Page 17 - 106-Mai_2011

This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Jornal SBC 106 | Maio 2011 17

EDUCAÇÃO

O tradicional Simpósio de atualização em Cardiologia, organizado pelo professor Valentim Fuster para o American College of Cardiology (ACC), será oferecido pela primeira vez fora dos Estados Unidos. O privilégio caberá ao Brasil, para onde virão as maiores expressões internacionais emCardiologia. O evento, que se reveste de imensa importância para a Cardiologia brasileira e de toda a América Latina, foi agendado para maio de 2012.

O contrato foi assinado em New Orleans durante o congresso do American College of Cardiology. A cerimônia de assinatura contou com a presença de toda a diretoria do ACC e da diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), representada pelo presidente Jorge Ilha Guimarães, o presidente eleito Jadelson Andrade, em cuja gestão será realizado o evento, e pelo governador do Capítulo do ACC no Brasil, Antonio Carlos Pallandri Chagas.

“Essa assinatura representa uma vitória da integração da atual e da futura diretoria da SBC”, diz Jadelson, “pois vários países pleiteavam a realização do simpósio em seu território, mas o escolhido pelo ACC foi o Brasil. O que demonstra o prestígio que a SBC alcançou junto a uma das mais importantes entidades de Cardiologia do mundo.”

O curso do professor Fuster já tem dez anos com duas edições anuais, uma no primeiro semestre, na costa Oeste dos Estados Unidos, e outra em Nova York, no mês de dezembro. Jadelson, que participou da segunda edição, diz que o evento é impressionante: “estavam 3.400 cardiologistas de países de todo o mundo e a importância é extraordinária. As maiores referências na Cardiologia, representadas por pesquisadores e especialistas de ponta nos diversos temas abordados no Simpósio, são escolhidas como conferencistas”.

O evento representa uma imersão em diferentes temas da Cardiologia, permitindo uma atualização científca e a retratação do que se pratica hoje nos principais serviços em todo o mundo. Durante o Simpósio, os

Pela primeira vez na história, o Simpósio anual Cardiovascular “Mayor Topics in Cardiology today” do Prof. Dr. Valentim

Fuster virá ao Brasil

especialistas apontam as direções que a Cardiologia deverá tomar nos próximos anos, tanto no aspecto de prevenção, como diagnóstico clínico e por imagem, terapêutica clínica, intervenção percutânea, cirúrgica e utilização de novos dispositivos.

O simpósio no Brasil está programado para os dias 19 e 20 de maio de 2012, no Sheraton WTC, em São Paulo. Pela grande importância que tem tido nos últimos anos, o Simpósio terá um impacto signifcativo não só para a Cardiologia brasileira, mas para toda a América Latina, onde será amplamente divulgado pelas Sociedades de Cardiologia da America do Sul e da Interamericana.

Os presidentes das sociedades de todo o continente americano demonstraram grande entusiasmo com a perspectiva, e solicitaram que a SBC envie material de divulgação para seus países. Para os cardiologistas de Argentina, Venezuela, Peru, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e mesmo do Caribe, é muito mais fácil e mais barato participar de um curso desse nível em São Paulo, do que nos Estados Unidos.

O professor Valentim Fuster, responsável pelo curso, chefa o Serviço de Cardiologia do Hospital Mount Sinai de Nova York, e é considerado o mais importante investigador da biologia molecular da doença coronariana. Ele estará presente no 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Porto Alegre, no qual fará a conferência de abertura.

Ainda, como curiosidade, o professor Fuster, nascido na Espanha, teve como primeira vocação não a Medicina, mas o tênis e foi como grande tenista que conheceu e se aproximou de Pedro Farreras, autor do principal livro de medicina espanhol. Quando Farreras, então com 45 anos, sofreu um infarto, convenceu Fuster a abraçar a Cardiologia. Quando o professor Fuster concluiu o seu curso de PHD em Edimburgo com a tese: “O papel das plaquetas na infecção miocárdica” já antecipava a importância que teria para a cardiologia mundial. Atualmente exerce os cargos de professor da faculdade de Medicina do Mount Sinai, professor de Harvard,

chefe do Serviço de Cardiologia do Massachusetts General Hospital e diretor geral do Centro Nacional de Investigaciones Cardiovasculares Carlos III, de Madrid.

As maiores referências na Cardiologia, representadas por pesquisadores e especialistas de ponta nos diversos temas abordados no Simpósio, são escolhidas como conferencistas.

Da esq. William A. Zoghbi, president-elect ACC; Jack Lewin, chieff executive ACC, Jorge Ilha Guimarães, Valentin Fuster, Antônio Carlos Palandri Chagas e

Jadelson Pinheiro de Andrade.

Page 17 - 106-Mai_2011

This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »