This is a SEO version of 105-Abr_2011.indd. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 105 | Abril 2011 2
com tradução simultânea, Simpósios Internacionais com Sociedades de língua inglesa (DUKE, ACC, AHA, ESC). Em outra sala, teremos, também do primeiro ao último dia, Simpósios internacionais com Sociedades de língua espanhola (interamericana, Sulamericana, Espanha). Também nessa sala acontecerão os Simpósios com Portugal. Em uma sala de menor porte, teremos “Rodas Vivas” com os principais palestrantes. Nelas poderemos discutir e arguir todas as grandes estrelas da Cardiologia internacional que estarão presentes. Em outra sala, teremos somente apresentação e discussão de trials, do primeiro ao último dia, divididos por tema. Em outra, teremos Diretrizes em Debate. E outra, ainda, somente sessões de perguntas e respostas rápidas, sempre divididas por tema. E no último dia, acontecerão os highlights. Além dessas atividades, teremos mais de 120 sessões, divididas em Mesas-redondas, Colóquios, Como eu trato, Discussão de casos, debates etc.
Outro congresso de porte nacional ocorrerá de 25 a 27 de novembro, a 2ª Edição do BrasilPrevent, em Florianópolis. Nele, também haverá participação de grandes nomes internacionais.
Agendem-se. Prometo uma programação de altíssimo nível aqui no Brasil. Quem não puder sair para o exterior e frequentar nossos eventos, tambémterá oportunidade de atualização no mais alto nível.
No exterior dizem que o Brasil é a “bola da vez”. Vamos mostrar que, na Cardiologia, de fato somos. E isso não signifca que vamos arredar um centímetro da luta por melhores condições de saúde cardiovascular de nossas populaçõesmenos favorecidas enossa lutapormelhores condições de trabalho de nossos cardiologistas.
Um abraço a todos,
Pessoal, hoje quero contar algumas novidades na área científca. Nossa Diretoria vem realizando um trabalho excepcional nessa área, em duas grandes direções: para garantir o aumento do número de pesquisadores brasileiros na Cardiologia e para garantir uma real internacionalização. Por meio de cursos de formação voltados para lugares onde não havia tradição de pesquisa, estamos aumentando as possibilidades de estudos cardiológicos. Ao pensarmos na nossa inserção internacional, queremos garantir dois objetivos: permitir que o cardiologista brasileiro, sem sair de nosso país, consiga atualização do mais alto nível mundial, e, ao mesmo tempo, garantir que a participação brasileira em eventos internacionais ocorra no sentido de mostrar nossa expertise em condições de igualdade com os grandes nomes mundiais. Nesse sentido, consideramos como importantes conquistas as novidades a seguir.
Acabamos de combinar com o American College of Cardiology (ACC) a vinda do Curso do Fuster ao Brasil. Assinaremos o contrato no ACC, mas já acertamos local (São Paulo), data (11 e 12 de maio de 2012) e custos. Entendo como uma grande conquista trazer para o Brasil o melhor curso de Cardiologia do mundo, tornando-o acessível a um grande número de nossos cardiologistas. Agendem-se para reservar essa data e aproveitar essa grande oportunidade.
Também acertamos com a Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) um Joint Simposium no Congresso do ESC. Será o primeiro Simpósio realizado pelo ESC com um país estrangeiro. O tema escolhido foi Síndromes Coronarianas Agudas.
Em março ocorreu o Congresso Interamericano de Cardiologia, na Colômbia, também com boa participação de brasileiros no corpo de palestrantes.
Entendo como muito importante a introdução de brasileiros como palestrantes nos principais Congressos mundiais. Nossa presença nos Congressos do ACC, AHA e ESC coloca a Cardiologia brasileira em outro patamar internacional. Isso nos ajuda a trazer palestrantes para nossos eventos, para as inúmeras parcerias que temos realizado com outras Sociedades, a exercermos liderança na América do Sul.
O Congresso Brasileiro de Cardiologia de 2011, de 16 a 19 de setembro, em Porto Alegre, está com a programação científca praticamente pronta. Planejamos todo o Congresso num sentido vertical. Na sala principal teremos, do primeiro ao último dia,
Jorge Ilha Guimarães | Presidente da SBC - Biênio 2010-2011
PALAVRA DO PRESIDENTE
Jorge Ilha Guimarães
Presidente da SBC
Jornal SBC é o boletim informativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação mensal com tiragem de 11 mil exemplares.
Sociedade Brasileira de Cardiologia
Av. Marechal Câmara, 160/330 - Centro CEP: 20020-907 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 3478-2700 - e-mail: sbc@cardiol.br
Filiada à Associação Médica Brasileira
Presidente da SBC | Jorge Ilha Guimarães
Diretor de Comunicação | Miguel Antonio Moretti
Editor | Ibraim Masciarelli
Co-editores | Antonio Sergio Cordeiro da Rocha (RJ)
Nabil Ghorayeb (SP) Oscar Pereira Dutra (RS)
Redação | Av. Marechal Câmara, 160/330 - Centro CEP: 20020-907 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 3478-2700 e-mail: jornalsbc@cardiol.br
Departamento Comercial
Tel.: (11) 3411-5500 - e-mail: comercialsp@cardiol.br
Jornalista Responsável
José Roberto Luchetti, Mtb 30.638
Produção Editorial e Edição de Textos
SBC - Núcleo Interno de Publicações
Projeto Gráfco e Diagramação
SBC - Núcleo Interno de Design
Os artigos assinados não refetem necessariamente a opinião do jornal.
Impressão | Gráfca Editora Stamppa LTDA.
OPINIÃO DO LEITOR
O Jornal SBC abre este espaço para críticas, sugestões e comentários dos leitores. Envie sua opinião para o e-mail: jornalsbc@cardiol.br. Ela será essencial para o constante aprimoramento da publicação.
This is a SEO version of 105-Abr_2011.indd. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »