Publicidade

Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Regionais



SBC/SP

Ieda Jatene será a nova presidente da SOCESP

“Pelo papel que as mulheres já exercem na cardiologia”. Dessa forma, a cardiologista Ieda Jatene embasa sua campanha para assumir a presidência da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) para o biênio 2022/2023, à frente de uma chapa na qual a participação feminina é notória. “Não se trata de uma campanha sexista, mas de valorização da forte presença de mulheres na especialidade dentro do Estado de São Paulo”, ressalta a cardiologista.

A relação entre a especialista e a SOCESP já soma duas décadas: entre 2001 e 2003, na gestão de Antônio Carlos Chagas, Ieda assumiu como 1ª secretária. Na época, coordenou o programa de capacitação de âmbito estadual para levar conhecimento sobre o coração a cardiologistas, pediatras, enfermeiros, berçaristas, cirurgiões cardíacos e neonatologistas.

O vínculo com a SOCESP também não é por acaso: ela é filha do primeiro presidente, Adib Jatene, que foi indicado ao cargo pelas lideranças da cardiologia paulista da época, em 1977, quando o acreano de origem libanesa já era referência internacional em cirurgia cardíaca. O seu irmão, Fabio Jatene, também foi presidente da entidade, entre 1997 e 1999.

Assim como seu pai se tornou um ícone da cirurgia cardíaca, tendo desenvolvido a cirurgia de Jatene, procedimento realizado em bebês que consiste na inversão da posição da artéria aorta e da artéria pulmonar, colocando-as na posição correta, Ieda é reconhecida por seu trabalho nas áreas de cardiopatia congênita e cardiologia pediátrica. Graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em 1979, Ieda tem especialização em cardiologia, cardiologia congênita e cardiologia pediátrica pelo Instituto Dante Pazzanese, além de doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é líder médica do serviço de cardiopatias congênitas e cardiologia pediátrica do Hospital do Coração (HCor).

Confira a Diretoria completa para o biênio 2022/23: https://socesp.org.br/noticias/area-medica/ieda-jatene-sera-a-nova-presidente-da-socesp-bienio-20222023/.


Ieda no hall dos presidentes da SOCESP



Ieda Jatene (ao centro) com integrantes da atual e da futura diretorias


A revista da SOCESP dedica uma edição exclusiva ao tratamento, diagnóstico
e prevenção da hipertensão arterial


A hipertensão arterial está associada a 45% das mortes cardíacas e 51% dos óbitos por doenças cerebrovasculares. “É um importante fator de risco modificável para doença cardiovascular, doença renal e óbito. Apesar da sua importância clínica e epidemiológica com elevada prevalência na população adulta, muitas vezes o diagnóstico e tratamento são negligenciados, colocados no ‘modo automático’”, ressalta o editor-chefe da revista da SOCESP, Marcelo Franken para justificar uma edição exclusiva da publicação para tratar do tema.
A revista traz oito artigos originais escritos por lideranças cardiológicas e outros seis redigidos por profissionais da saúde nas áreas dos seguintes departamentos da SOCESP: Educação Física, Farmacologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Serviço Social. A publicação destaca o diagnóstico da doença com as diferentes estratégias para aferição da pressão arterial, como medidas de consultório, monitorização residencial da pressão arterial e monitorização ambulatorial da pressão arterial.
Os artigos também abordam indicações sobre os exames complementares para os pacientes hipertensos, desde os mais básicos até a investigação mais avançada. “Uma vez diagnosticada a doença, a estratificação de risco cardiovascular torna-se fundamental para servir de base para o estabelecimento de metas terapêuticas a serem atingidas. Estabelecidas as metas, são discutidos os fármacos a serem empregados, bem como os grupos que podem se beneficiar mais de medicamentos em particular”, esclarece Franken.
Outra temática tratada na edição são as definições em relação à pressão alta resistente, as principais causas e a abordagem. “A hipertensão arterial em situações especiais constitui grande desafio para o clínico e o cardiologista e desta forma, as particularidades, por exemplo, na gestação, na doença renal, em pacientes com insuficiência cardíaca ou doença cerebrovascular também são abordadas”, explica o editor-chefe.

A edição tem como coeditores os professores Fernando Nobre e Luiz Aparecido Bortolotto e pode ser acessada em: https://socesp.org.br/revista/.



Voltar




EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski