Page 2 - 106-Mai_2011

This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

EDITORIAL

IbraimMasciarelli | Editor do Jornal SBC - Biênio 2010-2011

Jornal SBC 106 | Maio 2011 2

Tivemos também reuniões informais com a Sociedade Europeia, nas quais reafrmamos nossos acordos e a vinda de oito europeus ao Congresso Brasileiro, sem custos para a SBC. Defnimos ainda a inclusão de um Joint Simposium com a SBC no Congresso da ESC, já neste ano. Essa será também uma atividade pioneira da própria ESC, a ser inaugurada pelo Brasil. Começa realmente a acontecer aquilo que é nossomaior objetivo nas relações internacionais: a via de mão dupla, com brasileiros sendo protagonistas em simpósios conjuntos da sociedade europeia.

Por fm, conversamos com a Sociedade Espanhola, também acertando nossas parcerias e a vinda dos espanhóis ao Congresso da SBC, sem custos para a SBC.

Para encerrar, quero relatar algo inacreditável até pouquíssimo tempo atrás: tive o oferecimento de mais de 100 colegas de primeira linha, de todo o mundo, para palestrarem no Congresso Brasileiro, sem ônus para a SBC. Também instituições referências no mundo ofereceram pessoas para nosso Congresso e programas a serem desenvolvidos no Brasil, sempre por conta de seus órgãos de origem.

Isso é consequência da“descoberta”do Brasil, do grande número de brasileiros nos Congressos Mundiais, da melhora de nossa produção científca, das excelentes palestras que os brasileiros estão fazendo no mundo todo e, talvez a mais importante, de uma postura mais agressiva de nossa entidade, de tratar todos os assuntos de maneira direta com as outras Sociedades, sem subserviência ou prepotência, procurando sempre um diálogo aberto, objetivo e produtivo.

Isso tudo é produto de uma diretoria que trabalha sem personalismos, pelo bem de todos. Alguns colegas têm sido presenças permanentes nessas reuniões: os Drs. Jadelson Andrade, presidente-futuro da SBC; a Dra. Márcia Barbosa, atual vice-presidente; e o Dr. Angelo de Paola, atual diretor científco. Outros colegas também nos ajudaram em reuniões específcas: o Dr. Walter Gomes, presidente da Sociedade de Cirurgia; o Dr. Antônio Carlos Chagas, presidente-passado; o Dr. Roberto Giraldez, editor do Cardiosource; o Dr. Fábio Vilas Boas, o Dr. Iran Castro, ex-presidente da SBC; e o Dr. Renato Lopes. A todos, o meu muito obrigado, de público. Não teríamos ido tão longe sem a ajuda desses colaboradores.

Fica, assim, o recado de que nossa Sociedade unida é muito mais forte do que podemos imaginar.

Um grande abraço a todos,

Prezados colegas,

Neste último mês, estivemos com intensas atividades internacionais. Gostaria de fazer um relato, mostrando o excepcional momento de nossa Sociedade.

No Congresso Interamericano, na Colômbia, tivemos duas importantes reuniões. A primeira, com a Sociedade Sulamericana, na qual solidifcamos nossas parcerias e nossa liderança, conseguindo um apoio quase unânime para a candidatura do Brasil à presidência da Interamericana. A segunda, com a própria Sociedade Interamericana, quando elegemos a Dra. Márcia Barbosa, atual vice-presidente da SBC, como presidente eleita da Sociedade Interamericana. Essa foi uma grande vitória da SBC e um grande retorno do Brasil ao cenário interamericano.

A seguir, houve o American College, em New Orleans, durante o qual também tivemos reuniões importantes. A primeira, com a World Federation, uma reunião muito dura, em que expusemos todas as difculdades que temos tido nas relações com essa instituição mundial. O resultado foi excelente, com promessas de relações institucionais e não pessoais, como acontece atualmente. No fnal, já numa fase de grandes entendimentos, solicitamos, com muitas chances, a vinda do Congresso Mundial do ano 2016 para o Brasil. Já estamos providenciando todos os documentos necessários para tal e candidatamos a cidade do Rio de Janeiro. Também isso considero uma importante vitória.

Na sequência, em reunião com o Dr. Valentin Fuster, assinamos o contrato para o New York Simposium (Curso do Fuster) vir para o Brasil em 2012. A data será 19 a 20 de maio de 2012, em São Paulo. Mais uma grande vitória.

Na reunião com o ACC, renegociamos os custos com o Cardiosource e acertamos a vinda de sete pessoas do ACC para o Congresso Brasileiro de Cardiologia de 2011, sem despesas para a SBC. Essa foi uma reunião coloquial, de amigos.

Em Portugal, tivemos outra excelente reunião, encaminhando defnitivamente a criação da Federação de Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa. O primeiro Simpósio dessa Federação ocorrerá em junho, em Moçambique, e será a primeira real atividade da Federação. Assinaremos os documentos necessários e os estatutos da Federação no Congresso Brasileiro. Também discutimos a inclusão de Portugal no Cardiosource em português, a inclusão do Brasil numa plataforma europeia de Educação Continuada, e a abertura dos hospitais brasileiros para estágios em subespecialidades para os portugueses.

Jorge Ilha Guimarães | Presidente da SBC - Biênio 2010-2011

PALAVRA DO PRESIDENTE

Jorge Ilha Guimarães

Presidente da SBC

Jornal SBC é o boletim informativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação mensal com tiragem de 11 mil exemplares.

Sociedade Brasileira de Cardiologia

Av. Marechal Câmara, 160/330 - Centro CEP: 20020-907 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 3478-2700 - e-mail: sbc@cardiol.br

Filiada à Associação Médica Brasileira

Presidente da SBC | Jorge Ilha Guimarães

Diretor de Comunicação | Miguel Antonio Moretti

Editor | Ibraim Masciarelli

Co-editores | Antonio Sergio Cordeiro da Rocha (RJ)

Nabil Ghorayeb (SP) Oscar Pereira Dutra (RS)

Redação | Av. Marechal Câmara, 160/330 - Centro CEP: 20020-907 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 3478-2700 e-mail: jornalsbc@cardiol.br

Departamento Comercial

Tel.: (11) 3411-5500 - e-mail: comercialsp@cardiol.br

Jornalista Responsável

José Roberto Luchetti, Mtb 30.638

Produção Editorial e Edição de Textos

SBC - Tecnologia da Informação e Comunicação SBC - Núcleo Interno de Publicações

Projeto Gráfco e Diagramação

SBC - Tecnologia da Informação e Comunicação

SBC - Núcleo Interno de Design

Os artigos assinados não refetem necessariamente a opinião do jornal.

Impressão | Gráfca Editora Stamppa LTDA.

A SBC agradece o patrocínio da EMS ao projeto Registros Brasileiros Cardiovasculares, matéria de capa da edição 104 do Jornal SBC.

Agradecimento

Ano XVIII - Número 104

Publicação mensal da Sociedade Brasileira de Cardiologia - www. cardiol.br Diretor de Comunicação: Miguel Antonio Moretti - Editor: IbraimMasciarelli

Investigadores clínicos apresentam avanço do Projeto “Registros Cardiovasculares”

Com a presença de representantes da maioria dos cem centros brasileiros que participam do maior projeto de pesquisa da SBC, os “Registros Brasileiros Cardiovasculares” realizaram, no dia 17 de fevereiro, no Hotel Pullman, de São Paulo, a segunda reunião dos investigadores clínicos envolvidos no trabalho.

A importância do estudo foi destacada pelo presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães, para quem, até agora, as Diretrizes têm mostrado o caminho como deve ser o atendimento dos pacientes cardiológicos, “mas só com os Registros poderemos conhecer efetivamente nosso mundo real, saber de fato como está sendo atendida a população”. Para ele, não há dúvida de que o atendimento cardiológico ainda “é muito ruim no Brasil”, tanto que mesmo na periferia das grandes cidades que abrigam as instituições de excelência, 65% dos infartados não chegam aos hospitais, “não recebem o atendimento adequado”.

A colocação foi referendada por Otávio Berwanger, do Instituto de Ensino e Pesquisa do HCor, que ressaltou o fato de que os Registros envolvem tanto os maiores centros, como os de cidades dos vários Estados brasileiros, tanto grandes como pequenas, para que a amostra seja a mais representativa possível da realidade nacional. Há centros, entre muitos outros, de Passo Fundo, São Paulo, São Luiz, Poços de Caldas, Manaus, Brasília, Teresina, Barbalha, Colatina, Caratinga e Aracajú, para citar apenas alguns, o que permitirá formar um quadro altamente confável sobre a mortalidade, a taxa de complicações e qual o atendimento que está sendo ministrado no Brasil.

Já o superintendentemédico e de relações institucionais do HCor, Luiz Henrique Almeida Mota, disse do orgulho que sente por ter sido sua instituição a escolhida para trabalhar com a SBC num projeto ímpar, que pela primeira vez é desenvolvido no território brasileiro com

abrangência tal que deve resultar em uma fotografa clara da realidade do atendimento.

Para o coordenador do projeto, Luiz Alberto Mattos, o trabalho, que conta apresentar já no Congresso da SBC de Porto Alegre, é ferramenta necessária e efcaz para subsidiar as políticas de Saúde Pública, para orientar a própria SBC nos programas de Educação Continuada, para que se possa saber quais os acertos, falhas e lacunas do atendimento cardiológico. Mattos concorda

com o presidente da SBC de que há muito o Brasil sente falta de um Projeto desse tipo. As Sociedades norte-americanas trabalham nessas pesquisas há 30 anos, enquanto os europeus entram agora em seu nono ano de Registros.

Investigadores Clínicos de hospitais de todo o Brasil na II Reunião dos Registros Brasileiros Cardiovasculares.

6

SBC dará descontos para residentes e jovens cardiologistas

9

Programa Obesidade Zero será implantado em todas as Américas

8

Confrmada a presença de Robert M. Calif no 66º CBC

4

Distribuição gratuita de medicamentos é luta antiga da SBC

Destaques desta edição

Só com os Registros poderemos conhecer efetivamente nosso mundo real, saber de fato como está sendo atendida a população.

104-Mar_2011.indd 1 4/3/2011 12:09:42

Prezado Leitor,

A nova fase do Jornal SBC, com periodicidade mensal, tem-nos dado a satisfação de poder prestar contas de modo mais adequado à comunidade cardiológica brasileira e consideramos este fato como sendo da maior relevância. A projeção internacional da sociedade é sem dúvida algo que enche a todos nós de orgulho e alegria, mas a atuação da SBC, suas regionais e seus departamentos no território nacional é a nossa principal razão de ser.

Asolidezeoreconhecimentocientífcoque temosobtido ao redor do mundo servem de amparo e lastro para que possamos, como sociedade, continuar lutando pela educação científca continuada, pelo aprimoramento da qualidade da Cardiologia brasileira e pela melhoria da

qualidade de trabalho do cardiologista. O estreitamento dos laços com órgãos federativos de regulamentação da prática médica tem dado à SBC espaço para participar dos debates fundamentais sobre condições de trabalho e de prática da Cardiologia.

Em consonância com o momento vivido, neste número do nosso jornal relatamos mais uma série de conquistas científcas e de ações junto à população e à mídia em geral que resultam emmaior visibilidade, maior respeito e maior penetração da SBC junto à sociedade civil, o que nos auxiliará ainda mais a representar o cardiologista nas mais diversas facetas de sua atividade.

Boa leitura.

Ibraim Masciarelli

Editor do Jornal SBC

Page 2 - 106-Mai_2011

This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »