Publicidade

Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Regionais



SBC/SP

SOCESP tem vídeo publicado na campanha mundial do diabetes das Nações Unidas

A mensagem gravada do presidente João Fernando Monteiro Ferreira foi exibida nos canais da ONU News

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo enviou uma mensagem para a Organização das Nações Unidas – ONU – de alerta, prevenção e adesão ao tratamento do diabetes. O presidente da SOCESP, João Fernando Monteiro Ferreira, destacou que o Dia Mundial do Diabetes não é uma data comemorativa, mas uma data de alerta. “Há décadas sabemos que o diabetes é causa de mortes, seja pela doença cardiovascular, como o infarto e o derrame, mas também pela perda da qualidade de vida desses pacientes, pela doença da retina, levando a cegueira, pela doença renal, por necessidade de diálise, entre outras várias complicações.

João Fernando Monteiro Ferreira lembrou que 10% da população mundial tem diabetes e, no Brasil, esse índice está em torno de 7,5%. “Boa parte não sabe que tem o diagnóstico e quem sabe, em grande porcentagem, não controla a doença”. O Estudo Epidemiológico de Informações da Comunidade – EPICO, da SOCESP, revelou que, entre mais de nove mil pessoas de unidades básicas de saúde de 32 cidades paulistas, menos de um quarto apresentava valores de glicemia dentro das metas preconizadas. “Seja um multiplicador da mensagem de saúde, faça a busca ativa do diagnóstico do diabetes para você, amigos e familiares, com dosagem de glicemia no sangue, além de adotar hábitos saudáveis que auxiliam na prevenção e controle da doença”, completou o presidente da SOCESP.

A campanha da SOCESP, pela passagem da data temática, ainda contemplou uma série de posts nas mídias sociais, no site e exibição de vídeo com entrevistas de cardiologistas e integrantes dos Departamentos de Nutrição e Exercício Físico, alertando para a importância da alimentação, da atividade física e de se evitar a obesidade. A ação ainda ressaltou estudos que revelam a probabilidade de o diabetes ser uma herança indesejada deixada pelo novo coronavírus. Alguns trabalhos tiveram início após relatos de pessoas que passaram pela infecção, não eram diabéticas e desenvolveram a síndrome.


Presidente da SOCESP em vídeo exibido pela ONU


Voltar




EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski