• Ano: XVIII

  • Número: 110

  • Mês: Setembro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Faça o download ou clique no player para ouvir.



Telejornal

Outras matérias

SBC/PE

SBC/PE passa a atuar nas redes sociais promovendo maior interação com seus sócios

SBC/PE

 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia - Pernambuco passou a atuar nas redes sociais no mês de julho. Foi criada uma fan page da instituição no Facebook e todos os sócios foram convidados a visitá-la, conhecê-la e interagir com ela. O objetivo é se aproximar ainda mais de seus sócios e da sociedade de modo geral. Todas as novidades sobre a SBC-PE estão sendo periodicamente postadas na página, que também fará a cobertura do 21º Congresso Pernambucano de Cardiologia, entre os dias 11 e 13 de agosto.


As ferramentas do Facebook têm permitido, ainda, que algumas ações promovidas pela SBC-PE possam ser divulgadas. Um exemplo é o recente debate promovido na Rádio Jornal do Recife, que teve como mote o Dia da Doença Vascular Periférica, em 14 de julho. Seguindo recomendação da SBC nacional, o cardiologista Fernando Barros Filho e o cirurgião vascular Francisco Leandro participaram do programa radiofônico, esclarecendo as dúvidas da população. O áudio da entrevista está disponível na página do Facebook, que termina tornando-se um canal para o debate sobre a Cardiologia contemporânea e os seus desafios.


No ano em que comemora seus 65 anos, a SBC-PE mostra que está conectada aos recentes avanços tecnológicos e tendências de mercado, cuja atenção cada vez mais se detém no papel central que as redes sociais desempenham no mundo contemporâneo.


Para acessar ao facebook da SBC/PE, clique aqui.

SBC/RJ

Cerca de 2100 profissionais participam do 28º Congresso de Cardiologia da Socerj

SBC/RJ

 

O 28º Congresso de Cardiologia da SOCERJ, realizado de 3 a 6 de agosto, congregou cerca de 2100 profissionais, que consideraram o evento excelente. Com um modelo de reuniões interativas, abordando temas práticos e recomendações para adequada utilização das novas tecnologias, as discussões científicas entre os profissionais foram muito mais dinâmicas e com melhor aproveitamento. Durante o evento, foram realizadas eleições gerais para os Departamentos, Seções Regionais e para a Diretoria da SOCERJ, sendo a Prof. Dra. Gláucia Maria de Oliveira eleita Presidente da SOCERJ para o biênio 2012/2013.


Antecedendo o congresso, foi realizada na praia de Copacabana, a “II Caminhada SOCERJ Cuidando do seu Coração”. Mais de 1000 pessoas receberam orientações dos profissionais de educação física, enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social e psicologia sobre hábitos saudáveis, atividade física e prevenção das doenças cardiovasculares. Indiscutivelmente, o 28º foi um absoluto sucesso.

SBC/SP

Socesp apresentou o Curso de BLS - Suporte Básico à Vida - na 5ª Expo Emergência e Expo Proteção, realizada em São Paulo.

SBC/SP

 

A Socesp participou da 5ª Expo Emergência e Expo Proteção - o maior evento de formação profissional em Emergência e Segurança e Saúde no Trabalho do Brasil, entre os dias 10 e 12 de agosto, em São Paulo. A entidade apresentou o Curso de BLS - Suporte Básico à Vida - um dos únicos do país que seguem as regras e especificações da American Heart Association (AHA).

SBC/DA

Departamento promove Simpósio de "Dislipidemias na prevenção da aterosclerose: o tratamento hoje" durante 66º CBC

SBC/DA

 

O Departamento promove, durante o 66º CBC, o Simpósio "Dislipidemias na prevenção da aterosclerose: o tratamento hoje". O evento será no dia 18 de setembro no auditório número 11 do Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

Tema: “Dislipidemias na prevenção da aterosclerose: o tratamento hoje
Médico responsável: Hermes T. Xavier

Confira abaixo a programação:


12h40-12h45 - Abertura e introdução da dinâmica e do programa
Raul D. Santos

12h45-13h00 - Impacto da dislipidemia no risco cardiovascular.
Maria Cristina O. Izar

Parte 1 – Risco residual

13h00-13h15 - Reconhecendo o conceito de risco residual.
Andrei C. Sposito
13h15-13h30 - HDL baixo: quando e como tratar, hoje?
Antonio Casella Filho
13h30-13h45 - Triglicérides: qual o impacto real, quando e como tratar?
Hermes T. Xavier

Parte 2 – LDL-C como objetivo principal do tratamento.

13h45-14h00 - Estatinas: quando, quais e em que doses indicar?
Marcelo C. Bertolami
14h00-14h15 - Terapia combinada: quando, quais e como utilizar?
Francisco A. H. Fonseca
14h15-14h30 - Metas de LDL-C: para onde vamos, e quando iremos?
Raul D. Santos
14h30-14h40 - Perguntas e respostas


Mais informações no site http://departamentos.cardiol.br/sbc-da/2010.

SBC/DECAGE

Decage contribui para elaboração da I Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Processos e Competências para a Formação em Cardiologia no Brasil

SBC/DECAGE

Em 2011, a Sociedade Brasileira de Cardiologia inovou mais uma vez com a publicação da I Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Processos e Competências para a Formação em Cardiologia no Brasil. O DECAGE participou e contribuiu para a sua elaboração, tendo sido representado pelo Cardiologista Dr. José Maria Peixoto, representante DECAGE em BH, que resultou na inclusão, de forma itinerante, da inclusão de conteúdos relacionados ao envelhecimento cardiovascular e das peculiaridades no manuseio do cardiopata idoso como conteúdo imprescindível na formação do médico cardiologista no Brasil.


A Diretriz está disponível online: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2011/diretriz_tec.pdf


O conhecimento da cardiogeriatria cresce a cada dia, com o envelhecimento populacional. Assim, é importante para todos os médicos que lidam com o idoso. Desta forma é fundamental manter-se atualizado. Pensando nisto, o DECAGE convida a todos a participarem de seus eventos, que têm como característica básica a interatividade com o público participante dos eventos.


Calendário de eventos:

16 DE SETEMBRO, Porto Alegre – Curso Pré-Congresso de Cardiogeriatria.

Veja o cartaz do evento.

04 E 05 DE NOVEMBRO, Rio de Janeiro - VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOGERIATRIA.


E já estão abertas as incrições online!


Acesse o site do Congresso: http://departamentos.cardiol.br/decage/congresso2011/ .


ENVIE SEU TEMA LIVRE! Faça parte do evento mais importante da Cardiogeriatria do país!

SBC/DERC

XVIII Congresso Nacional do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação será realizado de 27 a 29 de outubro na cidade de Salvador

SBC/DERC

Prezados Sócios da Sociedade Brasileira de Cardiologia


O nosso XVIII Congresso Nacional do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular já está quase acontecendo! Salvador – BA aguarda vocês de 27 a 29 de outubro de 2011.


Acessem o site: http://www.congressoderc2011.com.br e façam as suas Inscrições, enviem os seus Temas Livres, inscrevam-se no Curso Prático de Ergometria e Teste Cardiopulmonar de Esforço e inscrevam-se para a Prova de Certificado de Atuação na Área de Ergometria. Tudo isso será feito através deste site.


A Programação Científica já está pronta e apresentando-se de uma maneira muito bem estruturada, interessante, atraente e atualizada. Todas as atividades científicas conseguirão ser atrativas desde o primeiro momento do início do Congresso, no dia 27-10-2011 às 8:30 horas, até o dia 29 (sábado) às 12:00 horas. Portanto, agendem-se para assistirem ao XVIII Congresso Nacional do DERC na sua íntegra! O nosso desafio será o de fazer com que todos os Congressistas venham a ter o desejo, necessidade e prazer em assistir ao Congresso até o seu final, no último momento do Sábado.


A Comissão Científica e Organizadora conseguiram, de uma maneira mágica, criteriosa e cuidadosa construir todas as atividades científicas e sociais, pensando em oferecer o melhor para vocês, sócios Congressistas. Vocês merecem este melhor e é isto que o Congresso do DERC Salvador/2011 está oferecendo. Este é o nosso desafio!


Programem-se e tragam as suas esposas, esposos e filhos, porque, também para os acompanhantes, estamos preparando coisas interessantes!


Esperamos todos vocês em Salvador!


Dr. Valdir Pereira Aires
Presidente do XVIII Congresso Nacional do DERC

SBC/SOBRAC

SOBRAC promove campanha de conscientização sobre fibrilação atrial

SBC/SOBRAC

 

No início do mês de agosto, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) realizou a campanha pulsAção: sentindo o ritmo do seu coração, com o objetivo de chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da adoção de tratamento adequado para a Fibrilação Atrial. Com ação presencial em São Paulo, mas com divulgação em nível nacional, a Campanha foi viabilizada pela parceria com a Biosense Webster.


A fibrilação atrial é, muitas vezes, silenciosa e pode ter sérias consequências, como o AVC e a insuficiência cardíaca. Por isto, ao proporcionar uma ação aberta à população, cumprimos mais uma vez nossa função ao disseminar a importância dos cuidados, da prevenção e do diagnóstico das Arritmias Cardíacas. Neste caso, em específico, da Fibrilação Atrial.


Na capital paulista a ação Campanha contou com uma mini-palestra sobre a doença com médicos ligados à SOBRAC e enfermeiros da área de cardiologia. O público assistiu a uma apresentação lúdica, na qual um percussionista ilustrou, com o uso de um instrumento musical de percussão, a diferença entre um ritmo cardíaco normal e o ritmo de um coração com fibrilação atrial. Foram apresentados também imagens em computadores de como é o funcionamento de um coração normal e o de um coração que sofre de FA. O evento distribuiu folders sobre a ação e a doença.


O hotsite www.ritmodocoracao.com.br com informações gerais sobre Fibrilação Atrial, formas de diagnóstico e tratamentos disponíveis no Brasil foi especialmente desenvolvido para a Campanha.


Com todos os objetivos de orientação e divulgação atingidos, agora a SOBRAC retoma os preparativos para a sua tradicional campanha Coração na Batida Certa, que acontece em novembro, em prol da divulgação da importância de tratamento das arritmias e morte súbita. Até lá.


Dr. Guilherme Fenelon
Presidente da SOBRAC


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2011 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br