This is a SEO version of 111-Out_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 111 | Outubro 2011 3
DIRETORIA
SBC participa de ação para controle das DCNT e coordenador é homenageado
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) teve importante participação no Fórum de apresentação do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, realizado no Hotel Nacional, em Brasília.
O evento foi aberto pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha, e debateu temas essenciais para reduzir as DCNT, como o controle do tabagismo, políticas para uma alimentação mais saudável, desafos na prevenção e controle da obesidade, implantação de programas de atividade física, entre outros.
O coordenador de Ações Sociais da SBC, Carlos Alberto Machado, participou ativamente dos debates. O
documento fnal, que está disponível no portal da SBC (http://socios.cardiol.br/noticias/2011/pdf/plano_acoes. pdf ), foi apresentado pela presidenta Dilma Roussef na ONU, em Nova York. “É um fato de extrema importância e foi a terceira vez na história das Nações Unidas que uma reuniãoé convocadapara tratar deumtema relacionadoà saúde. Aprimeira vez foi sobre a epidemia de poliomielite, a segunda, sobre AIDS e agora, para o enfrentamento das DCNT, que é a principal causa de mortalidade o mundo, exceto na África”, lembra o coordenador da SBC.
Carlos Alberto Machado recebeu correspondência, agradecendo pela participação: “a Coordenação Geral de Agravos e Doenças Não Transmissíveis, em nome do Ministério da Saúde, vem agradecer a vossa senhoria
pela participação na consulta ampliada sobre o Plano de Ações para o Enfrentamento das Doenças Crônicas no Brasil por meio do Formsus. Sinceros votos de estima e gratidão”, escreveu a coordenadora geral de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Carvalho Malta.
No Brasil, as DCNT constituem um problema de saúde da maior magnitude e correspondem a 72% das causas de mortes no país. Entre as ações que serão propostas pelo Brasil na ONU, estão: reduzir o consumo de sal, álcool e tabaco, reduzir a prevalência de obesos entre crianças, adultos e adolescentes, aumentar a atividade física, o consumo de verduras, legumes e frutas, entre outras.
(Da esq.) Carlos Alberto Machado (3º) e Alexandre Padilha (6º) entre representantes de sociedades de especialidade
(Da esq.) Alexandre Padilha e Carlos Alberto Machado
This is a SEO version of 111-Out_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »