• Ano: XXII

  • Número: 152

  • Mês: Março

Versão móvel


 


Baixe o APP do Jornal SBC para iPads e tablets Android.


Versão eletrônica


Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Sala de Espera


Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Versão em PDF


Versão PDF

Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
Inovação cardiovascular para a cardiologia do futuro: empreendedorismo, simplicidade e cidadania
(+) Leia Mais

Diretoria da SBC apresenta ao ministro Aldo Rebelo proposta de adoção do TECA A para a Olimpíada de 2016
Ministro Aldo Rebelo determina que áreas técnicas avaliem como implementar o projeto que pode treinar milhares de profissionais da Saúde
 
(+) Leia Mais

Prevenção
Departamentos e Diretoria de Promoção da Saúde Cardiovascular definem Programa Nacional de Prevenção
(+) Leia Mais

Congresso Brasileiro de Cardiologia
CECon analisa propostas dos Departamentos para o Congresso em Curitiba
(+) Leia Mais

Educação
Área de Educação Continuada acaba de disponibilizar palestras do Congresso on demand, no Portal da SBC

(+)
Leia Mais

Nova Geração
O panorama de uma Liga Acadêmica de Medicina - parte 2
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/BA

Ação marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

SBC/BA

Para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e o de Controle do Colesterol, a SBC/BA, numa parceria com a Fundação Lar Harmonia, promoveu uma manhã de serviços de saúde gratuitos, em agosto, na sede da instituição, com aferição de PA, ECG, consultas, orientação nutricional, cálculo de IMC e exames de sangue. O diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC/BA, Joberto Sena, um dos idealizadores da ação, acompanhou os trabalhos. “É gratificante participar de um momento como este e levar o exemplo de que cada um pode doar-se em prol do outro”, ressaltou. A iniciativa mobilizou residentes e estudantes que fizeram questão de participar do atendimento aos pacientes.

 

SBC/GO

SBC/GO estreia suas relações com sociedades internacionais

SBC/GO

Estreitando as relações da SBC/GO com sociedades internacionais, foi desenvolvido um projeto pioneiro no início deste ano com a Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Entre os dias 26/2 e 1/3 foi realizada a transmissão do 9º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global. Pela primeira vez a transmissão na íntegra e ao vivo de um congresso internacional de Cardiologia ocorreu em nosso estado, com uma excelente programação científica e grande sucesso de público. Para viabilizar a transmissão foram utilizados as dependências e os equipamentos do anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

 

SBC/PA

Discussão de Caso Clínico será realizada mensalmente

SBC/PA

A Sociedade Paraense de Cardiologia informa que toda última segunda-feira de cada mês haverá “Discussão de Caso Clínico” no Auditório do Laboratório “Amaral Costa”.

 

SBC/PI

Congresso Norte-Nordeste tem nova data

SBC/PI

 

A Estadual informa que o XXXV Congresso Norte- Nordeste de Cardiologia, que será realizado juntamente com o VII Congresso Piauiense de Cardiologia, agora tem novas datas. Será de 3 a 5 de setembro no Hotel Rio Poty, em Teresina.

 

SBC/PR

42º Congresso Paranaense de Cardiologia será realizado em Curitiba

SBC/PR

A Estadual convida todos a participarem do 42º Congresso Paranaense de Cardiologia, principal evento da SPC, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de abril, no Expo Unimed, em Curitiba. O evento tem por objetivo a atualização científica dos médicos, o aprofundamento de temas do cotidiano cardiológico e a discussão de novas políticas públicas de saúde. “O Congresso é uma ótima oportunidade para debatermos sobre assuntos que não conseguimos conversar no dia a dia. Em nome da SPC, gostaria de ressaltar o convite para que todos venham prestigiar o evento”, enfatiza o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Osni Moreira Filho.

 

SBC/RS

Socergs alerta sobre os riscos da pressão arterial na variação sazonal

SBC/RS

 

A Socergs, preocupada com a saúde dos gaúchos, está divulgando na imprensa local um alerta sobre a variação sazonal da pressão arterial. O objetivo é alertar que, devido às fortes ondas de calor características do verão, há necessidade de ajustar a dose dos medicamentos de pacientes hipertensos. A orientação do diretor científico da Socergs, Mário Wiehe, é de que os hipertensos, que estiverem sob o uso de medicamentos, devem fazer uma revisão médica. O cardiologista alerta ainda que o calor intenso, somado a doses elevadas de antihipertensivos, pode provocar tonturas, desmaios, fraqueza e, em alguns casos, contribuir para eventos isquêmicos cerebrais devido à redução do fluxo sanguíneo cerebral.

 

SBC/SE

Membros da SBC/SE iniciam planejamento para o ano de 2015

SBC/SE

Foi realizada no dia 28 de janeiro reunião com os membros da SBC/SE, na qual foi iniciado o planejamento para o ano de 2015, tendo como principal evento o Congresso Sergipano de Cardiologia, que será realizado de 15 a 17 de outubro.

 

SBC/SP

Socesp inicia projeto epidemiológico

SBC/SP

 

Teve início, em fevereiro, o projeto epidemiológico Socesp. O estudo coletará dados de 15 mil indivíduos, de escolha aleatória, nas populações urbanas do estado de São Paulo. Coordena o estudo Otavio Berwanger, diretor de Estudos Epidemiológicos da atual Diretoria. Neste ano está prevista a obtenção de dados de três mil pacientes, cujo delineamento será baseado em estudo semelhante realizado pela Universidade Oxford no Reino Unido. O estudo revelará a prevalência e o nível de cuidado das doenças cardiovasculares no estado, além de propiciar a realização de biobanco central. De acordo com Francisco Fonseca, o trabalho permitirá a adoção de estratégias futuras mais adequadas a prevenção e controle da doença cardiovascular.

 

SBC/DA

Campos de Jordão receberá o XV Congresso Brasileiro de Aterosclerose

SBC/DA

De 14 a 15 de agosto será realizado no Grande Hotel, na cidade de Campos do Jordão, o XV Congresso Brasileiro de Aterosclerose, com a presença de palestrantes internacionais, em parceria com o American College of Cardiology (ACC). O evento, que acontece bianualmente, oferece a possibilidade de aprimoramento científico para que os profissionais atuantes da área da saúde estejam habilitados a prevenir e tratar de forma adequada a doença cardiovascular no Brasil. Para mais informações acesse: www.aterosclerose2015.com.br

 

SBC/Derc

Conteúdos digitais serão as grandes novidades do Departamento para este ano

SBC/Derc

 

As novidades para este ano do Departamento são relacionadas aos conteúdos digitais. Como todos, nós também percebemos que o Facebook é o meio mais rápido e atual de contato e divulgação. Poderemos usá-lo para divulgar, procurar interessados em trabalhar na área, discutir fatos e casos, sugerir sites etc. Teremos uma fanpágina aberta do Derc e outra fechada para médicos. Convidamos o Mauricio Milani, diretor adjunto de Informática, para administrar essa nova mídia digital, onde uma conta foi aberta pelo nosso diretor de Informática Flavio Galvão. Na verdade, encontramos uma conta antiga com o nome do nosso Departamento e por isso tivemos que ajustar o nome, que para diferenciá-lo da outra não oficial. A página do Derc será o nome completo do nosso “Derc – Depto. de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação CV”. No futuro o Milani poderá escolher outro nome mais curto. Convido a todos a se inscreverem no Derc oficial do Facebook: http://www.facebook.com/derc.sbc

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br