Jornal SBC 194 | setembro 2018

Pesquisa Datafolha mostrou que 87% da população brasileira considera prioridade proteger o coração do idoso com diabetes “Movimento Para Sobreviver” informou a população sobre o risco cardiovascular em idosos com diabetes e foi lançado, no Rio de Janeiro, no final de julho Infartos do coração e acidente vascular cerebral são a principal causa de morte em pacientes com diabetes tipo 2. Apesar desse fato, pouco se discute sobre os cuidados para evitar as doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes e mais de 65 anos. Nessa faixa etária, a doença cardiovascular mata mais que HIV, tuberculose e câncer de mama na população mundial. Até 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 morrem em decorrência de problemas cardiovasculares. Essa realidade vista nos consultórios médicos e ambula- tórios em todo o país ainda está distante do cotidiano dos brasileiros. Para mudar este cenário e tornar os cuidados com o coração da pessoa idosa com diabetes uma priori- dade, sociedades científicas médicas, associações de pa- cientes e indústria se uniram para criar o “Movimento Para Sobreviver” (www.movimentoparasobreviver.com.br ). Entre os participantes estão a Associação Diabetes Bra- sil (ADJ), a Associação Nacional de Atenção ao Diabe- tes (ANAD), o Instituto Lado a Lado Pela Vida, a Rede Brasil AVC, a SBC, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e as farmacêuticas Boehringer Ingelheim e Eli Lilly do Brasil. Para o presidente da SBC, Oscar Dutra, é comum o dia- betes estar associado à hipertensão, fator que colabora para o surgimento de problemas cardiovasculares. “O pa- ciente com diabetes tipo 2 tem alta propensão de doença coronária (angina), infarto do miocárdio, AVC e insuficiên- cia cardíaca”, esclareceu durante ações da campanha. Parceiros da Cardiologia Campanha O lançamento do Movimento Para Sobreviver foi em 24 de julho, no Rio de Janeiro, com uma ação de conscienti- zação que fez o maior coração do Brasil bater: o do Cristo Redentor. A partir de uma projeção do tamanho do monu- mento, com duração de 20 minutos, foram apresentados elementos que simbolizem hábitos nocivos à saúde adqui- ridos ao longo da vida e que podem levar ao diabetes tipo 2. A intervenção alertou para os riscos cardiovasculares na pessoa idosa com diabetes. Lançamento da campanha no Rio de Janeiro 38

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