Destaques desta edição
Regionais e Departamentos
-
SBC/BA
A diretoria iniciou a gestão com um incremento nos veículos de comunicação da regional com os sócios e a população. Dentre os projetos estão o novo site, a repaginação da fanpage, e a criação do App Web e da página no Instagram (@sbcbahia). O jornal será de publicação exclusivamente eletrônica, gerando redução de custo e tempo de produção. Essas iniciativas visam aproximar ainda mais a SBC/BA de seu público-alvo, levando informações relevantes.
-
SBC/CE
O 24º Congresso Cearense de Cardiologia será na Faculdade Unichristus, em Fortaleza, nos dias 16 e 17 de agosto. A regional preparou uma brilhante programação com o tema Cardiologia baseada em evidências: desafio no mundo real, o qual fará um link entre as diretrizes/ evidências e a realidade, levando em conta as vivências e as dificuldades de as colocarmos em prática no dia a dia. O congressista vivenciará conhecimentos e experiências de especialistas em temas importantes e atuais. O evento terá palestrantes locais e nacionais de excelente conteúdo acadêmico.
-
SBC/NNE
Em ação conjunta, a Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia, a SBC/AL e o Departamento de Cardiologia da Mulher realizaram em Maceió (AL), ao longo do mês de março, a campanha intitulada O coração de mulher é capaz de amar sem medidas. Vamos mantê-lo saudável, a primeira do gênero a ser realizada no Brasil. Segundo a presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia, coordenadora da campanha e do Consejo de Cardiopatias en la Mujer, da Sociedade Interamericana de Cardiologia, Maria Alayde Mendonça, campanhas como esta são atualmente essenciais para educar as mulheres sobre a necessidade de prevenir, investigar e tratar a doença cardiovascular e seus fatores de risco, responsáveis por 30% da mortalidade geral em homens e mulheres brasileiros, pois a percepção feminina é de que o câncer (de mama ou de útero), responsável por 10% da mortalidade atual, ainda é o principal inimigo da sua saúde.
-
SBC/MT
V Curso ECG Básico e Avançado será realizado nos dias 19 e 20 de maio em Cuiabá/MT. Veja o cartaz do evento.
-
SBC/PI
A Regional realizou, no dia 5 de abril, a recepção aos novos cardiologistas do Piauí. No dia 5 de maio, acontece o primeiro evento científico da gestão, o I Simpósio do Departamento de Imagem da Sociedade Brasileira de Cardiologia - DIC, que será organizado pela SBC/PI.
-
SBC/RJ
A Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro realizou com sucesso no último mês de abril seu Congresso Anual de Cardiologia com a participação de convidados nacionais e internacionais, e a atualização de temas de grande relevância para a especialidade. A Socerj aproveita a oportunidade para agradecer a presença bastante expressiva da comunidade cardiológica no evento. Sigam a Socerj nas redes sociais: Instagram @socerj e Facebook @socerjpublico.
-
SBC/SC
Durante os dias 9 a 11 de agosto, Florianópolis será sede do 8º Congresso Brasileiro de Imagem Cardiovascular, e os últimos preparativos estão sendo finalizados pela comissão organizadora e pelo Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC). As inscrições e mais informações podem ser acessadas no site http://congressodic.com.br
-
SBC/SP
Cercada por municípios carentes, a cidade de Osasco inaugurou em março a 19º Regional da Socesp, presidida por Marcos Valério Resende. A entidade chega à região com objetivo de reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares, que hoje são muito elevadas. Para contribuir com a qualificação de cardiologistas por meio de seus programas de educação continuada, serão oferecidos treinamentos nas áreas de infarto, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, fibrilação atrial, entre outras.
-
SBC/DA
O Departamento de Aterosclerose irá reformular seu site para torná-lo mais moderno, acrescentando novos conteúdos tanto para os profissionais, quanto para o público leigo. Mais i nformações em breve. O XVII Congresso Brasileiro de Aterosclerose será realizado em 16 e 17 de agosto em Campos do Jordão, e sua comercialização está prevista para ser em julho.
