• Ano: XX

  • Número: 134

  • Mês: Setembro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


 


Destaques desta edição

Abertura solene do 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia foi no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
18 ex-presidentes da SBC se fizeram presentes no palco para receber a homenagem pela construção da Sociedade que completou 70 anos (+) Leia Mais

Livro comemorativo, lançado na abertura do Congresso, conta a história dos 70 anos da SBC
“Espaço 70 Anos” na Área de Exposições do Congresso apresentou páginas ampliadas da obra e disponibilizou exemplares do livro aos congressistas
(+) Leia Mais

Congresso do Rio foi o maior da história da SBC, com 8.129 inscritos
“Cardiologia brasileira vive o momento de maior prestígio de sua história”, segundo o diretor financeiro, Eduardo Nagib Gaui
(+)
Leia Mais

SBC começa a preparar 69º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Brasília
Centro Internacional de Convenções é considerado o melhor e mais moderno do Brasil

(+)
Leia Mais

Prova de Título de Especialista em Cardiologia teve recorde de 1.054 inscritos
Candidatos tiveram 5h30 para responder a 120 perguntas, na avaliação escrita realizada no Riocentro
(+) Leia Mais

Outras matérias

SBC/CE

XIX Congresso contou com participação de três convidados internacionais e dez nacionais

SBC/CE

O XIX Congresso Cearense de Cardiologia aconteceu no período de 21 a 23 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. O evento contou com a participação de três convidados internacionais e dez convidados nacionais, além de dezenas de palestrantes locais.

 

Ocorreram, concomitantemente, o Simpósio Internacional de Eletrocardiografia e Arritmias Cardíacas, o Simpósio Nacional de Hipertensão, o Simpósio Nacional de ICC e o Simpósio Nacional de Cardiologia da Mulher.

 

 

SBC/PE

Primeira gincana da SBC/PE é destaque do 22º Congresso

SBC/PE

Nos dias 2 e 3 de agosto, a Regional realizou o 22º Congresso Pernambucano de Cardiologia, em Recife. A programação foi montada tendo como base mesas redondas, casos clínicos, colóquios, conferências e sessões de perguntas. Entre os temas discutidos, estavam cardiogeriatria, DAC crônica, arritmia e o colóquio sobre exercício e coração.

 

Outra novidade foi a primeira Gincana SBC/PE – Revisando a Cardiologia, na qual residentes e preceptores participaram de um jogo de perguntas e respostas que, de forma lúdica, discutiu pontos importantes da Cardiologia.

 

Complementando a grade principal aconteceram alguns simpósios, como o de Febre Reumática, de Cardiologia Pediátrica, de Hipertensão, de Cardiologia Intervencionista, e o Multiprofissional.

 

Abertura do 22º Congresso Pernambucano de Cardiologia

 

SBC/PR

Regional realiza I Jornada Oeste

SBC/PR

Seguindo a filosofia de descentralizar suas atividades e disseminar o conhecimento, a Regional promoveu nos dias 26 e 27 de julho, a I Jornada Oeste da Sociedade Paranaense de Cardiologia.

 

Os organizadores consideraram o evento um sucesso de crítica e de público. “Foi extremamente positiva a realização e os resultados da jornada”, disse o coordenador Gerson Luiz Bredt Junior.

 

O evento contou com a participação de toda Diretoria da SPC e palestrantes provindos de Curitiba, Londrina, Maringá e Goiânia. No primeiro dia ocorreu um colóquio de Arritmias Cardíacas, que contou com uma plateia de cerca de 60 médicos. No segundo dia houve colóquio sobre Hipertensão Arterial Sistêmica.

 

SBC/RJ

Aulas do Curso de Reciclagem estão disponíveis

SBC/RJ

 

As aulas gravadas durante o tradicional Curso de Reciclagem da Socerj estão disponíveis online. São mais de 50 aulas abordando os temas de Cardiologia. O curso é a base para a prova do TEC que este ano foi realizado no dia 27 de setembro no Riocentro.

 

Assista o conteúdo do maior corpo docente de Cardiologia do Rio de Janeiro. Informações: http://www.socerj.org.br

 

SBC/RN

Fronteiras da prevenção cardiovascular é tema do 17º Congresso

SBC/RN

Natal foi sede do 17º Congresso Norte-rio-grandense de Cardiologia. Especialistas de vários estados estiveram reunidos para debater o tema: “Fronteiras da prevenção cardiovascular”.

 

Durante três dias médicos, estudantes e profissionais de áreas afins discutiram a obesidade, o controle do diabetes, a hipertensão, as arritmias e as doenças vasculares na gravidez. A doença cardiovascular é a principal causa de morte no país com 320 mil óbitos.

 

“Aproveitamos o Congresso para discutir como diminuiremos os índices negativos. O Nordeste está na contramão do resto do Brasil. O Sul e o Sudeste diminuíram os fatores de risco e nós aumentamos. Defendemos a receita: alimentação saudável e exercício físico”, comentou a presidente da SBC/RN Carlos Faria.

 

SBC/SP

50 voluntários participam de evento na Basílica de Aparecida

SBC/SP

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo marcou presença durante a visita do papa Francisco à Basílica de Aparecida, no dia 24 de julho. Foram 50 voluntários entre médicos, enfermeiros e profissionais de saúde que auxiliaram o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e o pessoal de saúde do estado e do município de Aparecida.

 

As equipes da Socesp ficaram posicionadas em pontos estratégicos com Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) e profissionais treinados em suporte básico de vida. Não é a primeira vez que a Socesp apoia esse evento. Em 2007, durante a visita do papa Bento XVI, a equipe de profissionais da entidade também auxiliou o Exército.

 

Atendimento durante a visita do Papa Francisco à Basílica de Aparecida

 

SBC/DECAGE

Departamento realiza diversas atividades voltadas para a cardiogeriatria

SBC/DECAGE

De olho no fenômeno do envelhecimento populacional, o Decage vem realizando atividades científicas, nacionais e regionais, contribuindo para o desenvolvimento de um novo olhar necessário ao manejo do idoso portador de cardiopatia.

 

O interesse pela cardiogeriatria é crescente, como podemos observar pela procura que as atividades do Decage vêm merecendo. Em maio realizamos a I Jornada Atendimento Multidisciplinar ao Idoso, em Campo Grande, e para o 2° semestre temos o Curso Pré-Congresso em Cardiogeriatria, durante o Congresso da SBC, e, nos dias 25 e 26 de outubro, o X Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, em Salvador.

 

No Decage, os temas são dirigidos para a prática diária, favorecendo a participação de todos. Aguardamos você!

 

SBC/DCC/CP

Encontro Nacional de Cardiologia Fetal e Pediátrica será realizado em novembro

SBC/DCC/CP

A presidente do Departamento de Cardiopatias Congênita e Cardiologia Pediátrica, Estela Suzana Horowitz, informa a realização do Encontro Nacional de Cardiologia Fetal e Pediátrica, em Porto Alegre – RS, no Hotel Plaza São Rafael, de 14 a 16 de novembro.

 

Mais informações: http://www.cardiopedfetal.com.br

 

SBC/DHA

DHA e ESH enviaram quatro cardiologistas para a Europa

SBC/DHA

O Departamento de Hipertensão Arterial da SBC – DHA firmou parceria com a European Society of Hypertension – ESH e os resultados do acordo já estão beneficiando cardiologistas brasileiros em uma reciclagem inédita. Em setembro, quatro jovens cardiologistas brasileiros participaram do programa ESH Summer School: Érica Maria Gonçalves Campana (RJ) e Marcio Gonçalves de Sousa, Renato Gorga Bandeira de Melo e Thiago Quinaglia Araújo Costa Silva (ambos de SP).

 

“Foi a maior delegação de um país fora da Europa. Além disso, dentre os poucos trabalhos aprovados para apresentação oral durante o curso, alguns foram brasileiros. No ano passado já éramos a maior delegação latino-americana. Neste ano batemos todos os recordes”, comemora o presidente do DHA, Weimar Sebba Barroso.

 

Seleção
Os trabalhos escolhidos eram da pesquisa básica e área clínica

 

O ESH selecionou os trabalhos enviados pelo mundo inteiro relacionados a pesquisa básica e áreas clínicas voltadas à hipertensão. Embora não existisse um limite de idade específico, foram preferidos os candidatos com idade inferior a 40 anos. “O ESH Summer School reúne um corpo docente verdadeiramente internacional que oferece a oportunidade única de expor o que estamos produzindo no Brasil e absorver informações do mundo todo, que posteriormente serão repassadas aos colegas brasileiros”, explica o presidente do DHA.

 

Portugal
Custos bancados pelo DHA, SPH e ESH

 

Neste ano o curso foi de 21 a 27 de setembro na cidade do Porto, em Portugal. A cada ano, o evento é realizado em um país diferente da Europa. No ano passado foi na Irlanda, em 2014 será na Bulgária e já foi organizado em países como Espanha, Croácia, Grécia, França, entre outros. “Os custos de alojamento dos participantes brasileiros e refeições foram pagos pela European Society of Hypertension e pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão – SPH; já as passagens aéreas foram bancadas pelo DHA”, informa Weimar Barroso.

 

Jovens cardiologistas brasileiros participaram do programa ESH Summer School

SBC/ECG

Carlos Alberto Pastore toma posse como presidente da International Society of Electrocardiology

SBC/ECG

Foi realizado de 7 a 10 de agosto, na Universidade de Glasgow, Escócia, no Reino Unido, o 40th International Congress on Electrocardiology. No evento, durante reunião do Conselho, Carlos Alberto Pastore tomou posse como presidente da International Society of Electrocardiology para o biênio 2013-2015, na reunião do Conselho da entidade.

 

Na oportunidade, Pastore anunciou a realização do 42° Congresso da ISE, em 2015, no Brasil.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2013 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br