Publicidade

Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Regionais



SBC/MG

Simpósio Regionais da SMC reúnem cardiologistas de todo estado


Promover debates com toda a cardiologia mineira, ainda que de forma virtual, em torno da difusão da ciência e da melhoria assistencial da população. Foi com esse objetivo que, ao longo do ano de 2020, as Regionais da SMC realizaram uma série de simpósios envolvendo especialistas de todo o estado e do Brasil. Os encontros, organizados pela primeira vez online diante das medidas de isolamento social, contaram com incentivo fundamental da SMC — que tem como pilar a congregação médica e a divulgação do conhecimento científico. No total, fizeram parte dos eventos cerca de 1140 pessoas.

O ciclo de Simpósios foi aberto pela Regional Leste, que realizou o último evento presencial da instituição, em 13 e 14 de março, em Juiz de Fora. Depois desta data, os Simpósios foram feitos de forma remota. Em 1º de setembro, a Regional Campo das Vertentes discutiu a atualização em insuficiência cardíaca. Em seguida, foi a vez dos cardiologistas do Norte de Minas, que abordaram aspectos da doença de chagas no dia 15 do mesmo mês. Encerrando o mês de setembro, no dia 29, o encontro da Regional Centro-Oeste teve como foco a hipertensão arterial sistêmica.

O tradicional Encontro Sul-mineiro de Cardiologia foi realizado virtualmente nas noites dos dias 6, 7 e 8 de outubro, com módulos sobre arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e diabetes e doença coronariana. Já nos dias 13 e 27 outubro, as Regionais Triângulo e Leste/Nordeste apresentaram seus Simpósios, respectivamente. O primeiro se dedicou às abordagens da cardiopatia e segundo fechou as atividades com discussões sobre a doença arterial coronariana estável.

União cardiologia mineira

Além de um reflexo do empenho dentro das regionais, a SMC vê o ciclo de encontros como fruto dos esforços em prol da união entre os cardiologistas mineiros. Em um balanço geral sobre o que foi realizado, o diretor de relacionamento com as Regionais da SMC, Frederico Toledo Campo Dall’Orto, reconhece que os Simpósios Regionais, neste ano no modelo virtual, “foram importantes para integrar mais os mineiros e fortalecer ainda mais a SMC como referência em educação continuada em Minas”.




Voltar




EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski