This is a SEO version of 105-Abr_2011.indd. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 105 | Abril 2011 4
DIRETORIA
Nova fase da campanha 12 por 8
ASociedadeBrasileiradeCardiologia jáestáestruturando a campanha do Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão, que será em26 de abril. Umnovo slogan foi criado“Quem tem bom coração combate a hipertensão” e, neste ano, todos os embaixadores estarão envolvidos na ação “Eu sou 12 por 8”, como no cartaz.
Lançada no ano passado, a campanha tem sido amplamente divulgada em TV, rádios, revistas, jornais, internet e no hotsite: www.eusou12por8.com.br. “A ideia é informar à população a necessidade de se medir a pressão arterial, aumentar a detecção precoce da doença e estimular a prevenção e o controle, pelo estímulo à adoção de alimentação saudável, da prática de atividades físicas e, se necessário, o uso regular de medicamentos indicados pelo médico”, explica o presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC (DHA) Marcus Vinicius Bolívar Malachias.
Os embaixadores “Eu sou 12 por 8” têm se sensibilizado com a causa e vestido a camisa da campanha, emprestando seu carisma e seu prestígio para alertar a população sobre os benefícios da prevenção e controle da hipertensão: Lázaro Ramos, Carolina Ferraz, Letícia Sabatella, Guilhermina Guinle, Ney Matogrosso, Samuel Rosa, Humberto Gesinger, Ricardo Amorim, Lucas Mendes, Sarah Oliveira, MV Bill, entre outros que já aderiram.
“Pretendemosmobilizar asRegionais eos representantes do DHA na data temática, mas também promover o tema ao longo de todo o ano”, completa Malachias.
Domenino Corrado
confrma presença no “BrasilPrevent”
O professor Domenico Corrado, uma das maiores autoridades mundiais em Cardiologia do Exercício, confrmou que virá para o 2º BrasilPrevent, previsto para 25 a 27 de novembro, no Costão do Santinho, em Santa Catarina.
O coordenador de Assuntos Internacionais da SBC, Felipe Simão, que é também o responsável pela organização do evento, adianta que Corrado fará uma conferência sobre o“Papel do exercício na prevenção da morte súbita e o papel do exercício no paciente destreinado’’, além de participar do módulo “Importância do exercício na prevenção das doenças cardiovasculares”.
Corrado é professor de Medicina Cardiovascular na Faculdade de Medicina de Pádua, na Itália, diretor-associado do Laboratório de Eletrofsiologia da mesma instituição e consultor do Center for Sports Medicine de Pádua. O especialista italiano, que tem mais de 70 trabalhos publicados nas mais importantes revistas
científcas do mundo, tem como principais áreas de interesse a epidemiologia, patologia e patofsiologia da morte subida em jovens e atletas, as bases genéticas e morfológicas das condições de risco herdadas para a arritmia e a morte súbita e a estratégia de identifcação do risco cardiovascular para a morte súbita durante o esporte, bem como os desfbriladores implantados na prevenção da morte súbita por arritmia.
Para Felipe Simão, a importância do “BrasilPrevent” e da presença do Prof. Corrado decorre do fato de que
até 2025 o Brasil será o campeão mundial de mortes cardiovasculares, “título que nada nos honra e do qual queremos nos livrar”, diz ele, e por isso mesmo, “tanto a gestão de Jorge Ilha como a gestão futura, que será encabeçada por Jadelson Andrade, têm como um de seus objetivos a prevenção das doenças cardíacas”. Segundo Felipe Simão, a prevenção é o caminho para que não se realize a previsão da mortandade cardíaca prevista para o Brasil, “nesse campeonato cujo objetivo é que o país conquiste um dos últimos lugares”.
Cartaz da campanha Eu sou 12 por 8
This is a SEO version of 105-Abr_2011.indd. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »