Jornal SBC 209 | dezembro 2019

Visando aumentar ainda mais o seu posicionamento como fonte de conhecimentos em cardiologia para a po- pulação, a SBC promoveu uma ampla reformulação em seu portal e em seus canais de comunicação via redes sociais. As modificações só foram possíveis com a atua- ção integrada de diversas diretorias, com a colaboração efetiva e continuada da equipe técnica da SBC, além do suporte de empresa especializada. O novo endereço, www.coracao.org.br , traz uma série de informações para que todos possam entender mais e melhor sobre o pró- prio corpo, a prevenção, a qualidade de vida, os fatores de risco e as doenças relacionadas, assim como alguns tratamentos disponíveis em cardiologia. “Privilegiamos uma comunicação mais ágil, de simples leitura e bastante amigável”, conta o diretor de comuni- cação, Romeu Meneghelo. Na parte superior e no campo ‘Quero saber mais sobre’, é possível obter informações sobre acidente vascular cerebral, arritmias, colesterol, diabetes, doenças ateroscleróticas, cardíacas congêni- tas, Chagas e isquêmicas, efeitos do álcool, endocardite, estresse, hipertensão, insuficiência cardíaca, miocardite, prolapso da válvula mitral, sedentarismo/obesidade e ta- bagismo. “É um verdadeiro ABC das doenças cardiovas- culares e dos fatores de risco”, resume Meneghelo. “Desenvolvemos diversos estudos e nos inspiramos no que existe de mais moderno nas sociedades internacio- nais para idealizar o site que está no ar”, ressalta o di- retor de TI, Miguel A. Moretti. “Criamos um ‘blog’ com diversas dicas de prevenção, relacionamos as fontes e os documentos científicos elaborados pela própria SBC, no qual o material foi baseado”, explica Moretti. A comunicação foi extremamente democratizada, nos últimos tempos, com as mídias sociais, e o diálogo simples e direto tem sido o mais eficaz. O desenvol- vimento do portal foi acompanhado de um profundo estudo sobre o tipo de informações buscadas, assim como do perfil dos usuários integrados com as mí- dias sociais, fazendo chamadas para a participação e interatividade. Em outra seção, os especialistas passam orientações em vídeos curtos”, lembra o conselheiro da diretoria, Cídio Halperin. “Foi criado um espaço chamado ‘Minu- to Prevenção’, em que os próprios cardiologistas são os protagonistas na geração de conteúdo. Todos os colegas podem transmitir sua mensagem, por vídeo ou texto, assim como podem direcionar os pacientes para uma fonte segura e isenta na prevenção e opções de tratamento”, completa. Na parte inferior do novo portal, estão relacionadas as ações promovidas à população pela diretoria de pro- moção da saúde cardiovascular. “Nestes últimos dois anos, foram múltiplas as atividades desenvolvidas, além das já tradicionais datas temáticas, tivemos o Movidos pelo Coração e o Programa ‘SBC vai à Esco- la’”, informou o diretor Fernando Costa. “A educação da população faz parte das atenções bá- sicas da saúde, e a reformulação do portal da SBC está incluída nas atividades da entidade em prol da melhoria da saúde cardiovascular”, concluiu o presi- dente da SBC, Oscar Dutra. SBC reformula sua política de comunicação digital www.coracao.org.br passa a ser o novo endereço de informações confiáveis sobre o sistema cardiovascular Prevenção 19

RkJQdWJsaXNoZXIy MjM4Mjg=