Page 1 - 105-Abr_2011.indd

This is a SEO version of 105-Abr_2011.indd. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Ano XVIII - Número 105

Publicação mensal da Sociedade Brasileira de Cardiologia - www. cardiol.br Diretor de Comunicação: Miguel Antonio Moretti - Editor: IbraimMasciarelli

Vice-presidente da SBC é eleita para presidir a

Interamericana

o o n e

4

p

q co

E

m uma eleição disputada por três candidatos, a atual vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Márcia de Melo Barbosa, foi eleita presidente-futura da Sociedad Interamericana de Cardiología (Siac), com os votos da quase totalidade dos países sul-americanos e dos três norte-americanos.

A eleição foi em Cartagena de Índias, na Colômbia, durante o 23º Congresso da entidade, no qual foi apresentada a candidatura brasileira pelo presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães, com o respaldo do presidente-futuro, Jadelson Andrade.

Para Jorge Ilha Guimarães, essa eleição se reveste de importância maior pelo papel que o Brasil pode e deve ter junto às demais sociedades interamericanas. O resultado da eleição é fruto de uma longa articulação da diretoria atual da SBC, que desenvolveu uma política externa de aproximação e intercâmbio com os países do continente. Segundo Márcia Barbosa, “esta vitória não é pessoal, mas o resultado do importante papel que a SBC representa na comunidade internacional, fruto do trabalho intenso da diretoria passada e atual”.

Falando ao Jornal SBC logo após a eleição, Márcia disse que o apoio das grandes sociedades associadas, como American College of Cardiology, American Heart Association, Canadian Cardiovascular Society, Caribbean Cardiac Society, Sociedad Sudamericana de Cardiología, permitirá a realização de um projeto integrador, tornando a entidade mais próxima das sociedades participantes da Interamericana. Outro objetivo que planeja alcançar é aumentar as relações com outras entidades dos demais continentes.

Em sua gestão, diz ela, outro objetivo é promover o desenvolvimento de diretrizes sobre problemas que envolvam o continente americano, como as doenças reumáticas e as moléstias tropicais, a exemplo do que

A ideia de diretrizes interamericanas permitirá cursos espec exper

A Siac foi fun dois a Argen para t

Forma Gerais Ecoca mestr Cardio espec Resso Doenç

tropicais. Na SBC foi presidente do VI Congresso de

o d

Page 1 - 105-Abr_2011.indd

This is a SEO version of 105-Abr_2011.indd. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »