Departamento DCC/CP

Homenagem do DCC/CP: Dr. ANTONIO CARLOS DE CAMARGO CARVALHO nasceu em Campinas SP em 13/09/1947, filho de Joves dos Santos Carvalho e Francisca de Camargo Carvalho e casou em 25 de maio de 1974 com Teresa Maria Diniz. Provavelmente, os pais não podiam imaginar que o filho se converteria num dos principais expoentes da Cardiologia brasileira, mestre de inúmeros novos cardiologistas e incentivador para seguir o curso da Cardiologia intervencionista e Pediátrica. Fez Doutorado, Livre Docência e foi Professor Titular da ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA – UNIFESP, sendo Chefe da Cardiologia Pediátrica até 2007.

Foi Presidente do Congresso da SOCESP e da SBC e Chefe da Cardiologia da UNIFESP nos períodos de 2006-2010 e de 2014 a 2018 e foi escolhido como o Cardiologista do ano em 2017, pelas Diretorias do XXXVIII Congresso de Cardiologia do Estado de São Paulo e da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Destacou-se muito na Cardiologia em geral, mas foi na Cardiologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina que fez numerosos discípulos. Todos os que passaram por lá devem lembrar da rotina diária de passar visita descendo do décimo andar após discussão da cirurgia do dia, para a UTI pediátrica do nono andar, logo o pós-operatório do terceiro andar, ambulatório e finalmente a sala de Hemodinâmica, onde eram revisados todos os filmes de estudos de hemodinâmica pediátrica do dia naquele “tagarno”, atrás do qual ele era onipotente!!. Inúmeras reuniões da Cardiologia Pediátrica e da Cirurgia, onde após aquele carinhoso e carismático “tudo bem?”, comandava as discussões com um sorriso e aquele vasto conhecimento, fruto de anos de estudo e de prática.

Ele fazia questão de ensinar a fazer diagnóstico com uma boa anamnese e o exame físico, logo o eletrocardiograma e a radiografia de tórax, para, só depois da suspeita clínica ser aventada, confirmar com outros métodos diagnósticos. Por toda essa trajetória, foi homenageado durante o XXV Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, realizado em Maceió, como eterno professor, mestre, amigo e pessoa fundamental para o início e desenvolvimento da Cardiologia Pediátrica no Brasil. Naquela oportunidade foi entregue a placa com o seguinte texto:

“O Departamento de Cardiologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia, tem a honra de homenagear o Dr. ANTONIO CARLOS DE CAMARGO CARVALHO, pelos relevantes serviços prestados em prol da Cardiologia Pediátrica Brasileira e pela dedicação, competência e vocação com que exerce a nobre profissão da Medicina”

Seremos eternamente gratos pela sua amizade e pela generosidade na transmissão dos seus conhecimentos.