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« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 106 | Maio 2011 13
UIDADO: laudos de ECG e HOLTER por não médicos
O fato: técnicos não médicos trabalham em conjunto com os cardiologistas nos laudos de HOLTERs e ECGs, fazendo a limpeza dos ruídos e distorções das gravações dos HOLTERs, entregando-os em seguida ao médico para análise e emissão de laudos. Por denúncia de colegas os que alguns desses auxiliares criaram de laudos e até, pasmem, “cursos” dessa nobre alisar ECGs e HOLTERs para não médicos. O situação é de isso escapar da área médica, isso não ocorra, além de fcarmos em alerta obtivemos sugestões dos Drs. Cesar Grupi e erg, do InCor, chamadas: “10 Mandamentos da em Eletrocardiologia (ECG e HOLTER)”.
agnóstico e instituir o tratamento são ‘atos porém a atenção à saúde é um trabalho de ultiprofssional, e na eletrocardiologia não . A participação de técnicos é rotina, mas no nosso meio, de formação adequada, e aí es acontecem e os 10 mandamentos das boas m Eletrocardiologia, que propomos, podem para a preservação ética e moral das interfaces ciente, médico-técnico e técnico-paciente.
CARDIONAUTAS
Jogos educacionais na Cardiologia
O jogo era visto como inimigo do trabalho, e, portanto, era desencorajado por ser inútil e promover o desperdício do tempo. Todavia, esse conceito mudou com o crescimento da internet, e agora muitos centros de ensino médico já adotamo jogo como principal ferramenta de aprendizagem.
Os jogos educacionais estimulam o ensino, criam ambientes colaborativos, ajudam a explorar e manipular a informação de forma interativa,
Responsável Augusto Uchida augustohiroshi@cardiol.br
l ayeb cardiol.br oesporte.com.br
Jogos educacionais que você pode conferir na internet
http://www.skillstat.com/learn.htm http://www.ecgsim.org/
http://www.hhmi.org/biointeractive/vlabs/index.html http://www.sp.tamucc.edu/pulse/
Conheça os mandamentos
1- Não autorize exames sem supervisão médica.
2- Instrua os auxiliares a se conduzirem dentro dos limites técnicos.
3- Não contrate terceiros a preço vil.
4- Preserve a qualidade técnica dos exames.
5- Conscientize-se do benefício de um laudo em cima da hipótese clínica.
6- Laudo equivocado continua pertencendo ao paciente, faça um laudo substitutivo.
7- Não se acanhe em chamar o paciente para uma repetição.
8- Entre em contato com o médico-assistente em caso de resultado envolvendo risco clínico imediato.
9- Considere criticamente as novidades tecnocientífcas.
10- Mantenha-se interligado às Sociedades especializadas
aumentam a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, melhoram a comunicação, promovem um feedback no processo de tomada de decisões e orientam o pensamento estratégico.
Na Cardiologia, os jogos educacionais já são utilizados para desenvolver competências e capacidades de resposta rápida, envolvendo meios que vão do role-play a avançados simuladores que recriamcondições reais.
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