Jornal SBC 190 | Maio 2018

 Jornal SBC: ABC e IJCS já estão em um único aplicativo de publicações da SBC. Quais outras iniciativas foram to- madas para que exista maior interação entre as duas prin- cipais publicações científicas da SBC? Cláudio Tinoco Mesquita: Hoje a integração entre os pe- riódicos é uma realidade: ambos estão disponibilizados em um mesmo portal, compartilham a mesma secretaria edito- rial, o mesmo sistema de gestão, a mesma base de reviso- res e tem um planejamento estratégico conjunto e alinhado. Artigos que apresentam um perfil mais apropriado ao IJCS são transferidos do ABC após consulta aos autores. Tam- bém temos uma forma conjunta de comunicação com o associado por meio de e-mails com o conteúdo destacado dos periódicos em diferentes tópicos, como recentemente tivemos um especialmente dedicado às doenças cardíacas das mulheres. Com a migração para o sistema ScholarOne teremos ainda uma maior integração e a possibilidade de maior visibilidade internacional para ambos os periódicos.  Jornal SBC: O IJCS possui uma plataforma multimídia na qual vários vídeos são publicados com regularidade. Qual a importância de buscar múltiplas formas de comunicação? Cláudio Tinoco Mesquita: No mundo de hoje, a agi- lidade da informação é necessária. Vídeos, postagens Diretoria Entrevista Cláudio Tinoco Mesquita, editor do IJCS Cláudio Tinoco Mesquita é editor do IJCS publicado pela SBC. A revista é editada bimestralmente e foi criada em 2015, após su- ceder a Revista da Socerj e a Revista Brasileira de Cardiologia, de 1998 e 2010, respectivamente. O IJCS pode ser consultado em formato eletrônico no http://www.onlineijcs.org ou no aplicativo de publicações da SBC, tanto para IOS, quanto para Android. O editor está no segundo mandato e é também coordenador da Pós-Gradua- ção em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Flumi- nense (UFF), onde é Professor Adjunto. “No mundo de hoje a agilidade da informação é necessária. Vídeos, postagens em mídias sociais e o inovador editorial on- line com vídeo são formas de atingir maior número de pessoas e, em especial, os mais jovens cardiologistas e estudantes que já nasceram no mundo digital”. Cláudio Tinoco Mesquita 6

RkJQdWJsaXNoZXIy MjM4Mjg=