This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Ano XVIII - Número 106 - Maio
Publicação mensal da Sociedade Brasileira de Cardiologia - www. cardiol.br Diretor de Comunicação: Miguel Antonio Moretti - Editor: IbraimMasciarelli
Cardiosource será de graça para a SBC e poderá abranger Portugal
4
Ronaldo é o novo embaixador da campanha “Eu sou 12 por 8”
15
Portal Prevenção esclarece principais dúvidas da população
7
Congresso da SBC terá sete simpósios internacionais
6
SBC, há mais de uma década na luta contra o tabaco
Destaques desta edição
O
Cardiosource em Português, programa da SBC que faz uma atualização semanal em Cardiologia e também resume as principais conferências dos congressos internacionais, passa a sair de graça a partir de agora para a entidade brasileira, e é possível que deixe de ser apresentado apenas no portal da SBC, atingindo também o site da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
As novidades são decorrência da reunião que a diretoria do American College of Cardiology teve em News Orleans, durante o Congresso anual da entidade, com o presidente atual da SBC, Jorge Ilha Guimarães, com o presidente-futuro, Jadelson Andrade, com o representante brasileiro do ACC, Antonio Carlos Chagas, e com o diretor-executivo do Cardiosource nacional, Roberto Giraldez.
Giraldez explica que quando o programa começou, o ACC cobrava US$ 25 mil anuais da SBC para que os brasileiros pudessem usar todo o material da entidade. Mas, após avaliação do nível do programa brasileiro, que só no evento de New Orleans fez 25 programas diferentes com outros tantos palestrantes, e ao saberem que há 15 mil acessos mensais ao Cardiosource, os norte-americanos concordaram em liberar todo o material de graça.
Com essa conquista, o presidente da SBC, Jorge Ilha, foi para o Congresso Português de Cardiologia e fez a “propaganda” do Cardiosource. Lembrou que os conferencistas portugueses têm sido entrevistados com frequência pelo programa. Recentemente, o próprio presidente da Sociedade Portuguesa foi entrevistado para comentar uma pesquisa, e salientou que o grande desenvolvimento do setor de Informática da SBC facilita a eventual injeção do programa no portal português. Embora ainda não haja uma resposta fnal, os portugueses fcaram muito interessados, garante Jorge Ilha.
Equipe de médicos
O Cardiosource nacional é dirigido por Roberto Rocha Giraldez, que, com uma equipe de cardiologistas, Expedito Ribeiro, Otavio Coelho-Filho, Bruno de Souza Paolino, Ricardo Moraes, Caio César Ferreira Fernandes,
Antonio Bacelar, Fernanda Seligmann Feitosa, Humberto Graner, Henrique Ribeiro, Rodrigo Barbosa Esper, Augusto Celso Lopes Jr., Alexandre Volney, Monica Samuel Ávila e Luciana Saciloto, responde pelos dois programas, o de atualização semanal e a cobertura dos congressos internacionais.
Nos eventos no exterior, conta Giraldez, “analisamos a programação e selecionamos as conferências que interessam mais à comunidade cardiológica, principalmente trabalhos com forte implicação clínica”, diz, e cujos resultados podem mudar a conduta médica e o tratamento dos pacientes.
O próximo passo é fazer um resumo por escrito da apresentação, resumo esse que inclui gráfcos e estatísticas e em seguida o autor da palestra é entrevistado, faz um resumo da apresentação e responde aos questionamentos da equipe de médicos brasileiros.
O vídeo, em inglês, é editado pela equipe, que faz legendas emportuguês, eomaterial édisponibilizadono www.cardiol.br, no qual quem não pode ir ao Congresso tem a possibilidade de acompanhar as apresentações e de ouvir as respostas a perguntas que gostariam de fazer, colocadas pela equipe do Cardiosource para os entrevistados.
Para Jorge Ilha, esse trabalho é tão bem feito e de tanta utilidade para os cardiologistas, que não é surpresa o interesse dos portugueses. Para eles será muito mais barato receber o produto fnal preparado pela experiente equipe brasileira, do que desenvolver seu próprio programa.
E ainda, participação da SBC no Congresso Português de Cardiologia (pág. 3) e a vinda do Curso do professor Valentim Fuster ao Brasil (pág. 17)
Roberto Giraldez e equipe de cardiologistas na cobertura do ACC.11, em New Orleans.
This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »