This is a SEO version of 111-Out_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 111 | Outubro 2011 23
Campanha do colesterol e Congresso do DA continuam repercutindo
Além das inúmeras reportagens citadas na edição 110 do Jornal SBC sobre o Dia Nacional de Controle do Colesterol e o Congresso do DA, outras tantas foram publicadas e exibidas emTV, rádio, jornais, revistas e internet. No Bom Dia Brasil, o presidente do DA, Raul Dias dos Santos Filho, falou do estudo a respeito do colesterol alto familiar, que se manifesta cedo e exige cuidados redobrados. O estudo foi anunciado durante o XIII Congresso Brasileiro de Aterosclerose.
Daniel de Araújo, do mesmo departamento, foi entrevistado pelo Correio do Povo de Porto Alegre e comentou a questão da alimentação e do sedentarismo no aumento de incidência de colesterol elevado. “Se não for tratado na infância ou adolescência, aumenta o risco da pessoa sofrer infarto aos 25 ou 30 anos”, alertou.
SBC NA MÍDIA
Sal em reportagem na revista Saúde e site português
A revista Saúde, da editora Abril, publicou reportagem de 4 páginas sobre o consumo de sal e a relação com a hipertensão, citando alguns estudos internacionais. A matéria foi tão importante que ganhou a capa da publicação. O coordenador de Ações Sociais da SBC, Carlos Alberto Machado, foi entrevistado e explicou os estudos: “Já se sabe que negros, obesos e idosos são mais sensíveis ao consumo de sal”.
O site português Actualidades também tratou do assunto e citou a campanha da SBC para reduzir o consumo de sal no país.
Porto
HOJE
18ºC – 24ºC
AMANHÃ
16ºC – 28ºC
12 Agosto, 2011 - 12:45 Controlo do consumo de sal pode reduzir mortalidade
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) afirma que o consumo de doses recomendadas de sal por dia pode contribuir para reduzir o número de mortes provocadas por doenças associadas ao consumo deste alimento.
O consumo excessivo de sal é responsável pelo desenvolvimento de uma série de doenças graves como hipertensão arterial, patologias cardiovasculares e renais, alerta a SBC, referindo que o ideal é que a pessoa consuma 2,3 mg de sal por dia, refere a Bibliomed.
A entidade considera que o número de óbitos associados às doenças provocadas pelo consumo exagerado de sal pode ser reduzido de forma significativa se houver um controlo, por parte da população, no que toca à ingestão de doses de sal.
FICHA TÉCNICA – Editora: Andreia Oliveira andreia.oliveira@fabricadeconteudos.com Redacção: Ana Rita Nunes rnunes@perspectiva-virtual.pt / Inês Almeida ialmeida@perspectiva-virtual.pt / Uliana de Castro uliana.decastro@perspectiva-virtual.pt Departamento Comercial: aoliveira@perspectiva-virtual.pt Informações:
geral@perspectiva-virtual.pt Secretariado: Ricardo Doce ricardo.doce@perspectiva-virtual.pt
» Risco de doenças coronárias é maior para mulheres fumadoras
» Clínicas Dentral Group podem cumprir um ano de prisão
» Realizado primeiro reimplante de rosto no México
Notícias relacionadas
Publicidade
» PSI 20 fecha semana a superar os 3%
» DECO condena aumento do IVA na electricidade e gás natural
» Corte de 7% na TSU obriga a encaixe adicional de 2,8 mil milhões de euros
» PCP contra aumento do IVA na electricidade e gás
Ver +
Últimas
Ajuda externa Ambiente Benfica bolsas
Conjuntura
Cotações Dívida pública desemprego economia Euribor futebol
Governo
musica Parlamento PS PSD
PSI 20 Saúde SCUT Tempo
Tags
Internacional Política Economia Desporto Sociedade Saúde Outros
Vida Natural ouve coordenador do Selo
A revista Vida Natural preparou uma matéria sobre a Cranberry, uma fruta pouco conhecida no Brasil, mas que temsidocitadaemestudos internacionais.Ocoordenador do Selo de Aprovação da SBC, Daniel Magnoni, disse que a fruta pode fazer tão bem ao coração quanto o vinho tinto. “Quando ingerida todos os dias em longo prazo, previne problemas cardiológicos”, constatou.
Campanha contra o tabaco repercute na imprensa
A ação da SBC, que envolveu atividades no portal da entidade, em virtude da passagem do Dia Nacional Sem Tabaco, defagrou uma série de entrevistas em emissoras de rádio, como Band News, Nacional, Globo, Tupi, entre outras. Falaram o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular, Dikran Armaganijan, e os integrantes do Comitê Antitabaco, Aristóteles Alencar e Silvia Cury. No programa E Aí Doutor?, da TV Record, a também integrante do Comitê, Jaqueline Issa, foi entrevistada e a boneca Altina da SBC foi exibida para demonstrar os males do tabaco no organismo.
Artigo de cardiologista brasileiro é citado no Wall Street Journal
O artigo “Interpretation of the Eletrocardiogram of Young Athletes”, que fez parte do pós-doutorado em Cardiologia do Exercício da Stanford University, e que teve o cardiologista gaúcho Ricardo Stein como segundo autor, foi comentado em vários artigos na imprensa, mereceu citação no www.theheart.org.com e até uma nota no Wall Street Journal.
O trabalho foi publicado nomês de agosto na Circulation e, em artigo assinado por Katherine Hobson, foi feito um comentário elogioso ao estudo, que enfatiza que o eletrocardiograma do coração de atletas altamente condicionados pode apresentar semelhança com alguns eletros de indivíduos com potencial risco de morte súbita.
Com base no documento, a articulista do Wall Street Journal insiste que a morte súbita cardíaca em atletas é rara, mas exercícios vigorosos frequentes podem servir como gatilho e desencadear eventos cardíacos em competidores com substrato estrutural ou não estrutural para doenças que estão “silenciosas”.
This is a SEO version of 111-Out_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »