Regional no Rio de Janeiro. A Diretoria eleita pode ser visualizada no site da Socerj: www.socerj.org.br/institucional/diretoria/.

 

A Regional convida todos os sócios para a cerimônia de posse.

 

SBC/SP

Parque do Ibirapuera recebe ação do Dia da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)

SBC/SP

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e o Corpo de Bombeiros promoveram o “Dia da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)”, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, no dia 19 de outubro, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

 

Nesta primeira edição do evento, aberto ao público em geral, foram treinadas mais de duas mil pessoas, que aprenderam desde como reconhecer uma parada cardiorrespiratória, até como pedir ajuda e realizar as compressões torácicas de forma correta. Também foram ensinados o reconhecimento e as manobras de desobstrução de vias aéreas para as vítimas em engasgamento.

 

O presidente da Socesp, Carlos Magalhães, e o diretor do Centro de Treinamento da Socesp, Agnaldo Pispico (6º e 7º da esquerda para a direita), abrem o evento ao lado de integrantes do alto Comando do Exército e do Corpo de Bombeiros de São Paulo

 

SBC/DA

Departamento assina documento que universaliza os laudos laboratoriais de todo o Brasil

SBC/DA

Em 15 de outubro, o Departamento de Aterosclerose da SBC, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e a Associação Brasileira de Biomedicina assinaram um documento que universaliza os laudos laboratoriais de todo o Brasil no que diz respeito aos valores de referência do perfil lipídico.

 

Esses valores estão contemplados na nova Diretriz de Dislipidemias que deve ser publicada até o próximo mês, mas a versão online já está disponível no http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2013/V_Diretriz_Brasileira_de_Dislipidemias.asp. O presidente do DA, Hermes Xavier, esteve à frente desta parceria.

 

SBC/DCM

Regional promoveu reunião para planejar o ano de 2014

SBC/DCM

Durante o 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia, no Rio de Janeiro, houve reunião do Departamento de Cardiologia da Mulher para planejar o ano de 2014.

 

Reunião de planejamento do DCM para 2014

 

SBC/DHA

Departamento participa de Congresso Latino-Americano

SBC/DHA

Nos dias 09, 10 e 11 de outubro, o DHA participou do Congresso Latino-Americano de Hipertensão em Isla Margarita.

 

A delegação do Departamento foi composta por Áudes Feitosa, Eduardo Barbosa, Márcio Kalil e Weimar Sebba que abordaram os temas: hipertensão resistente, hipertensão e envelhecimento vascular, disfunção endotelial e automedida da pressão arterial.

 

SBC/DECAGE

200 congressistas participam de Curso Pré-Congresso de Cardiogeriatria

SBC/DECAGE

Dando continuidade à programação científica do Departamento, o Decage realizou mais um Curso Pré-Congresso em Cardiogeriatria durante o 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia, no Rio de Janeiro. O evento, coordenado por Elizabete Viana, foi um grande sucesso e contou com mais de 200 congressistas.



O evento seguinte foi na cidade de Salvador. Nos dias 25 e 26 de outubro, a capital baiana reuniu especialistas de diversos estados, discutindo práticas e abordagens da “Terapêutica Cardiovascular no Idoso” – tema central do encontro científico.



A solenidade de abertura da 10ª edição do Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria reuniu representantes de diversas entidades médicas. Além da anfitriã, Teresa Rogério, presidente do evento e de Christiane Machado, representando a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, estiveram presentes Abrahão Afuine Neto, presidente do Dep. de Cardiogeriatria da SBC; Jadelson Andrade, presidente da SBC; Emílio César Zilli, diretor de Defesa Profissional da AMB; e Abelardo Meneses, presidente do CREMEB. Os discursos foram unânimes na abordagem do atual momento vivido pelos médicos brasileiros. A solução, segundo os mesmos, é união, compromisso e dedicação no exercício da medicina.

 

Solenidade de abertura do X Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, em Salvador/BA

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2013 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br