Caros leitores,

Novas tecnologias na área de Imagem estão entre os temas do 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia e do Congresso Mundial de Cardiologia 2022, que acontecem simultaneamente de 13 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro. Nesta edição do Jornal da SBC, trazemos uma entrevista exclusiva com Carlos Eduardo Rochitte, membro da Comissão Científica da área de Imagem do evento e editor-chefe do ABC Cardiol.

Segundo ele, a área de Imagem será bem representada por todas as multimodalidades: ressonância magnética, tomografia, ecocardiografia e medicina nuclear. Além disso, haverá a participação da maioria das sociedades internacionais de Imagem, como a Sociedade Internacional de Ressonância Magnética Cardiovascular (SCMR) e as Sociedades de Medicina Nuclear, que terão sessões específicas dentro da programação do congresso, trazendo convidados internacionais qualificados.

E mais: o descuido com a saúde bucal pode ocasionar muito mais do que inflamações locais ou prejuízos na estética dentária. Também configura uma porta aberta para doenças periodontais e para o desenvolvimento de patologias sistêmicas, que podem ser muito graves, ainda mais se a pessoa possuir uma doença cardiovascular valvar. Entre elas, destaca- se a endocardite infecciosa. Veja reportagem sobre os sérios riscos que ela traz ao coração.

Boa leitura!

João Fernando Monteiro Ferreira
Presidente do Conselho Administrativo da SBC

 
 
 
 
  Congressos brasileiro e mundial de 2022 discutirão novas tecnologias para a área de Imagem Congressos brasileiro e mundial de 2022 discutirão novas tecnologias para a área de Imagem

Inteligência Artificial, amiloidose cardíaca, efeitos da Covid-19 no coração, impressão 3D e novas diretrizes estão entre os temas que terão destaque no evento.

Leia +

 
  SBC lançará nova diretriz sobre a cardiomiopatia da doença de Chagas durante 77º CBC Covid-19 favorece desenvolvimento de hipertensão arterial e doenças crônicas, ressalta SBC

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, SBC mostra que a doença foi o fator de risco mais importante para a morte de pacientes com Covid-19.

Leia +

 
  Endocardite infecciosa traz sérios riscos ao coração Endocardite infecciosa traz sérios riscos ao coração

Cuidar da saúde bucal é um dos fatores essenciais na prevenção da enfermidade, que pode ter consequências sérias a vida do paciente com doença valvar.

Leia +

 
 
 
 
 
  Infarto mata oito vezes mais as brasileiras do que o câncer de mama

Décadas atrás, para cada dez óbitos por infarto agudo do miocárdio, nove eram homens e apenas uma era mulher. Hoje, no entanto, elas somam quase 50% do total de mortes por ataque cardíaco, segundo estimativas da SBC.

Leia +

 
  Cigarro eletrônico não tem garantia de segurança, diz Anvisa; SBC alerta para o risco de infarto e síndrome coronariana

O equipamento gera partículas ultrafinas que conseguem ultrapassar a barreira dos alvéolos pulmonares e ganhar a corrente sanguínea, fazendo o corpo reagir com uma inflamação, que, quando ocorre nas artérias pode provocar uma lesão e resultar em problemas cardíacos graves.

Leia +

 
  Dia de Combate à Hipertensão - SBC realiza SBC aferição gratuita de pressão arterial na Estação Sé do Metrô de SP

Confira inserção no SP 1, da TV Globo, a partir do minuto 1:21.

Leia +

 
  Diretor-científico do GECESP – Grupo de Estudos de Cardiologia do Esporte do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular (DERC/SBC) chama atenção para importância dos exercícios físicos

Em entrevista à Rádio Nacional, Rodrigo Bougleux diz que as crianças tem que fazer no mínimo uma hora de atividade física.

Leia +

 
 
     
  Congresso da SBC-BA apresenta sua programação científica

Leia +

  O sistema para envio dos temas livres para o 41º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia já está aberto!

Leia +

  Internados no SUS por infarto morrem quase três vezes mais do que em hospitais privados e tema será abordado em Congresso da SOCESP

Leia +

     
  Centro de Atendimento e Diagnóstico Cardiológico do Hospital Luxemburgo chega para aumentar excelência e humanização em atendimentos

Leia +

 
 
 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA Presidente do Conselho Administrativo - João Fernando Monteiro Ferreira
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Júlio Matos, Carolina Gonçalves e Fabiane de Sá | Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.