• Ano: XXI

  • Número: 147

  • Mês: Outubro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Sala de Espera

Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
O pós-congresso e suas reflexões
(+) Leia Mais

Ao abrir o Congresso, presidente da SBC diz ser preciso unificar e desfragmentar o conhecimento nas estruturas acadêmicas e políticas
A agenda científica do congresso foi montada de forma democrática, ouvidas as sugestões dos Departamentos, Grupos de Estudos e Regionais
(+) Leia Mais

Congresso de Brasília se destacou pela qualidade da grade científica e pela infraestrutura do local
Quase seis mil inscritos assistiram às 277 sessões temáticas e mais de mil atividades, grande parte voltada para a demanda dos futuros médicos
(+) Leia Mais

Emoção foi a tônica da cerimônia de inauguração do Museu do Coração
Exposição foi interativa, didática e levou muita informação para crianças e adultos

(+)
Leia Mais

849 médicos fizeram o exame de Título durante o congresso de Brasília
O exame rigoroso constata se o médico tem o conhecimento necessário para exercer a especialidade
(+)
Leia Mais

“TECA L” é lançado e SBC abre cursos para formar monitores em São Paulo e no Rio
A SBC abriu cursos para formação de monitores em São Paulo e no Rio, explica o coordenador de Emergências, Antonio Carlos Carvalho
(+) Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/GO

16ª Jornada de Cardiologia do Sudoeste Goiano conta com 140 inscritos

SBC/GO

Seguindo a proposta de interiorização das atividades científicas, a Sociedade Goiana de Cardiologia, em parceria com sua regional do sudoeste goiano, realizou entre os dias 15 e 16 de agosto, na cidade de Rio Verde, a 16ª Jornada de Cardiologia do Sudoeste Goiano.

 

O evento foi presidido por Eraldo Ribeiro Ferreira Leão de Moraes e contou com 140 inscritos, 165 profissionais envolvidos e o apoio de dezesseis empresas da área da saúde. Foram discutidos dez grandes temas da cardiologia com a participação de convidados de Goiânia e de toda a região que sediou a atividade. Merecem destaque as inúmeras trocas de experiência e os milhares de pacientes beneficiados em todo o sudoeste goiano.

 

SBC/MT

Mais de 300 inscritos participam de XVII Congresso de Cardiologia de Mato Grosso

SBC/MT

De 21 a 23 de agosto aconteceu em Cuiabá o XVII Congresso de Cardiologia de Mato Grosso, que teve como tema: "Cardiologia na era das inovações tecnológicas" concomitante com o III PrECon Cuiabá (Programa de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas).

 

Os eventos contaram com a participação de treze palestrantes nacionais e vários regionais. Foram abordados temas como novos métodos diagnósticos e terapêuticos em doença arterial coronariana, cardiologia e esporte, novidades nas terapias das arritmias e insuficiência cardíaca, além de uma conferência abordando a aplicação da cirurgia robótica em cardiologia. A diretoria da SBC/MT comemorou o sucesso dos eventos com mais de trezentos inscritos.

 

SBC/PA

XXIV Congresso Paraense será realizado no mês de novembro em Belém

SBC/PA

A Regional informa a realização do encontro "Discussão de Caso Clínico", em 28 de agosto, no Auditório do Laboratório "Amaral Costa", e ainda lembra o XXIV Congresso Paraense de Cardiologia, de 12 a 14 de novembro no Centro de Convenções & Feira da Amazônia.

 

SBC/PE

34ª edição do Congresso Norte-Nordeste recebe cerca de 600 participantes

SBC/PE

 

Entre os dias 14 e 16 de agosto, Recife recebeu o Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, realizado no Mar Hotel.

 

A 34ª edição tratou de assuntos diversos, tais como cardiopatia na mulher, cardiogeriatria, hipertensão, febre reumática, dislipidemia, arritmias, doenças coronarianas, insuficiência cardíaca. Os temas foram discutidos em atividades com formato dinâmico e interativo, possibilitando maior interação da plateia com o palestrante.

 

A presidente da SBC/PE, Catarina Cavalcanti, o vice-presidente, Eugênio Albuquerque, e o diretor científico, Roberto Pereira, receberam todos os cerca de 600 participantes, entre eles o presidente da SBC, Angelo de Paola.

 

SBC/PR

Maringá recebe 2ª Jornada Norte Paranaense de Cardiologia

SBC/PR

A Sociedade Paranaense de Cardiologia promoveu, no mês de setembro, a 2ª Jornada Norte-Paranaense de Cardiologia da SPC, em Maringá.

 

O evento, coordenado pelo diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular/PR, Abdol Hakim Assef, contou com a participação do presidente da Socesp, Francisco Helfenstein Fonseca, e cardiologistas do Paraná e de São Paulo. Com o formato de “Conversa de Botequim”, com queijos e vinhos; a “Sessão Ressaca”, com o café da manhã do dia seguinte; e a “Sessão Highlights”, os cardiologistas e residentes puderam debater sobre assuntos como as doenças cardíacas, diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, dislipidemias, entre outros.

 

SBC/RJ

Congresso da Socerj 2015 terá Simpósio do ESC

SBC/RJ

O ano 2015 trará um evento especial no Brasil: um simpósio da Sociedade Europeia de Cardiologia. A Socerj e a Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) fecharam um contrato para a realização de um Simpósio do ESC durante o Congresso da Socerj.

 

Dia 18 de abril, sábado, último dia do Congresso, será realizado o Simpósio do ESC, intitulado "ESC in Rio". Este será certamente um evento muito importante e que trará aos brasileiros a oportunidade de participar das discussões do ESC, sem precisar sair do Brasil.

 

SBC/RS

Congresso da Socergs contou com mais de 1.650 participantes

SBC/RS

A Regional comemora o sucesso do Congresso Socergs 2014, realizado de 21 a 23 de agosto, em Gramado (RS). A presença de médicos e profissionais de áreas relacionadas à cardiologia superou as expectativas: foram mais de 1.650 participantes, 10% a mais que em 2013.

 

“Apresentamos um programa científico interessante, diversificado, revisitando conhecimentos prévios até as últimas novidades da medicina, em um ambiente agradável, descontraído e de muita interação”, diz a presidente da Sociedade, Carisi Polanczyk. Agora a Socergs se prepara para a Semana do Coração.

 

SBC/SP

Programa científico do Congresso da Socesp está disponível para os associados

SBC/SP

Todo o programa científico apresentado no XXXV Congresso da Socesp foi gravado, está disponível on-line em ambiente multiplataforma através de smartphones, tablets e notebooks. Os associados da Socesp têm acesso ao conteúdo digitando seu login e senha. Mas para quem não é associado, o link explica como obter o conteúdo.

 

O programa científico pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar, inúmeras vezes, e no momento mais oportuno. Os associados da Socesp e profissionais da saúde não associados têm acesso a uma plataforma digital de Educação a Distância [EaD], por meio da qual assistem às aulas em sistema de webcast via internet.

 

SBC/DCC

Grupo realiza reuniões mensais onde são discutidos temas atuais da cardiologia comportamental

SBC/DCC

O grupo de estudos em cardiologia comportamental continua "a pleno vapor". O grupo tem feito reuniões mensais, em que são discutidos temas atuais que permeiam essa nova fronteira de atuação da Cardiologia. As reuniões acontecem no Hospital Israelita Albert Einstein e agora contam com a tecnologia de transmissão ao vivo pela internet, facilitando o acesso remoto.

 

Nas duas últimas reuniões, discutimos benefícios da técnica "Mindfulness" na mudança de estilo de vida dos pacientes, com a psicóloga Isabel Weiss, e aspectos relacionados à aderência, com Mauricio Wajngarten. Os interessados em participar remotamente das reuniões podem mandar um e-mail para mkatz@einstein.br colocando como assunto "Reunião cardiologia comportamental".

 

SBC/DERC

Simpósio Internacional do DERC é sucesso em Brasília

SBC/DERC

O sucesso do Simpósio Internacional do DERC no Congresso da SBC, em Brasília, pode ser medido pela lotação dos 600 lugares e pelos comentários. O convidado internacional Paul D. Thompson foi muito feliz nas suas apresentações, elogiado por vários colegas que sugeriram o retorno dele numa próxima oportunidade.

 

"Atentem para o nosso Congresso em Vitória/ES, de 20 a 22 de novembro que está pronto e muito interessante. Será o momento de abrirmos mais discussões sobre os assuntos de Exercício, Esporte, Reabilitação e Cardiologia Nuclear como formas de Prevenção Primária e Secundária e de Diagnóstico das Doenças Cardiovasculares, além das cada vez mais procuradas atividades físicas e esportivas como lazer", informa o presidente do DERC, Nabil Ghorayeb.

 

Uma novidade: os que conseguiram ser aprovados no TEC, em Brasília, já poderão prestar a Prova de Habilitação em Ergometria no Congresso do DERC.

 

SBC/DIC

Departamento lança novo portal

SBC/DIC

O Departamento tem a honra de convidá-los a conhecer o novo portal (www.dicsbc.org), onde encontrarão a Clinicalkey da Elsevier, que disponibilizará vários livros de imagens, de cardiologia geral, medicina interna, revistas, imagens, guidelines, que podem ser baixados integralmente.

 

Videoaulas de congressos pregressos estão sendo selecionadas, assim como os artigos publicados na revista do DIC nos últimos anos. É possível encontrar um link com ASE, SIAC e EACVI com guidelines e webcasts.

 

O Departamento ainda tem o clube de vantagens de parceiros. Boa parte do conteúdo está disponível apenas para os sócios adimplentes. O DIC ainda ressalta a campanha "Perdão Total" de débitos 2014, por tempo limitado.

 

SBC/SBHCI

Lançamento de livro da SBHCI

SBC/SBHCI

A SBHCI convida todos os colegas para o evento de lançamento do livro TAVI – Atuação da SBHCI na incorporação do implante por cateter de bioprótese valvar aórtica no Brasil. A solenidade acontece em 28 de setembro, às 15h, no estande da Livraria Exclusiva, no primeiro piso do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A obra, de autoria de Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga Lopes, Pedro Alves Lemos Neto e Fabio Sândoli de Brito Jr., detalha a luta da SBHCI para a incorporação do TAVI no Brasil. O CICB fica localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50, na capital federal.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br