Publicidade

Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Regionais



SBC/SP

Centro de Treinamento da SOCESP retoma os cursos presenciais em outubro

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – volta a ministrar cursos presenciais, credenciados pela American Heart Association – AHA, em seu Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares a partir de outubro. A retomada só foi possível com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil e as medidas de segurança sanitária mantidas.

O diretor do Centro de Treinamento da SOCESP, Edson Stefanini, destaca a importância da população e profissionais de saúde estarem preparados para executar as manobras de ressuscitação. “São elas que salvam vidas, até a chegada de um socorro especializado”, explica o cardiologista. “A cada minuto sem qualquer atendimento, a pessoa perde de 7% a 10% a chance de permanecer viva”, informa Stefanini.

São 720 paradas cardíacas por dia no Brasil e a grande maioria ocorre dentro de casa ou na rua, onde familiares, amigos e pessoas próximas não sabem o que fazer. “Menos de 2% dessas pessoas chegam vivas aos hospitais. Infelizmente elas morrem no caminho ou na própria residência”, conta o coordenador dos Cursos do AHA na SOCESP, Agnaldo Piscopo.

Um estudo conduzido no Metrô de São Paulo e citado na Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar evidenciou sobrevida de 43% para pessoas que foram adequadamente atendidas com manobras de ressuscitação e desfibrilador até a chegada do socorro especializado. “O trabalho deu destaque ao Brasil sobre os demais da América Latina, por ter sido o primeiro a desenvolver um programa deste tipo”, informa a Diretriz.

O Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares da SOCESP promove cursos de BLS (Basic Life Suport) para a população em geral, ACLS (Advanced Cardiac Life Support) voltados para os profissionais de saúde e PALS (Pedriatric Advanced Cardiac Life Support) adaptado para treinamento em emergências de crianças e bebês. Todos com o aval da American Heart Association, entre outros.

Saiba mais em: https://socesp.org.br/centro-treinamento-socesp/cursos/


Diretor do Centro de Treinamento da SOCESP, Edson Stefanini


Coordenador dos Cursos do AHA na SOCESP, Agnaldo Piscopo

SOCESP promove campanha focada em crianças e adolescentes no Dia do Colesterol

Recentemente a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo encaminhou ao Ministério da Saúde um documento contemplando uma série de ações que podem ser adotadas pelo Governo Federal para o combate às mortes por doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por mais de 70% dos óbitos no país.

Entre as propostas constantes no documento está o rastreamento lipídico em crianças e adolescentes. De acordo com o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes – ERICA (http://www.erica.ufrj.br/), a presença de colesterol alto na infância e na adolescência tem-se mantido entre 30-40%. O ERICA é um estudo multicêntrico nacional feito com cerca de 75 mil estudantes, entre 12 e 17 anos, de 1.247 escolas brasileiras públicas e privadas, em 122 cidades participantes, incluindo todas as capitais. É coordenado pela UFRJ e tem o apoio dos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde. “É um equívoco associarmos ´colesterol alto´ às patologias ´de adultos´ quando, na verdade, a ocorrência da síndrome nas primeiras fases da vida é bastante significativa”, esclarece Maria Cristina Izar, diretora de Promoção e Pesquisa da SOCESP.

Segundo a cardiologista, o recomendado é que a dosagem do perfil lipídico seja feita a partir dos 10 anos, de maneira geral. Quando houver história familiar precoce para aterosclerose, algum fator de risco cardiovascular ou sinal clínico compatível com dislipidemias primárias graves, em crianças menores, a medição deve acontecer a partir dos 2 anos. “Entre as ações estratégicas propostas pela SOCESP para a promoção da saúde no âmbito governamental, a sugestão para as autoridades sanitárias é regularizar serviços de detecção, acompanhamento e controle de dislipidemia em adultos e crianças assintomáticos nos diferentes níveis de atenção do SUS, desonerando o Estado dos custos dos tratamentos de DCVs e promovendo a vida”, ressalta a diretora da SOCESP.

Durante todo o mês de agosto, a SOCESP realizou ações em mídias sociais – posts, entrevistas em vídeo e podcasts – de alerta aos pais e educadores sobre a importância de promover hábitos saudáveis nas escolas e em casa. Mais informações: https://socesp.org.br/publico/



Campanha da SOCESP pelo Dia Nacional de Controle do Colesterol Elevado nas mídias sociais


Campanha da SOCESP pelo Dia Nacional de Controle do Colesterol Elevado nas mídias sociais

Voltar




EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski