This is a SEO version of 104-Mar_2011.indd. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 104 | Março 2011 2
EDITORIAL
Uma Sociedade Moderna tem de se comunicar com seus sócios e com a população em geral. Esse objetivo é garantido, emgrande parte, por nossaTI. OPortal Cardiol é um trabalho grandioso, que garante a atualização de cerca de 300 mil páginas, com 700 mil acessos mensais, e é o 2º site de cardiologia mais acessado no mundo. Nossas notícias se fazem presente muito rapidamente em nosso site. Como a comunicação impressa também é importante, estamos reformulando o Jornal SBC para uma publicação mais dinâmica e jornalística, que passará a ter edições mensais para que as notícias não fquem “velhas”. Nosso jornalismo tem se mostrado efciente também nas diversas mídias, através do trabalho da assessoria de imprensa da SBC. O resultado disso é a cardiologia constantemente presente em todo o Brasil.
Mas, uma Sociedade não pode viver encastelada em si própria. Temos tido uma atuação muito forte na procura de um relacionamento com o Governo. No último ano, participamos de uma série de importantes ações governamentais, como a Saúde do Homem, o Programa Epidemiológico com o Exército Brasileiro, Pareceres para a ANVISA, e reuniões no Itamarati com os Ministérios da Saúde da América Latina. Neste ano, estamos trabalhando em projetos relacionados ao atendimento das doenças cardiovasculares no Brasil, a pedido do novo Ministro da Saúde.
Nossas Relações Internacionais estão muito fortes. Já tinhamosparceriacomoAmericanCollegeofCardiologia e com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia. Fizemos parcerias com as Sociedades Europeia, Espanhola e com o American Heart of Cardiology e refzemos as parcerias com as Sociedades Sulamericana e Interamericana. Teremos uma reunião comaWorldHeart Federationpara melhor defnir a presença brasileira neste organismo. O
Prezados amigos,
Hoje vamos conversar sobre nossa visão de uma Sociedade Moderna.
Uma SociedadeMédica temde ser forte cientifcamente. Nós somos! Fazemos mais de 800 eventos científcos por ano, nossa revista científca elevou seu fator de impacto, nosso Congresso é o maior da América do Sul e de grande conteúdo científco, temos bons programas de educação continuada. Está em elaboração o Livro Texto da SBC, que será adotado para a prova de especialista e, esperamos que seja a obra usada na educação e formação do cardiologista brasileiro.
Certamente, uma das grandes realizações dessa Sociedade foram as Diretrizes e todos os seus subprodutos: publicação nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Pocket Book, Sala de Diretrizes, Livro de Perguntas e Respostas comentadas. Hoje temos cerca de 100 Diretrizes em todas as áreas. Com isso, sabemos como as coisas devem ser feitas, mas não sabemos ainda como elas são feitas em nosso país. Assim, a próxima grande etapa a ser desenvolvida é a dos Registros Brasileiros, um audacioso programa já em andamento e contando com a adesão de mais de 100 hospitais e serviços em todo o Brasil. Vamos ter a fotografa real do atendimento cardiológico no país e, a partir daí, desencadearemos programas de educação continuada mais focados e realistas.
Paralelamente, nosso programa de Pesquisa está em andamento. Entendemos que não é nossa função fazer pesquisa institucionalmente, mas ensinar o cardiologista brasileiro a fazê-la. Com isso, em pouco tempo, teremos uma base de pesquisadores bem maior do que hoje espalhada pelo país e não apenas concentrada nos grandes centros.
Jornal SBC é o boletim informativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação mensal com tiragem de 11 mil exemplares.
Sociedade Brasileira de Cardiologia
Av. Marechal Câmara, 160/330 - Centro CEP: 20020-907 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 3478-2700 - e-mail: sbc@cardiol.br
Filiada à Associação Médica Brasileira
Presidente da SBC | Jorge Ilha Guimarães
Diretor de Comunicação | Miguel Antonio Moretti
Editor | Ibraim Masciarelli
Co-editores | Antonio Sergio Cordeiro da Rocha (RJ)
Nabil Ghorayeb (SP) Oscar Pereira Dutra (RS)
Redação | Av. Marechal Câmara, 160/330 - Centro CEP: 20020-907 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 3478-2700 e-mail: jornalsbc@cardiol.br
Departamento Comercial
Tel.: (11) 3411-5500 - e-mail: comercialsp@cardiol.br
Jornalista Responsável
José Roberto Luchetti, Mtb 30.638
Produção Editorial e Edição de Textos
SBC - Núcleo Interno de Publicações
Projeto Gráfco e Diagramação
SBC - Núcleo Interno de Design
Os artigos assinados não refetem necessariamente a opinião do jornal.
Impressão | Prol Editora Gráfca
Jorge Ilha Guimarães | Presidente da SBC - Biênio 2010-2011
PALAVRA DO PRESIDENTE
resultado disso tudo é uma notável inserção da SBC na cardiologia mundial. Em todos os principais eventos do mundo, cardiologistas brasileiros estão presentes como palestrantes e, para o Congresso da SBC deste ano, já temos mais de 50 convidados estrangeiros. Procuramos inovar também nos espaços em que se apresentarão, tendo a preocupação de colocá-los em conjunto com cardiologistas brasileiros, de forma que se estabeleça uma discussão científca entre iguais.
Finalmente, uma preocupação importante para uma sociedade moderna é a sua renovação. Entendemos que demos um grande passo para garantir que isso ocorra em nossa SBC. A política de inclusão dos jovens cardiologistas, com redução de taxas e da inscrição em nosso Congresso, nos traz novos sócios. Esta ação nos trouxe, de uma única vez, 140 jovens cardiologistas estagiários de grande hospital de São Paulo.
Tudo isso nos transforma e garante que continuaremos crescendo.
Um abraço a todos.
Prezado leitor,
Bem vindo à nova fase do nosso jornal SBC! Tentando aprimorar ainda mais a comunicação com o associado, prestando contas de modo mais dinâmico e com o objetivo de informar ainda mais tudo que acontece com a SBC, passamos agora a ter periodicidademensal, formato e conteúdomais dinâmico e ágil, tentando ajustar nosso veículo à realidade atual da sociedade. Atualmente, notícias, fatos, transformações e evoluções acontecem na velocidade típica da era digital e cabe a nós procurarmos adaptar o jornal SBC aos tempos que vivemos. Por outro lado, não desprezaremos a oportunidade que o jornal nos dá de uma refexão mais profunda e de um detalhamento dos acontecimentos mais relevantes. Esta será a tônica que procuraremos adotar. Estamos tentando construir, com a ajuda da sempre efciente infraestrutura da SBC e da competente assessoria de imprensa, um jornal que informe e atualize, sem perder de vista a oportunidade de se apresentar como um fórum de discussão e de refexão sobre os rumos da cardiologia e da SBC.
Esperamos, assim, atender ainda mais às demandas e às exigências dos nossos associados.
Boa leitura a todos.
Ibraim Masciarelli
Editor do Jornal SBC
Jorge Ilha Guimarães
Presidente da SBC
IbraimMasciarelli | Editor do Jornal SBC - Biênio 2010-2011
This is a SEO version of 104-Mar_2011.indd. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »