Publicidade

Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Regionais



SBC/SOCESP

Revista científica aborda a inteligência artificial e o
tema também estará no 42º Congresso da SOCESP

A publicação temática sobre o assunto da inteligência artificial (IA) da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo traz mais de uma dezena de artigos sobre monitoramento remoto de pacientes, a aplicação nas diversas subáreas da especialidade, na tomada de decisões clínicas e cardiológicas, atual estado da arte e as perspectivas futuras e de que forma ela pode ser importante até na adesão dos pacientes aos tratamentos, entre outros temas.

“Reunimos trabalhos sobre como a IA já está inserida na prática da cardiologia e de como devemos e podemos nos apoderar dessa tecnologia sem romper com as características humanizadas do atendimento e do acolhimento médico”, destaca o diretor de Publicações da SOCESP, Miguel Antonio Moretti. Segundo ele, apesar da evolução em relação ao potencial de facilitar a decisão médica, há também preocupações quanto ao papel do médico na era da IA. “Sob esses aspectos, os autores dessa edição trouxeram importantes informações que nos auxiliarão não só no entendimento da IA mas também na jornada por essa estrada”, completa Moretti.

A relevância do tema e a certeza de que a IA é um caminho sem volta para a medicina trazem a discussão para o 42º Congresso da SOCESP, que terá um módulo destinado à inovação e tecnologia, com participação das regionais e startups que atuam em saúde cardiovascular. O evento será nos dias 16, 17 e 18 de junho no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

“Embora a IA tenha um potencial de aplicação extraordinário, ainda temos desafios a serem superados. É importante estar atento aos limites éticos de sua aplicação, como o uso indevido, com interesses distintos que não sejam a melhoria de desfechos clínicos e processos; a segurança e confidencialidade dos dados; bem como a necessidade de contarmos com bases de dados confiáveis, entre outros”, explicou Fabio Jatene, professor titular de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da USP e vice-presidente do Conselho Diretor do InCor do Hospital das Clínicas da FMUSP. Fabio Jatene foi coeditor da publicação juntamente com José Mariani Junior. A Revista da SOCESP pode ser acessada em https://socesp.org.br/revista/ e o site do Congresso é http://socesp2022.com.br/.



Voltar




EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski