Publicidade

Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Departamentos



SBC/GEMCA

Espiritualidade e Medicina Cardiovascular agora é Departamento


A Assembleia Geral de Associados Delegados realizada no dia 30 de Outubro passado aprovou a solicitação feita pelo Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular (GEMCA), para progressão a Departamento Especializado da Sociedade Brasileira de Cardiologia, acolhendo pareceres favoráveis do Departamento de Cardiologia Clínica, da Diretoria e do Conselho Consultivo da SBC.

A primeira reunião envolvendo Espiritualidade e Cardiologia aconteceu no 67º Congresso de Cardiologia da SBC ocorrido em 2012. Desde a criação do GEMCA em 25 de Março de 2013, estas atividades estão sempre presentes tanto no programa principal como nas atividades pré-congresso SBC. Com número crescentes de interessados, hoje somos 926 associados.

O reconhecimento da relevância da temática culminou com a inclusão de um Capítulo de Espiritualidade na Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular publicada em 2019, fato inédito nas diretrizes de todas as sociedades médicas mundiais.

Inúmeras Sociedades Regionais de Cardiologia criaram grupos semelhantes. Recentemente, foram estabelecidas parcerias comerciais com patrocinadores permitindo captação de recursos financeiros feita de forma integral para o GEMCA e com destinação específica para pesquisa clínica.

Como Departamento de Espiritualidade e Medicina Cardiovascular (DEMCA), renovamos o compromisso coletivo de equilíbrio, consistência e capacidade de trabalho, fortalecendo ações no âmbito da demandas de espiritualidade dos pacientes. Teremos mais atividades docentes, maior visibilidade e acesso aos recursos indispensáveis as pesquisas.

Nossos agradecimentos a todos aqueles que, com seus títulos acadêmicos, conhecimentos e espírito científico crítico e progressista, trouxeram credibilidade, respeitabilidade e construíram o DEMCA. Mais ainda, nosso reconhecimento e gratidão a todos que confiaram e prestigiaram estes anos de atividades dedicadas a Espiritualidade e Medicina Cardiovascular.




Voltar




EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski