A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em consonância com a constante evolução da medicina, com a experiência, tradição e o dinamismo do presente, atua fortemente para difundir o conhecimento científico, estimular a inovação e promover o desenvolvimento da especialidade e do cardiologista brasileiro para a realização de ações em prol da saúde cardiovascular no país.

Assumiu seu protagonismo na cena da medicina brasileira, participando ativamente da elaboração de diretrizes sobre diversos temas da especialidade, balizando à prática da cardiologia e investindo forte em programas de educação médica de qualidade, com foco na melhor evidência científica disponível.

Com a defesa de valores como ética, conhecimento, valorização profissional, integração e inovação, não há dúvida que a SBC lidera a constante transformação da cardiologia em ciência que beneficia o paciente.

Buscando representar e promover o desenvolvimento do cardiologista, disseminar ciência e realizar ações em prol da saúde da população brasileira, a SBC estabeleceu a parceria com o American College of Cardiology (ACC), que já rendeu frutos com a realização de quatro web meetings, com absoluto sucesso, que propiciaram o intercâmbio científico de elevado nível.

Em mais uma ação, que reforça a aliança entre as duas maiores sociedades cardiológicas das Américas, a SBC e o ACC promovem no próximo dia 12 de setembro o 1º Simpósio Virtual Internacional de Cardio-Oncologia.

O câncer e as doenças cardiovasculares são as líderes de morbimortalidade no mundo, sendo a transição demográfica um motivo de aumento da prevalência dessas enfermidades. Fatores de risco das doenças cardiovasculares são predominantes em diversos tipos de câncer e relevantes para múltiplos regimes de tratamento, pois eles podem se relacionar a cardiotoxidade. Além disso, pacientes oncológicos têm risco cirúrgico mais elevado e maior probabilidade de desenvolver complicações como arritmias cardíacas e eventos tromboembólicos. Por isso, é necessário ter um olhar especial para esse contexto médico.

A prevenção de fatores de risco de doenças cardiovasculares em pacientes com câncer e sobreviventes dessa doença são prioridades no campo da cardio-oncologia, uma nova fronteira do conhecimento científico em nossa especialidade. Como tal, importantes esforços na pesquisa estão voltados à prevenção, diagnóstico, tratamento desses fatores de risco das doenças cardiovasculares em pacientes oncológicos.

Há uma necessidade fundamental de expandir a educação em cardio-oncologia entre os especialistas em cardiologia e oncologia. Neste evento on-line internacional, sem custo de inscrição, colaborativo, os principais especialistas da área vão transmitir os conhecimentos atuais, difundir as melhores evidências científicas e impactantes na área. Também será apresentada a Diretriz Brasileira de Cardio-oncologia em detalhes, com discussão das recomendações.

Será uma oportunidade ímpar de debater sobre as doenças cardiovasculares e oncológicas, refletir sobre o cuidar do outro, moldar e transformar um campo em evolução que concentra na evidência científica, no foco no paciente, no envolvimento da comunidade científica e na colaboração multidisciplinar as oportunidades de integração e discussão das experiências para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das enfermidades que mais causam óbitos no mundo.

Dessa forma, a SBC acredita estar construindo o caminho para a liderança da qualificação do cardiologista para enfrentar os desafios da nova era que vivemos e quanto mais conseguirmos capilarizar esse conhecimento, melhor será a eficiência no atendimento aos pacientes e à sociedade.

Inscreva-se e participe do 1º Simpósio Virtual Internacional de Cardio-Oncologia!

Clique aqui e se inscreva!

 
Informe publicitário
 
 
 
 
  Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC Síndrome Metabólica e sua face mais oculta - O Fígado

Leia +

 
 
 
  SBC debate o futuro e os desafios da cardiologia SBC e ACC promovem 1º Simpósio Virtual Internacional de Cardio-Oncologia

Evento on-line gratuito será no dia 12 de setembro e vai discutir as experiências para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das duas enfermidades líderes em óbitos no mundo.

Leia +

 
  SBC debate o futuro e os desafios da cardiologia SBC debate o futuro e os desafios da cardiologia

Especialistas apontam que investir em pesquisa e melhorar os indicadores sociais da população podem diminuir os fatores de riscos para as doenças cardiovasculares.

Leia +

 
  SBC apoia reestruturação de hospital universitário em fundação em Manaus Cardiologistas alertam para necessidade de atenção a doenças do coração durante a pandemia

Médicos lembram que cardiopatias são responsáveis por milhares de mortes todos os anos no Brasil e, por isso, não devem ser relegadas a segundo plano.

Leia +

 
 
 
 
  Sequelas graves em pacientes curados de Covid-19 preocupam cientistas Recuperados da Covid-19 podem ter sequelas no coração

Evandro Tinoco Mesquita, presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca e coordenador da Universidade do Coração da SBC, falou à CNN.

Leia +

 
 
  Covid-19 atinge coração Jornal O Estado de S. Paulo também abordou que o novo coronavírus pode causar miocardite

Pacientes recuperados apresentam inflamação do miocárdio.

Leia +

 
 
     
  Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC

Leia +

 
 
     
  Inscrições gratuitas para os eventos da SOCERJ em setembro

Leia +

  SOCESP resgata memórias da entidade

Leia +

  SBC/SE promove eventos drive-in e virtual

Leia +

 
 
     
  Ex-presidente do DCC/CP é empossada como membro titular da Academia Pernambucana de Medicina

Leia +

 
  Confira o Posicionamento do DERC sobre a atuação médica durante a pandemia de Covid-19

Leia +

 
  Acesso ao site da SOBRAC tem crescimento de 300%

Leia +

 
  SBC/DA lança Curso de Doenças Raras – Módulo 1

Leia +

 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
Publicidade
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.