This is a SEO version of 111-Out_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 111 | Outubro 2011 14
Ministro da Saúde assina protocolo na
abertura do Congresso da SBC
Oministro da Saúde Alexandre Padilha assinou, durante a solenidade de abertura do 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, a consulta pública sobre a linha de cuidados relativos ao infarto agudo do miocárdio e a portaria ministerial que cria o protocolo da síndrome coronariana aguda. Durante seu discurso, ressaltou a importância da parceria com a SBC, para que possa ser vencido o desafo de reduzir drasticamente a mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil.
Asolenidadedeabertura, que lotouoauditóriodaFiergs, levando centenas de congressistas a acompanharem o evento por telões e pela internet, on-line, o que ocorreu pela primeira vez, teve na mesa diretora dos trabalhos, além do ministro da Saúde, o presidente da SBC Jorge Ilha Guimarães; o presidente eleito da SBC Jadelson Andrade; o presidente do Congresso Oscar Dutra; o diretor científco da SBC Angelo Amato de Paola; o presidente da Sociedade Riograndense de Cardiologia Gilberto Nunes; o secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde Luiz Odorico de Andrade; o presidente da Assembleia Legislativa do RS e o secretário de Estado da Saúde do RS.
Oprimeiro orador foi opresidente do 66º Congresso, que saudou os participantes e fez uma referência a Alexandre Magno, que exigiu que os médicos carregassem seu esquife, para que tivessem sempre em mente que para a morte não há cura. Foram entregues em seguida os prêmios “Mérito SBC – Ciência e Tecnologia”, entre os quais por contribuição à comunidade, por contribuição associativa, por dedicação à pesquisa, destaque docente, homenagem póstuma, que levou o auditório a aplaudir longamente o nome de Francisco Albanese, e o prêmio de professor internacional, oferecido ao professor Valestin Fuster.
O presidente da SBC Jorge Ilha falou a seguir, fazendo um resumo das realizações da entidade, destacando os 860 eventos anuais promovidos; o maior congresso da América Latina; o término em tempo recorde dos primeiros registros; o livro-texto cujo primeiro exemplar foi entregue na ocasião a uma representante dos jovens cardiologistas; a inauguração do Centro de Treinamento, onde agora começam a ser capacitados
CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA
Excesso de público ameaça segurança
durante Simpósio da Duke
Casoúniconahistóriados congressosdaSBC, foi necessária a intervenção do Corpo de Bombeiros para retirar parte do públicoque superlotoude tal formaa salaonde se realizava o Simpósio Internacional do Duke Clinical Research Institute, que a segurança do local fcou ameaçada. A incrível demanda demonstra, segundo os organizadores do evento, que os temas e as parcerias escolhidas atendem exatamente à demanda dos associados da SBC, que lotaram e extravasaramo auditório.
O evento, realizado no auditório 4, foi o Simpósio Internacional Conjunto, patrocinado pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, pelo Duke Institute, pelo Brazilian Clinical Research Institute e pela SBC.
os profssionais da Saúde do governo; e destacou o incremento das relações internacionais da SBC, de que é exemplo a presença de 1.400 congressistas brasileiros no Congresso Europeu de Cardiologia.
Jorge Ilha enfatizou a necessidade de a “SBC atuar na comunidade, oferecendo sua expertise inclusive para os 70 mil postos de saúde do governo, uma das iniciativas para reduzir o alto índice de mortalidade por doenças cardiovasculares do Brasil”. O mesmo tema foi abordado pelo ministro da Saúde, que ressaltou o desafo representado pelo envelhecimento da população e pela epidemia de obesidade que, segundo ele, levou 50%dos brasileiros a estarem acima do peso, 15% dos quais já são considerados obesos, enquanto 30% da população em idade escolar também está com sobrepeso, índice
que é de 15% no que se refere aos adolescentes.
O ministro ressaltou que em um projeto desenvolvido juntamente com a SBC, foi possível multiplicar por três o número de diabéticos que recebem medicação gratuita, e alongou-se na recente facilitação da oferta de trombolíticos, também fruto de trabalho conjunto com a entidade. Terminou sua apresentação falando da recente iniciativa que permitiu a toda a rede do SAMU o acesso via telemedicina, que garante suporte de informação ao médico que está em campo.
Terminada a cerimônia, o professor Valentin Fuster pronunciou a aula inaugural do 66º Congresso com o tema “Atualização da Aterosclerose: as três tendências da década”.
Padilha assina consulta pública na Cerimônia de Abertura do 66º Congresso
Os módulos, discutidos em mesas-redondas foram Arritmias, Valva Aórtica e Síndromes Isquêmicas Agudas, terminando o evento com um debate envolvendo todos os participantes.
This is a SEO version of 111-Out_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »