• Ano: XXI

  • Número: 143

  • Mês: Junho

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Sala de Espera

Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Comitê intensifica preparação do TECA para leigos
A proposta da SBC é divulgar as informações básicas para o atendimento de emergências, de todas as formas.
 
(+) Leia Mais

3ª edição do Cardiovacular Symposium in Brazil é realizada em São Paulo
Aulas serão disponibilizadas no portal da SBC pela Universidade Corporativa
(+) Leia Mais

Levantamento revela que 19% dos estudantes estão acima do peso
12 mil alunos de 123 escolas públicas foram avaliados pelo “SBC vai à Escola”
(+) Leia Mais

Comissão Executiva finaliza a grade científica do evento
Presidente do Congresso garante que as condições de infraestrutura são excepcionais, o que é garantia de um evento de alto nível

(+)
Leia Mais

Flávio Galvão é o novo colunista e traz as atualizações do mundo digital
Mobiles - A crescente tendência atual
(+)
Leia Mais

SIAC - Sociedade Interamericana de Cardiologia
Confira a matéria na íntegra
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/CE

I Congresso Norte-Cearense de Cardiologia receberá renomados cardiologistas cearenses

SBC/CE

O I Congresso Norte-Cearense de Cardiologia foi programado para 6 e 7 de junho na cidade de Sobral, com a participação de renomados cardiologistas cearenses.


O evento vai ao encontro da política atual da SBC/CE ao atuar no processo de educação permanente dos seus sócios, com extensão às demais regiões do estado. Elaborou-se uma programação com as temáticas mais importantes da Cardiologia moderna, num processo indissolúvel de updates e prática cotidiana. A metodologia empregada, de estudo de casos clínicos, é sobretudo prática, e voltada à discussão aprofundada de casos do mundo real.


Modelo esse que acolhe mais facilmente os colegas da Estratégia de Saúde da Família, para quem a SBC/CE tem um olhar especial.

 

SBC/ES

Não deixe de enviar o seu tema livre para o XXVI Congresso da SBC/ES

SBC/ES

O XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Espírito Santo será de 14 a 16 de agosto no Centro de Convenções do Hotel Eco da Floresta de Pedra Azul, em Domingos Martins.


Informações sobre os Temas Livres: http://tl.cardiol.br/temaslivres/eventos.asp?c=202

 

SBC/GO

Nova diretoria toma posse

SBC/GO

A nova Diretoria para o Biênio 2014/2015 tomou posse no dia 28 de março, em cerimônia realizada no espaço Mayson Florence. A cerimônia foi presidida por Paulo César Veiga Jardim com a exibição do um vídeo: “Uma sociedade forte se faz com pessoas”, um momento de reflexão e memória com uma homenagem aos fundadores da SBC/GO. No discurso de posse, Thiago de Souza Veiga Jardim contou como foi sua trajetória na Regional. “Estive envolvido com a SBC/ GO durante quatro anos. Foi uma experiência extremamente enriquecedora em que pude aprender sobre o andamento da Regional e fortalecer os laços de amizade”, declarou. Cerca de mil pessoas participaram da 5ª edição do Agita Goiás, com atividades nos parques Flamboyant e Vaca Brava em dois domingos de abril.

 

SBC/PA

1ª Jornada de Cardiologia é sucesso

SBC/PA

 

Nos dias 25 e 26 de abril aconteceu a 1ª Jornada de Cardiologia do biênio 2014/2015, na Computer Hall e CRM/PA. Foi um evento concorrido entre a classe médica e acadêmicos de medicina. Tivemos como palestrante nacional Guilherme Fenelon (SP) e Elizabete Santos (SP); os palestrantes estaduais: Ana Mylene Salles, Sônia Cristino, Moacyr Palmeira, Elizabeth Caetano, Paulo Toscano, Eduardo Mendonça, Antonio Travessa, Kleber Ponzi, Edson Sacramento, Iury Baretta, Fábio Filo Creão, João Pacheco, Ely Neves, Claudine Feio, Alex D’Albuquerque, Hugo Monteiro, Luiz Alberto Maneschy, presidente da SBC/PA, e Arilson Rodrigues.

 

SBC/PE

Mês de abril é marcado por reunião e ação na sede da prefeitura de Recife

SBC/PE

Em 5 de abril houve uma reunião, em Recife, com o presidente da SBC, Angelo de Paola, o vice-presidente, Sérgio Montenegro, a presidente da SBC/PE, Catarina Cavalcanti, alguns membros da Diretoria Regional, além do presidente da SBC/PB Helman Martins, e de Silvia Marinho, presidente da SBC/PE na gestão anterior. Na oportunidade foram partilhados os pleitos das duas regionais e ouvidas as orientações de Angelo de Paola.


Em 28 de abril, a presidente da SBC/PE Audes Magalhães participou de ação na sede da Prefeitura do Recife com o prefeito Geraldo Júlio, o secretário Municipal de Saúde Jailson Correia, além de funcionários e outras autoridades. Na ocasião foi distribuído material informativo enviado pelo DHA e pela SBH.

 

SBC/PR

Confira a agenda de atividades da regional

SBC/PR

A agenda de atividades do primeiro semestre da Sociedade Paranaense de Cardiologia foi agitada. Curitiba e Maringá receberam, em abril, a campanha “Menos Sal, Menos Pressão, Mais Saúde”, em lembrança ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Já no mês de maio, a SPC promoveu o 41º Congresso Paranaense de Cardiologia, que contou com a presença de cardiologistas nacionais e dois internacionais, John J. Mahmarian, dos Estados Unidos, e Fernando Mut, do Uruguai, que ministraram as palestras “LDL – How low is low enough?” e “Non invasive Imaging CHF patients: viability and risk assessment”. Para o próximo semestre já estão sendo preparadas as ações referentes ao Dia Mundial do Coração, em setembro.

 

SBC/RJ

31º Congresso da Socerj recebe 2.200 participantes

SBC/RJ

O 31º Congresso da Socerj foi realizado com sucesso no mês de abril. Foram 2.200 participantes discutindo elevado teor científico com ampla participação dos palestrantes e congressistas numa verdadeira troca de experiências e grandes momentos de confraternização. O brilhantismo do Congresso foi acrescido com o I Simpósio Internacional de Prevenção Cardiovascular e presença dos convidados internacionais Juan Badimon e David Wood, e nacionais que, somados aos palestrantes regionais, deram um grande reforço ao teor científico do evento. Mais uma vez a Socerj contribui com o seu principal objetivo na Cardiologia: a educação medica continuada.

 

SBC/RN

Mais de 300 pessoas participaram de ação no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

SBC/RN

A Regional realizou ação no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão em um dos shoppings mais movimentados de Natal. Filas se formaram em um dos corredores para a verificação da pressão arterial. Mais de 300 pessoas participaram da ação. “Isso mostra que as pessoas se preocupam com a saúde e querem verificar se há algo errado com elas”, disse Fatima Azevedo, uma das coordenadoras da campanha. Cardiologistas e estudantes de medicina fizeram a aferição e orientaram homens e mulheres a evitar a hipertensão. “Essa é uma doença silenciosa que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, sendo um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do AVC e do infarto”, alertou o presidente da SBC/RN, Rui Faria Filho.

 

SBC/SC

Faça sua inscrição e participe do XIII Congresso Catarinense de Cardiologia

SBC/SC

A SBC/SC realizará nos dias 24 a 26 de julho o XIII Congresso Catarinense de Cardiologia e I Simpósio Luso-Catarinense de Cardiologia, em Florianópolis. Inscrições e informações pelo site: http://www.catarinensecardiologia2014.com.br

 

SBC/SP

Cursos de capacitação têm obtido 100% de aprovação

SBC/SP

O Programa de Capacitação da Socesp inova na Educação Médica Continuada. De acordo com o presidente Francisco Fonseca, os cursos de capacitação nas 18 regionais têm obtido 100% de aprovação. “A dinâmica envolve duas ou três miniaulas focando os aspectos mais relevantes do tema (HAS, ICC, IAM, Dislipidemias/ aterosclerose e cuidados perioperatórios), seguido por três estações de problemas. Essas três estações permitem grande interação da plateia com o apresentador onde questões do dia a dia da clínica são enfocadas, como conduta frente a eventos adversos, escolha de terapias ou de procedimentos diagnósticos”, esclarece Fonseca. Em breve o programa será ampliado para os temas AVC e morte súbita, além de diabetes.

 

SBC/DA

Departamento realizará Simpósio Anual durante 69º CBC

SBC/DA

O Departamento de Aterosclerose realizará no período do pré-congresso da SBC seu tradicional Simpósio Anual. Este ano o tema central é trabalhar sob uma perspectiva crítica as recentes diretriz de dislipidemias publicadas. O foco não será sobre a aplicabilidade, mas sim uma reflexão sobre as principais diferenças entre os principais guidelines. O evento terá a participação de Jacques Genest, especialista canadense da área de lipides, que virá representando a Sociedade Internacional de Aterosclerose. Save the date: 26 de setembro em Brasília-DF. Participem!

 

SBC/DCC/CP

XXIII Congresso Brasileiro do DCC/CP receberá convidados internacionais

SBC/DCC/CP

A organização do XXIII Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, que será de 26 a 29 de novembro, em Porto Alegre, está sendo feita com todo empenho. Haverá um curso pré-congresso que abordará a correlação morfológica com ecocardiografia, ressonância e tomografia, sendo ministrado pelos convidados internacionais Yen Ho, Sonya Babu-Narayan e Michael Rigby, do Reino Unido. Outros convidados internacionais já estão confirmados: Daniel Garros, do Canadá, Mark E. Galantowicz, James Huhta e Anthony M. Hlavacek, dos Estados Unidos, e Marc Gewillig, da Bélgica. As inscrições já estão abertas. Não deixem de participar!

 

SBC/DECAGE

Decage participa de atividades durante 31º Congresso da Socerj

SBC/DECAGE

Em abril, o Decage esteve presente no 31° Congresso da Socerj com Elisabete de Freitas, Roberto Gamasky, Lilian Soares e Ama Bronchstein. A representante do Decage/MS, Ângela Sichimel, coordenou um simpósio no Congresso Médico Científico Internacional Brasil– Itália, em Campo Grande-MS. A representante do Decage/PE, Jessica Myriam, ministrou a aula “Diretrizes em Hipertensão, um olhar geriátrico”, no Real Hospital Português. Sob a coordenação de Edna Conter, representante do Decage/RS, ocorreu a VII Jornada do Decage/RS em Caxias do Sul. Roberto Miranda esteve na XXXVIII Jornada de Cardiologia de Ribeirão Preto, coordenada por Rosana Mendes, cujo tema principal foi Cardiogeriatria. Já em maio, o presidente Josmar de Castro Alves e os diretores Paulo Toscano e Roberto Gamarski estiveram no XIX Congresso Brasileiro de Geriatria representando o Decage, em Belém-PA.

 

SBC/SOBRAC

Departamento realiza diversos cursos do Programa de Educação Continuada

SBC/SOBRAC

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas realiza diversos cursos do Programa de Educação Continuada (PreCon), em várias regiões do Brasil. Visando o aprimoramento de ritmologistas e de estudiosos de todo o Brasil, o PreCon tem contribuído para disseminar os principais temas relacionados às arritmias cardíacas, eletrofisiologia, estimulação cardíaca e demais doenças cardiológicas correlacionadas. Acesse o site da Sobrac e confira o calendário completo do PreCon 2014: http://www.sobrac.org

 

SBC/SBCCV

Departamento promove Dia do Portador de Marcapasso

SBC/SBCCV

O Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (Deca) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular vai promover, no dia 23 de setembro, o Dia do Portador de Marcapasso. A iniciativa do Deca visa dar mais atenção e suporte para os milhares de brasileiros portadores do aparelho, além de alertar a opinião pública sobre a necessidade de melhorar o acesso dos pacientes que necessitam de marca-passo ao profissional, principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que atualmente muitas pessoas morrem na fila de espera por um implante. Segundo o Registro Brasileiro de Marca-passos, Ressincronizadores Cardíacos e Desfibriladores (RBM), nos últimos dez anos foram feitos mais de 260 mil procedimentos para implantes desses aparelhos no país.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br