Seu Bolso


Cuidado antes de viajar para o exterior: variação do dólar pode chegar a 6%

Especialistas aconselham pesquisar no seu banco e em três corretoras antes de adquirir moeda estrangeira

Se você pretende viajar para o exterior, faça uma pesquisa antes de comprar dólar. A variação entre uma corretora e outra pode chegar a 6%. “Sempre vale a pena cotar o próprio banco e depois em duas ou três corretoras de câmbio. E aí optar pelo que oferece o menor preço”, aconselha o professor titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, e presidente do Instituto Fractal de Análise de Mercado, Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi.

Outro conselho valioso do especialista: fuja dos cartões pré-pagos e do cartão de crédito, porque você vai pagar pelo menos 6,38% a mais de IOF sobre todas as compras. “O melhor é levar em dinheiro, lembrando que a maioria dos países restringe a entrada a até 10 mil dólares por pessoa”, ressalta Grisi.

Agora, se a sua viagem for daqui a alguns meses, o professor da USP sugere que você compre metade do que vai precisar agora e o restante dias antes do embarque. “Se houver o Impeachment e o próximo governo apresentar melhor gestão econômica, provavelmente o dólar volte a depreciar. Mas também não é aconselhável deixar tudo para depois, porque nunca conseguimos prever exatamente o comportamento do mercado”.

Sobrou dólar, e agora?

Não venda! Segundo o professor, ter uma reserva em moeda forte é interessante: “É melhor esperar mais um pouco, já que a oscilação está grande. E o cenário externo também deve mudar. É prevista alta de juros na economia americana para o início do ano que vem, para evitar os processos inflacionários, e isso valorizará a moeda americana. Não aconselho a vender dólar antes do primeiro trimestre do ano que vem”, finaliza Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi.

O Banco Central disponibiliza um ranking mensal que mostra quanto os bancos e as casas de câmbio cobraram em média pela moeda no mês. Acesse: https://www3.bcb.gov.br/rex/vet/index.asp. Os dados referem-se ao Valor Efetivo Total (VET), que inclui a taxa de câmbio, as tarifas e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).