DCC/CP

International Society for Nomenclature of Pediatric and Congenital Heart Disease

O Departamento de Cardiologia Congênita e Cardiologia Pediátrica - DCC/CP apoiou em julho deste ano, a reunião da International Society for Nomenclature of Pediatric and Congenital Heart Disease (ISNPCHD), realizada na cidade de Manaus, em uma sala do Palácio da Justiça. A organização teve como responsável a da Dra Vera Demarchi Aiello de São Paulo, e estiveram presentes 18 especialistas da América do Norte, Europa e Ásia. A Dra Catarina Vasconcelos Cavalcanti foi a representante do DCC/CP em nome da presidente Andressa Mussi Soares. Nas sessões foram discutidas estratégias para selecionar imagens médicas de várias modalidades que deverão ilustrar diagnósticos de doenças congênitas do coração. Essas imagens serão de acesso livre através da Internet para auxiliar no diagnóstico e tratamento de pacientes ao redor do mundo.

O grupo da ISNPCHD desenvolveu recentemente, a pedido da Organização Mundial da Saúde, a lista de diagnósticos de Cardiopatias Congênitas que constará do CID11, a ser publicado em breve. Essa lista já pode ser acessada no site https://icd.who.int/dev11/f/en, sob Anomalias do desenvolvimento.

O apoio do DCC/CP à reunião anual da ISNPCHD foi fundamental para o sucesso do evento e mostrou que a Cardiologia Pediátrica do Brasil está alinhada com o futuro da especialidade e com a finalidade primeira de servir aos pacientes cardiopatas congênitos.