-
SBC/DCC
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International, no dia 21 de março, porque a data 21/3 (ou 3-21), faz alusão à trissomia do 21. No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de Down, e cerca de 50% desses pacientes têm cardiopatia congênita, sendo os mais comuns o defeito do septo atrioventricular (DSAV), a comunicação interventricular (CIV), a comunicação interatrial (CIA), a tetralogia de Fallot e o canal arterial patente (PCA). Por meio da ultrassonografia, realizada entre a 11a e 13a semana, pode-se investigar a síndrome de Down gestacional, e a ecocardiografia fetal deve ser realizada na suspeita de fetos com a síndrome, devido à alta incidência de cardiopatias congênitas, possibilitando maior estruturação ao nascimento. Muitas destas crianças precisam de correção cirúrgica de defeitos congênitos e, se acompanhadas desde o período neonatal, a evolução clínica se torna bem mais favorável. A criança com síndrome de Down deve ser encaminhada o quanto antes para serviços multidisciplinares, como fisioterapia e fonoterapia em centros especializados. A qualidade de vida destas crianças depende principalmente dos cuidados da família e da estimulação precoce melhorando o desempenho neuromuscular, a hipotonia e a linguagem. O DCCCP abraça a causa. O artigo completo está no link: http://jornal.cardiol.br/2018/maio/dep_DCC_CP.html
-
SBC/DCC/GECETI
Crescentes evidências consolidam a associação entre infarto/isquemia miocárdica sem coronariopatia obstrutiva (MINOCA/ INOCA) e mau prognóstico. Entretanto, ainda não existem diretrizes específicas para manejo desta patologia. A edição de 2 de março do Clinical Cardiology traz artigo de revisão coordenado pela pesquisadora californiana Noel Merz, sobre diferenças relacionadas ao sexo, ao diagnóstico e ao tratamento da MINOCA/INOCA. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/clc.22894
-
SBC/DCM
O DCM tem como um de seus objetivos alertar a população para os riscos da doença cardiovascular na mulher. Além de ser sua principal causa de morte, mata duas vezes mais que o câncer de mama, e é desconhecida pela maioria das mulheres. Aproveitando o Dia Internacional da Mulher (8 de março), foi feito um alerta nacional para o perigo que as mulheres correm ao desconhecer as doenças cardiovasculares e seu risco. Por meio de eventos direcionados ao público, com apoio de alguns patrocinadores, chamamos a atenção da população, por exemplo, em Alagoas, São Paulo, Minas Gerais e Pará.
-
SBC/DECAGE
O XV Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria será realizado nos dias 12 e 13 de outubro de 2018 em Florianópolis/SC. Veja o cartaz do evento.
-
SBC/DERC
O Congresso do Departamento terá, como tema central, Cardiologia preventiva: do diagnóstico ao tratamento e permitirá abordar doenças cardiovasculares e metabólicas de forma ampla e integrada culminando com o tratamento clínico pleno (fármacos e mudanças de estilo de vida com ênfase no exercício físico), realizado de forma estruturada nos programas de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica. Alguns dos temas destacados são: coração de atleta, arritmias do atleta, síndrome de excesso de treinamento e prevenção da morte súbita.
-
SBC/DFCVR
O departamento participará dos seguintes eventos: - 45° Congresso Brasileiro da SBCCV, que será realizado na cidade de Goiânia, junto do Departamento de Cardiologia Clínica e Departamento de Cardiologia Experimental; - I Jornada da Liga Acadêmica de Hipertensão e Cardiologia (DF) e Departamento de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória em Brasília no dia 16 de junho; - 28° Fórum Científico e Congresso Internacional de Ciências Cardiovasculares, que será realizado em Maceió (AL), de 22 a 24 de novembro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.forumcientífico.com
Nota de pesar: comunicamos o falecimento do ex-presidente do DFCVR, José Carlos Dorsa Veira Pontes, em 11 de março, na cidade de Campo Grande (MS). -
SBC/SOBRAC
A atual gestão do Conselho Deliberativo da Sobrac, presidido por Martino Martinelli, iniciará o processo de revisão do regimento interno e do estatuto da sociedade, em uma iniciativa articulada com o atual presidente da Sobrac, José Carlos de Moura Jorge. A sociedade também reorganizou para o biênio 2018/19 o Programa de Educação Continuada (PrECon). Em 2018, os eventos são realizados em diversas cidades, entre as quais Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, São Paulo, São Caetano do Sul, Brasília e Salvador. Informações: www.sobrac.org.