Publicidade

Departamentos



SBC/SOBRAC

Em reunião da Câmara Técnica da AMB, a SOBRAC, através de seus representantes Hélio Brito Jr. e Silvia Boghossian, propôs a inclusão da crioablação nos códigos já existentes para ablação.


Em reunião da Câmara Técnica da AMB, a SOBRAC, através de seus representantes Hélio Brito Jr. e Silvia Boghossian, propôs a inclusão da crioablação nos códigos já existentes para ablação. A proposta foi aceita e publicada na ata da reunião de 08 de abril de 2019 (item 7.1): ”Aprovada a inclusão de termo crioablação nos procedimentos CBHPM 3.09.18.08-1= Ablação percutânea por cateter para tratamento de arritmias cardíacas complexas (fibrilação atrial, taquicardia ventricular com modificação de cicatriz, taquicardias atriais macrorrentrantes com modificação de cicatriz), por energia de radiofrequência ou crioablação; e CBHPM 3.09.18.07-3= Ablação percutânea por cateter para tratamento de arritmias cardíacas por energia de radiofrequência ou crioablação.”

No final de 2019, em reunião na ANS para atualização do ROL 2020, a SOBRAC propôs a inclusão da crioablação nos códigos já existentes para ablação. A proposta foi amplamente discutida, com análise dos estudos recentes que evidenciam efetividade da crioablação comparável à da ablação convencional. Depois da análise técnica, seguiu para consulta pública e conforme “Cronograma de Atualização do Rol Ciclo 2019-2020” terá parecer final publicado no segundo semestre de 2020. Vamos aguardar.

No ano de 2019, a Campanha Coração na Batida Certa mobilizou 25 ações educativas em diversas regiões do país e envolveu mais de uma centena de profissionais que viabilizaram a divulgação de informações ao público leigo com o apoio de materiais de comunicação como folders, cartazes, banners, camisetas, vídeos e infografias, além de veiculação de vídeos pela imprensa (TV Globo, TV Cultura e Band). Influenciadores digitais (artistas e personalidades em geral, com grande poder de disseminação de mensagens via redes sociais) divulgaram a mensagem da campanha, ampliando o alcance da mesma em milhares de pessoas. Por fim, evolui-se com o projeto junto às instituições de ensino, com a realização de atividades educativas em escolas, tendo-se como foco as manobras de ressuscitação cardíaca, projeto esse que se manterá na próxima gestão.






Voltar