A Pandemia da COVID-19 e o Coração – Mais do que palavras, o importante é ter atitude!

Assistimos com grande preocupação o impacto da pandemia da COVID-19 que já vitimou milhares de brasileiros em 2020. Diante dessa emergência em saúde pública mundial, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com lastro na sua experiência de mais de sete décadas, assumiu uma postura de protagonista junto à comunidade brasileira na luta para reduzir a letalidade dessa enfermidade, sobretudo em indivíduos cardiopatas.

A partir da confirmação do primeiro brasileiro infectado em território nacional a SBC atuou tanto junto aos profissionais de saúde, amparando-os com conhecimento científico, quanto junto à população em geral ao divulgar informações respaldadas cientificamente em linguagem acessível para compreensão geral.

De pronto, foi instituindo um gabinete de crise e emitido um posicionamento claro sobre as implicações cardiovasculares da doença, com recomendações que deveriam ser adotadas nos mais variados cenários, que foram sendo atualizadas e disponibilizadas conforme necessidade.

Além das indicações técnicas, foi deflagrado um forte programa de educação médica continuada, composto de vinte e dois webinares sobre o tema, com a participação dos principais especialistas nacionais e internacionais, tanto da cardiologia, quanto de especialidades correlacionadas ao manejo da COVID-19. Esse programa teve público médio superior a quinhentos inscritos por atividade. Encontra-se também disponível, sem custos, o curso Coronavírus: O Cardiologista e a Prática Diária, que já foi assistido por mais de mil médicos.

Também foram incentivadas as publicações nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia e International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), sem qualquer ônus para os autores. Foram mais de 170 artigos recebidos somente na revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia, e totalizados 45 publicações em ambas.

Vale dizer que a SBC, em parceria com os departamentos especializados, emitiu posicionamentos para orientar os cardiologistas e demais especialistas sobre os mais diversos temas relacionados à COVID-19. Dessa forma, seja pela educação médica continuada, ou pelas publicações científicas, foi dada nítida prioridade ao tema.

Em audiência pública na Câmara dos Deputados alertamos que o excesso de mortes em 2020 decorreu sobretudo de causas relacionadas à COVID-19. Em relação as doenças cardiovasculares houve redução de 12% nas notificações de mortes por infarto e AVC. No entanto, as notificações de óbito por doenças cardíacas por causa indeterminada no domicílio aumentaram 50%. Ou seja, houve ampla divulgação do ponto de vista institucional.

Chamamos ainda a atenção para a necessidade de cuidados contínuos com os cardiopatas, mesmo durante a pandemia tratando, inclusive, da criação de um protocolo para garantir segurança nos atendimentos a pacientes, além de implementar procedimento de triagem para atribuir níveis adequados de atendimento e identificar precocemente casos suspeitos.

A SBC sempre deixou claro seu posicionamento em defesa da ciência e a necessidade do emprego de condutas baseadas em evidências científicas, tendo sua atuação reconhecida, inclusive pela Fiocruz e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Reiteradamente se preconizou o emprego de medidas de distanciamento social, bloqueio do vírus (como uso de máscaras), identificação e isolamento dos casos comprovados e suspeitos e ampliação de testes diagnósticos.

Ocupamos espaço generoso na mídia. Foram mais de 700 inserções nos veículos de maior influência do país - impressos, onlines, radiofônicos e televisivos. Como exemplo o editorial no jornal Folha de S.Paulo, entrevista ao Jornal da Record, programa no portal Veja Saúde, entre outras, disponíveis em nosso site.

Entre as pautas abordadas estiveram o aumento de mortes por DCV no domicílio, a redução de notificação de óbitos por infarto e AVC, fruto da inédita parceria com a ARPEN-Brasil que permitiu traçar um panorama mais claro sobre a pandemia nas diversas regiões do Brasil, e a relação entre medicamentos empregados para o tratamento das doenças cardiovasculares e as implicações na COVID-19.

Acompanhamos com atenção a implementação do Plano Nacional de Imunização para emitirmos um juízo de valor acerca do seu mérito e, assim, definirmos nossa colaboração com o poder público. A SBC é representada na Câmara Técnica do Ministério da Saúde, e aguardamos a finalização do documento para nos pronunciarmos definitivamente, porém, desde já defendemos a instituição rápida de um amplo programa de vacinação no Brasil.

Vivemos um momento de grave crise sanitária mundial que requer compromisso dos governantes e dos profissionais de saúde, e a adesão da sociedade civil às recomendações das autoridades sanitárias. Por fim, reiteramos a necessidade do fortalecimento do Sistema Único de Saúde, que é a maior esperança de acesso universal, integral e igualitário à saúde.

A vigilância permanente e a obediência a ciência sempre foi, e sempre será, o compromisso da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Todos contra o Coronavírus!

Marcelo Queiroga

 
 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
Publicidade
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.