Destaques desta edição
Regionais e Departamentos
-
SBC/BA
O 32º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia 2020 será realizado entre 30 de abril e 02 de maio, no Hotel Deville Prime Salvador – local aprovado pelos participantes do evento de 2019, com ambiente agradável, num dos mais belos pontos turísticos da capital. Haverá, mais uma vez, participação e integração com convidados nacionais e internacionais de destaque. As inscrições estarão disponíveis, em breve, no site do congresso.
SBC/MG
Em 27 de novembro, a diretoria da Sociedade Mineira de Cardiologia realizou a apreciação da nova versão de seu Estatuto Social pelos sócios delegados, por meio de Assembleia Geral Extraordinária na sede da instituição. Com o intuito de atualizar e adequar os atos constitutivos ao seu atual modelo de atuação, o novo Estatuto Social também contou com consulta pública realizada pelos associados da SBC/MG durante outubro.
SBC/MS
Deputado federal participa de Congresso Sul-mato-grossense de Cardiologia
Evento teve também presença significativa de jovens cardiologistas
O presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga, participou do XXI Congresso de Cardiologia do Mato Grosso do Sul, fazendo a conferência de abertura, que tratou de ‘Angioplastia Coronária – Presente e Futuro’. O evento teve a presença do deputado federal do Partido Social Liberal/MS, Luiz Ovando, que também é cardiologista e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. “O parlamentar é uma presença forte da SBC na Câmara dos Deputados e vai nos ajudar a encaminhar propostas de interesse da Cardiologia Nacional”, afirmou Queiroga. O presidente eleito ainda realizou reunião com o presidente da SBC/MS, Christiano Henrique Pereira, e com o presidente eleito da SBC/MS, Gabriel Dorato, na qual foi discutida, entre outros temas, a atuação da SBC juntamente com a Estadual, em relação aos projetos de educação médica continuada, realização de treinamentos de emergências cardiovasculares e maior interação da entidade com os cardiologistas do Mato Grosso do Sul. “Fiquei bastante impressionado com a presença dos colegas no evento, sobretudo os mais jovens, que têm crescido na região Centro-Oeste do país. Vamos trabalhar fortemente para integrarmos a cardiologia brasileira”, completou Queiroga. O XXI Congresso de Cardiologia do Mato Grosso do Sul foi realizado em 4 e 5 de outubro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. O evento, que teve a temática ‘Avanços em Cardiologia – Reduzindo a Mortalidade’, ainda abrigou o II Simpósio Multiprofissional de Cardiologia do Mato Grosso do Sul.SBC/NNE
Falta de controle sanitário fecha 50% dos estabelecimentos autônomos de açaí no Pará
O problema é o aumento da doença de Chagas no Estado e em grande parte da região Norte, que foi debatido em congressos regionais de cardiologia
O XXXIX Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e o XXVIII Congresso Paraense de Cardiologia, realizados em Belém do Pará, de 24 a 26 de outubro, tiveram a presença do presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga, que também foi um dos palestrantes. Os eventos debateram as diretrizes globais e aplicabilidade regional para mais acessibilidade à saúde e qualidade de vida, bem como discutiu a doença de Chagas, que tem ampliado a sua incidência pelo açaí e não pela transmissão habitual por meio do barbeiro. A presidente eleita da SBC/PA, Dilma Souza, afirmou que os índices são alarmantes e crescentes com a ascensão da doença. “Precisamos melhorar as nossas políticas públicas em relação aos alimentos e as doenças provocadas. Os pacientes precisam desta atenção”, conclamou. A cardiologista e deputada estadual do Pará, Heloisa Guimarães, lembrou que, ao longo da semana, na qual os congressos foram realizados, uma ação sanitária no estado fechou 50% dos estabelecimentos autônomos batedores de açaí. “Isso compromete a economia do Pará, já que o principal commodity do Estado é a fruta, vendendo mais que soja e milho. Porém, são necessárias qualidade e controle sanitário”, completou Heloisa. “Temos que sensibilizar as autoridades públicas para uma orientação maior à população em relação ao consumo do açaí preparado artesanalmente, e que as autoridades aperfeiçoem o controle sanitário do processamento da fruta”, defendeu o presidente eleito. “A doença de Chagas é prevalente no Norte do país, e a solução técnico/científica precisa ser proposta também por aqui, com total apoio da SBC”, completou. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas, Elizabeth Alexandre, informou que o Departamento de Cardiologia da Mulher preparou um posicionamento sobre cardiopatia e gravidez, apresentado no evento, e um dos capítulos tratou de forma inédita no mundo sobre a doença de Chagas e a gestação. O evento teve grande presença de jovens cardiologistas.SBC/PI
Dando continuidade ao ciclo de palestras da Regional Piauí, foi realizada em 29 de outubro a palestra: De médico a gestor: como se preparar para uma gestão eficiente, com o cardiologista, gestor e professor, Newton Nunes de Lima Filho.
SBC/PR
Em 29 e 30 de novembro, aconteceu o Simpósio de Doença Arterial Coronariana da Sociedade Paranaense de Cardiologia. Participaram médicos, residentes e acadêmicos de medicina interessados no tema.
SBC/SC
Durante 04 e 05 de agosto, foi realizado o IV Encontro de Cardiologia da Serra Catarinense, pela Sociedade Catarinense de Cardiologia, sob coordenação de Wilmar Vieira Branco Junior. O evento contou com mais de 150 participantes e cumpriu com sucesso o objetivo de educação médica continuada, que foi uma constante durante toda a gestão do atual presidente da SBC/SC.
SBC/SP
A troca de experiências sobre as possibilidades e limitações das práticas vigentes na cardiologia marcou o IV Congresso Brasileiro de Casos Clínicos. Realizado em Campinas pela Socesp, em outubro, o evento contou com cerca de 400 médicos, dentre eles 50 profissionais convidados da Secretaria de Saúde do município. Destaca-se, ainda, o treinamento em ressuscitação cardiopulmonar para pessoas com Síndrome de Down, promovendo o aprendizado em primeiros-socorros, que é crucial para salvar vidas.
-
SBC/DA
O Departamento de Aterosclerose lança o Posicionamento sobre consumo de gorduras e saúde cardiovascular, com propostas racionais e baseada em evidências para prevenção cardiovascular, e a atualização da Diretriz de Hipercolesterolemia Familiar, aprimorando o diagnóstico, a estratificação do risco de doença aterosclerótica cardiovascular, as metas terapêuticas e o tratamento, visando uma melhor abordagem desses pacientes. A Diretoria do Biênio 2018/2019 deseja um Feliz Natal e um Próspero Ano a todos os associados!
-
SBC/DCC
A presente diretoria do DCC chega ao final do seu mandato e, nesse biênio, tínhamos o compromisso de exercer o papel e a magnitude do DCC - atualmente o departamento com o maior número de associados. Agradecemos a fundamental atuação dos nossos Grupos de Estudo, da secretaria executiva, dos colegas da TI/Comunicação e da diretoria da SBC. O Simpósio Anual do DCC manteve o tradicional sucesso e interesse no CBC. Ampliamos a integração com as Sociedades Regionais, lançamos o Jornal do DCC, reintegramos a realização do Congresso Nacional do DCC, que teve reconhecido sucesso de público e aproveitamento científico. Por fim, nossos votos de um Feliz Natal, excelente 2020 e profícua gestão à nova diretoria!
-
SBC/DCM
O Departamento de Cardiologia da Mulher em conjunto com a American Heart Association (AHA) e a World Heart Federation (WHF) firmaram parceria oficial para trazer a campanha “Go Red for Women” para o Brasil, com o intuito de expandir a conscientização da doença cardiovascular na mulher. Trata-se de uma ação de grande êxito internacional. Lançada em 2004 pela AHA, rapidamente expandiu-se com números impressionantes, tornando-se um fenômeno global. Ganhou apoio de grandes instituições, artistas e do público. Atualmente, são mais de 50 países que participam da campanha dedicada à prevenção, ao diagnóstico e ao controle das doenças cardiovasculares nas mulheres. O conhecimento da doença cardiovascular como principal causa de óbitos na mulher (mata uma em cada três mulheres) subiu de menos de 30% para 54% em 10 anos, nos Estados Unidos. Esses números ainda estão abaixo do ideal, porém em crescimento.
-
SBC/DECAGE
O Departamento de Cardiogeriatria, por meio de sua diretoria 2018/2019, agradece a todos que participaram nesta gestão de maneira direta ou indireta, fortalecendo o Decage. Agradecemos especialmente a Ilnei Pereira Filho e Izo Helber pelos XV e XVI Congressos Brasileiros de Cardiogeriatria realizados nas cidades de Florianópolis e São Paulo. Esses congressos foram um sucesso, tanto científico como de público. Desejamos Boas Festas a todos!
Diretorias prestigiam o Congresso do Departamento de Cardiogeriatria
Presidente atual e eleito participaram da solenidade de abertura e de discussões científicas
O XVI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, realizado de 11 a 12 de outubro no Hotel Pestana, em São Paulo/ SP, contou com a participação do atual presidente da SBC, Oscar Dutra, e do eleito, Marcelo Queiroga, que foram palestrantes do evento. Os presidentes atual e eleito participaram de discussões que abordaram o “TAVI de alto e baixo risco”. Oscar Dutra também foi debatedor da temática “IAM sem supra ST”. Marcelo Queiroga esteve presente em atividades sobre “fragilidade e a doença cardiovascular” e “conduta baseada em realidade”. O tema central do Congresso foi “a abordagem multidisciplinar do idoso cardiopata”, e várias mesas abordaram questões relacionadas à atualização da Diretriz de Cardiogeriatria da SBC, publicada em 2019. O documento revela que, na década de 1980, no país, de cada 100 crianças nascidas vivas, apenas 30 completavam 80 anos. Nesta década, esse número passou para 55, um aumento de 83%. Por outro lado, os idosos morrem mais de doenças cardiovasculares do que a média da população, que está em 30%. As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito na população idosa: 34,2% dentre os homens e 35,2% nas mulheres. “Esperamos ter proporcionado conhecimento de alta qualidade e relevância científica, estimulando a interação entre os diversos profissionais envolvidos nos cuidados do idoso portador de cardiopatia”, afirmou a presidente do Decage, Elizabeth da Rosa Duarte. “A estrutura do evento foi desenvolvida para que a Comissão Científica pudesse ousar na criação de novos modelos de atividades preparadas para uma maior interatividade e melhor difusão do conhecimento aos congressistas, com temas de intercâmbio nas áreas de Cardiologia, Geriatria e Gerontologia”, completou o presidente do XVI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, Izo Helber. -
SBC/DERC
O Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular está de luto. O nosso querido colega Daniel Jogaib Daher, grande militante das causas do Departamento, despediu-se inesperadamente em 26 de outubro da vida terrena. Passado o primeiro momento de perplexidade e tristeza, agora refletindo com um pouco mais de tranquilidade, estamos agradecidos pelo grande privilégio de termos contado com a sua presença entre nós, cumprindo de forma ímpar e com brilhantismo as suas missões nessa vida, dentre as quais, no exercício da medicina, ter sempre sido um médico, colega e amigo de espírito nobre e agregador.
-
SBC/SBCCV
A apresentação de Temas Livres e Posters é uma atividade nobre na programação do 47º Congresso da SBCCV. Os organizadores aguardam com muito interesse os resumos das apresentações de seus membros, pois representam uma marca da importância do encontro. Uma Comissão selecionada dentre os mais experientes integrantes da Sociedade escolhe os melhores trabalhos a serem apresentados. A Comissão baseia-se, anonimamente, na qualidade dos resumos ao selecioná-los. “Sugiro aos colegas que se esmerem em apresentar suas experiências, dentro do melhor “Estado da Arte” contemporânea. Como editor do BJCVS (www.bjcvs.org), recomendo com muita ênfase que, antes de fazer o resumo, já se tenha o artigo pronto para ser publicado. Nas normas do BJCVS, é possível encontrar todas as orientações de como redigir o manuscrito. Além disso, a SBCCV tem se preocupado com a produção científica de seus sócios, oferecendo cursos de qualidade, nas áreas de Metodologia, Estatística e Redação Científica, para aumentar a nossa produção de artigos de nível internacional”, orientou o professor Domingo Braile.