• Ano: XXII

  • Número: 160

  • Mês: Novembro

Versão móvel


 


Baixe o APP do Jornal SBC para iPads e tablets Android.


Versão eletrônica


Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF


Versão PDF

Sala de Espera


Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
A Responsabilidade e a Esperança das Instituições Científicas
(+) Leia Mais

Emílio Zilli representou a AMB e a SBC em sessão solene na Câmara Federal
Diretor da SBC também teve audiência para discutir projeto que cria a carreira de médico no SUS
 
(+) Leia Mais

Conselho Nacional de Residência Médica aprovou recomendação para uso do TECA A e TECA B da SBC
A recomendação foi pleiteada em reunião em Brasília, da qual participaram diretores da SBC
(+) Leia Mais

“Prêmio Empresarial 2015” reuniu os mais importantes parceiros da SBC em jantar no Hotel Intercontinental de São Paulo
Durante jantar no Hotel Intercontinental de São Paulo foi divulgado o resultado da apuração de 2.034 votos de congressistas
(+) Leia Mais

Médicos se unem pela continuidade da Unimed-Rio e encaminham carta aberta a todos os cooperados e associados
Carta aberta propondo união de forças é encaminhada a todos os cooperados e associados
(+) Leia Mais

Prevenção
Campanha das Nações Unidas tem o foco na terceira idade e no ambiente sustentável

(+)
Leia Mais

Artigo
A triste figura do compliance no exercício da medicina, por José Eduardo Siqueira
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/PA

Data do XXV Congresso Paraense é alterada

SBC/PA

Em 18 de novembro, no Auditório do Laboratório Sabin, a Estadual programou a última “Discussão de Caso Clínico”.

A SBC/PA avisa que a data do XXV Congresso Paraense de Cardiologia foi alterada para 4 e 5 de dezembro, no Hotel Princesa Louçã (antigo Hotel Hilton). A Estadual conta com a sua participação no evento.

 

SBC/PE

Regional promove ação para Dia Mundial do Coração

SBC/PE

No dia 29 de setembro, a SBC/PE promoveu ação para comemorar o Dia Mundial do Coração. No período da manhã, o grupo, liderado por Catarina Cavalcanti, presidente da Estadual, e Emmanuel Abreu, diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular SBC/PE, tirou as dúvidas da população com cartilhas e panfletos produzidos pela SBC. Eles aferiram a pressão arterial e ofereceram um café da manhã. O evento teve ampla repercussão na mídia local, com entrevistas e matérias para TV, rádio, sites e jornais.

 

SBC/PR

70ºCBC é realizado em Curitiba

SBC/PR

Curitiba sediou o 70º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que recebeu 6 mil congressistas, em setembro. Para a anfitriã do evento, a Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC), a oportunidade foi muito gratificante. “A Cardiologia paranaense recebeu com imensa alegria este grande congresso, que focou na prevenção de mortes e sofrimento evitável”, disse o presidente da SPC, Osni Moreira Filho. Paralelamente ao congresso, ocorreu o VI Brasil Prevent, que discutiu formas de prevenir mortes por doenças cardiovasculares e foi presidido pelo paranaense Abdol Hakim Assef, que é diretor de Promoção à Saúde Cardiovascular da SPC.

 

SBC/RS

Socergs 2016 já tem data definida

SBC/RS

 

A produção do Socergs 2016 já está em ação. A data do evento foi antecipada e será de 19 a 21 de maio de 2016. “Vamos, novamente, mudar o clima do Congresso e no mês de maio poderemos sentir um pouco mais o frio da Serra Gaúcha. O Socergs tem se firmado como um Congresso de vanguarda, inovador, espaço de integração com visão contemporânea. Nosso desafio cresce, a cada ano, e esperamos superar as expectativas dos cardiologistas gaúchos em mais uma edição. Vamos manter o sucesso dos atrativos da edição desse ano, como o pôster eletrônico e o aplicativo com interação científica. As demais novidades serão informadas em breve. Acompanhe o hotsite contendo as novidades”, destaca a presidente da Sociedade Carisi Polanczyk.

 

SBC/SP

Socesp firma parceria para conscientização sobre saúde cardiovascular

SBC/SP

Pela primeira vez, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo firmou parceria com o Instituto Lado a Lado Pela Vida para participar do Setembro Vermelho, mês dedicado a ações de conscientização sobre saúde cardiovascular. As regionais da Socesp desenvolveram ações locais, que começaram em 23 de setembro, com uma transmissão pela TV Marília do vídeo da entidade que ensina a aplicar a massagem cardíaca, e prosseguiram nos dias 25 e 26, com mutirões de RCP em Santo André, São José do Rio Preto e Sorocaba. Na terça-feira, dia 29, 281 pessoas participaram de um mutirão de treinamento em RCP no Conjunto Nacional, em São Paulo. A ação ganhou destaque na TV Globo, e teve o apoio de 21 jovens que fazem parte da liga de Cardiologia.

 

SBC/DCC/GECETI

GECETI realiza parceria com Secretária Estadual de Alagoas

SBC/DCC/GECETI

 

Em setembro o Geceti realizou conferência em evento científico na cidade de Maceió, realizado pelo HCor AL, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, evento esse que teve como um de seus coordenadores o representante local do Geceti, Ricardo Cavalcante. Na ocasião, o presidente nacional do Geceti, Gilson Feitosa Filho, ministrou a conferência denominada Infarto Agudo do Miocárdio no Brasil, onde mostrou a situação atual e das últimas décadas dessa grave doença no país. O evento é parte das comemorações da implantação do projeto de cuidado ao infarto, realizado no estado, contando inclusive com a realização de angioplastia primária na rede pública, um anseio antigo da população e dos cardiologistas locais.

 

SBC/DCM

Presidente do DCM participa de Congresso Paraguaio

SBC/DCM

A atual presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher, Maria A. Mendonça, participou do “Simpósio de Cardiopatias de la Mujer – Mujeres en rojo Paraguay”, durante o XVI Congresso Paraguaio de Cardiologia, em Assunção, de 17 a 19 de setembro. No Simpósio, Maria A. Mendonça proferiu as palestras “Fibrilación auricular como causa de AVC en la mujer” e “Intervenciones que impactan en la prevención cardiovascular en la mujer”. A atividade especial do DCM, no 70º CBC, contou com a presença, em seu corpo de palestrantes, de Maria Paniágua, vice-presidente da Sociedade Interamericana de Cardiologia (Siac), que proferiu a palestra “Fatores de Riesgo Cardiovascular no valorados en las mujeres”.

 

SBC/DHA

XII Congresso do DHA contou com excelente programação científica

SBC/DHA

 

Na última semana de outubro, o DHA realizou o XII Congresso, em Goiânia, com uma programação científica excelente, contemplando atualizações em vários aspectos da Hipertensão Arterial. O evento teve a presença de palestrantes internacionais reconhecidos nas suas áreas de atuação, tais como Prof. Antonio Coca (Espanha), Alberto Zanchetti (Itália) e Fernando Pinto (Portugal). O congresso também sediou a reunião para elaboração das II Diretrizes Latino- Americanas de Hipertensão Arterial, importante documento para o controle da doença na América Latina.

 

SBC/SBHCI

Rio de Janeiro receberá Congresso Solaci-SBHCI

SBC/SBHCI

Em 2016, de 8 a 10 de junho, o Rio de Janeiro sediará o congresso Solaci-SBHCI, no Centro de Convenções do Windsor, na Barra da Tijuca. Entre os destaques do evento estão as demonstrações de casos ao vivo com tecnologia de ponta, Cardiologia Intervencionista para clínicos, resumos e apresentações de casos, sessões conjuntas com TCT/GI2, EuroPCR, ACC. Estão confirmadas leituras de última geração sobre fechamento do apêndice auricular esquerdo, implantação de válvula aórtica percutânea, tratamento percutâneo da Insuficiência Mitral, doença cardíaca estrutural pediátrica e de adultos, denervação renal e hipertensão arterial resistente, isquemia aguda dos membros inferiores, angioplastia carotídea com implantação de stent (ACS), PCI da esquerda principal e coronárias complexas e síndromes coronarianas agudas.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br