This is a SEO version of 111-Out_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 111 | Outubro 2011 11
DIRETORIA
Campanha agora é proibir substâncias
aditivas no cigarro
O Comitê Antitabaco da SBC, que há muito tempo está engajado com a Anvisa, outras sociedades médicas e com entidades da sociedade civil no combate ao tabagismo, apoia a luta pela proibição das substâncias aditivas que dão sabor diferenciado ao cigarro.
A SBC tem sido representada nas reuniões promovidas pelo Instituto Nacional de Câncer, órgão do Ministério da Saúde, por Silvia Cury, que representa o Comitê. Ela explica que o Brasil tem conseguido muitas vitórias na luta contra o tabagismo, tanto que, nos últimos dez anos, a porcentagem de fumantes adultos baixou para 16%, e continua caindo.
Recente levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apontou que o paulistano está fumando menos. De acordo com o estudo, o número de pessoas
que fumam dois ou mais maços de cigarro por dia na cidade de São Paulo caiu 31% entre 2009 e 2010.
A pressão para proibir as substâncias aditivas que dão sabor adocicado, de menta ou de frutas ao cigarro objetiva justamente evitar que as novas gerações iniciem o hábito de fumar. Os estudos demonstraram que, se movido pela curiosidade, um jovem e mesmo uma criança experimentam o cigarro, o sabor amargo é repulsivo, por isso a tática da indústria de mascarar esse sabor com aromas mais palatáveis.
A esperança da ONU, que fez a Convenção Quadro para o controle do tabagismo, é que, se forem vedados os cigarros com aditivos, menor número de jovens opte pelo vício, e é para que essa proibição vigore no Brasil que a SBC se engajou na campanha.
Troféu Senar de Tecnologia e
Pesquisa vai para a SBC
O Diretor de Pesquisa da SBC, Renato Kalil, recebeu em nome da SBC o Troféu Senar, na Categoria Tecnologia e Pesquisa, concedido à entidade pelas pesquisas que vem realizando a respeito da correlação da carne/risco cardíaco e resultados benéfcos do exercício. O prêmio, distribuído a cada ano por ocasião da Expointer, a Exposição Internacional de Animais, do Rio Grande do Sul, é promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sistema Fecomércio e do Jornal O Sul, da Rede Pampa, e é oferecido a entidades, empresas ou personalidades que tenham se destacado por ações importantes no campo da Agropecuária. Renato Kalil o homenagem em nome do presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães.
(Da esq.) Wagner Pires de Oliveira Junior (SBC-DF), Monica Andreis (ACT), Silvia Cury (Comitê Antitabaco da SBC), Paula Johns (ACT) e Márcio Sousa (Comitê Antitabaco da SBC)
Kalil explica que a SBC está patrocinando várias pesquisas com o objetivo de esclarecer efetivamente a correlação entre o consumo de carne e as doenças cardíacas, e esse trabalho de investigação se estendeu ao Congresso de Porto Alegre. Tanto é assim, diz Kalil, que ele mesmo, como diretor de Pesquisa, coordenou durante o evento uma mesa-redonda cujo objetivo foi reavaliar condutas em relação às restrições ao consumo de carne, à luz das mais recentes evidências e à evolução do conhecimento sobre o tema, com a presença do norte norte-americano Kevin J. Croce, de Harvard.
O Diretor de Pesquisa da SBC, Renato Kalil, recebe o Troféu Senar
This is a SEO version of 111-Out_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »