This is a SEO version of 108-Jul_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 108 | Julho 2011 6
DIRETORIA
SBC tem atuação determinante em quatro
eventos na luta contra o tabagismo
No mês de maio, em que se comemorou o Dia Mundial sem Tabaco, o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, Dikran Armaganijan, defendeu no Senado Federal a proibição do fumo em ambientes fechados em todo o Brasil. O Ministério da Saúde, por meio do INCA, promoveu dois workshops, um na sede da SBC, em São Paulo, outro no Rio de Janeiro, e a SBC ainda atuou ativamente no Fórum de Entidades Médicas que resultou na carta aberta “Controle do Tabaco - uma questão de interesse nacional”, e também esteve presente, ao lado do ministro da Saúde, na “Ofcina sobre Tabaco, Doenças Não Transmissíveis e Desenvolvimento”, realizado pela OPAS/OMS.
Dikran explica que o combate ao tabagismo é uma preocupação continuada da SBC e que seu pronunciamento, no Senado, foi no sentido de apressar a aprovação de projeto que tramita há quatro anos, cujo objetivo é proibir o fumo no Brasil inteiro. “Hoje, apenas quatro capitais têm a proibição”, diz ele, São Paulo, Curitiba, Aracaju e Florianópolis, e a presença da SBC em Brasília é importante porque, em razão do tamanho e da credibilidade da entidade, seu pronunciamento agrega força à posição das demais Sociedades envolvidas, Pneumologia, Pediatria e Oncologia. A exposição foi acompanhada por oito senadores e os demais foram representados por seus assessores técnicos da área da Saúde.
Já a Carta do Fórum das Entidades Médicas é assinada por maior número de Sociedades, além de AMB, CFM, Aliança de Controle do Tabagismo, e requer a aprovação, pelo Senado, do Projeto de Lei n. 315/08, que “promove
a política de ambientes fechados 100% livres do tabaco, protegendo a população contra os efeitos nocivos da fumaça ambiental e atualiza a lei 9294/96”, que está defasada.
O documento lembra que o tabagismo é a terceira causa evitável de adoecimento e morte no mundo, e causa no Brasil sete mortes de maiores de 35 anos por dia. Informa ainda que a fumaça do cigarro contém 4.700 substância tóxicas, várias delas cancerígenas.
Já o evento daOPAS, no setor das Embaixadas, emBrasília, teve a participação, além do ministro Alexandre Padilha e de Dikran Armaganijan, dos integrantes da Comissão de Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, de representantes das agências do sistema das Nações Unidas no Brasil, além das organizações da sociedade civil relacionadas com a luta contra o tabaco.
Durante o seu pronunciamento, o ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou que o tratamento do tabagismo oferecido pelo SUS terá um acréscimo de 63% em 2011 e que haverá ampliação dos recursos fnanceiros para que as Unidades Básicas de Saúde tenham programas específcos com medicamentos dirigidos à cessação do uso de tabaco.
“A atuaçãoda SBCnesses quatro eventos foi determinante e tivemos uma participação protagonista, o que retrata a credibilidade que a entidade conquistou e o respeito que tem das demais Sociedades de especialidades e integrantes dos organismos internacionais e públicos”, concluiu o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC.
Comercial da campanha “12 por 8” é
exibido na TV Globo
O ator Lázaro Ramos, protagonista da novela Insensato coração, daTVGlobo, foi a estreladomais novo comercial da campanha “Eu sou 12 por 8”. A peça publicitária foi exibida em vários horários na programação da TV Globo. “Lázaro Ramos foi embaixador no ano passado a convite do cardiologista baiano, Lúcio Rodrigues, e mais uma vez emprestou a sua imagem para a ação”, lembra o presidente do Departamento de Hipertensão da SBC, Marcus Vinicius Bolívar Malachias.
O comercial de 30 segundos alerta para a importância de reduzir o sal, controlar o peso, se exercitar e consultar
As regionais da SBC promoveram atividades nos Estados pelo Dia Mundial sem Tabaco. Em Teresina, houve verifcação da pressão arterial, circunferência abdominal e distribuição de folder com orientação sobre doenças cardiovasculares, na Rua Senador Teodoro Pacheco e na Avenida Raul Lopes. As duas atividades tiveram ampla cobertura da imprensa local.
Ações regionais
TV Meio Norte grava as atividades com a população, em Teresina
regularmente o médico. “Isso pode tirar você de uma triste estatística brasileira. A hipertensão causa derrames e doenças do coração”, alertou Lázaro Ramos na gravação. “Quem tem bom coração, combate a hipertensão. Acesse eusou12por8.com.br e aprenda a viver mais”, completou.
“A exibição do comercial aumentou a visitação no site da campanha e levou informação para milhares de pessoas que acompanham a programação da emissora”, comemora Malachias.
Saiba mais sobre a Campanha do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Quem tem bom coração combate a hipertensão.
Acesse o site: www.eusou12por8.com.br
This is a SEO version of 108-Jul_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »