• Ano: XIX

  • Número: 121

  • Mês: Agosto

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Esta edição do Podcast SBC não está disponível.



Telejornal

Outras matérias

SBC/AL

Regional divulga sua programação

SBC/AL

SBC/CE informa que realizou o I Curso de Emergências Cardiológicas no Conselho Regional de Medicina. Os temas tratados em julho foram os seguintes: “Emergência hipertensiva e edema agudo e pulmão”, “Síndromes coronarianas agudas sem supradesnivelamento de ST e com supradesnivelamento de ST”, “Aneurisma dissecante de aorta e tromboembolismo pulmonar agudo”, “Taquiarritmias e bradiarritmias”. E em agosto: “Basic life suport – BLS”.

 

SBC/CE

Evento "Highlights" contou com a presença de 55 cardiologistas

SBC/CE

A Regional reuniu-se em evento científico denominado “Highlights” dos grandes congressos mundiais do 1º semestre 2012, com presença de 55 cardiologistas, com ampla discussão científica, finalizada com jantar de confraternização.

 

Cardiologistas durante jantar de confraternização.

 

SBC/MT

Confira os eventos que ocorrerão durante o XVI Congresso

SBC/MT

O XVI Congresso de Cardiologia de Mato Grosso, de 16 a 18 de agosto, vai contemplar o XX Fórum da Sociedade Centro-Oeste de Cirurgia Cardiovascular, o II Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia e o II Simpósio de Enfermagem em Cardiologia. Os eventos serão no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com o tema: “Cardiologia – ponte para o futuro”.

 

SBC/PA

Comprovada tese que atesta os benefícios do açai

SBC/PA

O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador do açaí (95% é produzido no Pará), bebida rica em gorduras mono e poli-insaturadas, em fitosteróis e fibras. Apresenta na sua composição ácidos graxos de boa qualidade (60% monoinsaturado e 13% poli-insaturado), e é também rico em fibras e vitamina E. Recentemente, foram demonstrados alguns benefícios da Euterpe oleracea (açaí) no perfil lipídico e na atenuação das DCV num estudo realizado em convênio entre UFPA/Unifesp, envolvendo coelhos hipercolesterolêmicos, que foi tese de doutorado da pesquisadora e presidente da SBC-PA, Claudine Alves Feio.

 

A Regional, em parceria com o Laboratório Biolab Sanus, fará uma aula de Estudo Accomplish - característica do Benazepril e a combinação com amlodipino, com o palestrante Profº. Dr. Altamiro Reis.

 

SBC/PR

Regional promove ação de conscientização do colesterol

SBC/PR

Será realizada, na cidade de Curitiba, em 8 de agosto, uma ação de conscientização com relação ao colesterol. O foco será a relação entre colesterol e doença aterosclerótica. O evento será na Boca Maldita, no centro da capital. “Pretendemos realizar um trabalho de campo, com uma abordagem mais direta com a população, focando principalmente o aspecto preventivo”, contou Francisco Maia da SBC/PR.

 

SBC/PE

Mais de 100 pessoas participam de Simpósio

SBC/PE

A Regional realizou, no dia 14 de junho, seu segundo encontro de atualização. Dessa vez, o tema do Simpósio foi: “Válvula aórtica em evidência – Avanços na terapêutica da doença aórtica”. O Simpósio foi iniciado com uma mesa-redonda, coordenada por Deuzeny Tenório (PE), que destacou as novidades nas técnicas de abordagem da estenose aórtica grave. A SBC/PE conseguiu atrair uma plateia de mais de 100 pessoas, que tiveram a oportunidade de conhecer a experiência dos melhores especialistas da área, como Francisco Costa (PR), José Armando Mangione (SP), Honório Palma (SP) e Francisco Costa (SP).

 

SBC/RJ

Regional lança livro eletrônico

SBC/RJ

A SOCERJ acaba de lançar o livro eletrônico C@rdiologia: Prática Clínica. A publicação oferece recomendações práticas atualizadas em forma de perguntas e respostas, com noções básicas de como cuidar das condições cardíacas mais comuns encontradas na prática clínica. Cada capítulo é iniciado com um caso clínico, seguido de dez perguntas que procuram delinear o atendimento clínico-cardiológico. O livro eletrônico traz a facilidade de poder ser acessado por diversos meios como computador pessoal, tablets, smartphones ou notebooks. A versão contém 2392 páginas e está disponível no site da Amazon (www.amazon.com). Na ocasião foram distribuídas senhas do livro eletrônico da Socerj para os vencedores e participantes da plateia.

 

Com o objetivo de promover a discussão da Diretriz de Hipertensão Arterial da SBC, a Socerj e o Departamento de Hipertensão Arterial organizaram no dia 28 de julho um grande debate entre as Ligas de Cardiologia do Estado que contou com a participação dos sócios.

 

SBC/SP

Socesp assina termo de cooperação com Cremesp

SBC/SP

A Socesp, durante o seu Congresso em junho, assinou um termo de cooperação com o Cremesp visando ajudar jovens médicos, não apenas cardiologistas, mas também recém-formados e não especialistas, por meio de eventos que tratarão de questões éticas e de biomédica. Segundo o presidente da Socesp, Carlos Costa Magalhães, cabe também à entidade ajudar a comunidade médica em eventos de formação profissional. “Teremos julgamentos simulados que mostrarão casos verídicos de problemas médicos, por exemplo. Serão demonstrações de conduta do dia a dia”, afirma. O presidente do Cremesp, Renato Azevedo, disse que a parceria trará atualização mediante atividades de orientação e externou a preocupação das entidades com o futuro da medicina brasileira.

 

SBC/DEIC

I Jornada contou com participação de mais de 50 médicos

SBC/DEIC

No último dia 28 de agosto, foi realizada em Vitória da Conquista - BA, a I Jornada Nacional de Atualização em Insuficiência Cardíaca. O Evento promovido pelo DEIC, em parceria com a SBC-BA Seção Sudoeste, contou com a participação de Denilson Albuquerque, Fernando Bacal, Nadine Clausell e Fábio Vilas-Boas. Segundo o coordenador da Jornada, Adail Paixão, o evento representou um marco na educação continuada da região, contando com mais de 50 participantes, que tiveram a oportunidade de interagir e desfrutar do conhecimento dos especialistas. Segundo o Dr. João David, presidente do DEIC, esse foi o primeiro de uma série de eventos que serão realizados pelo interior do país, com o objetivo de descentralizar a educação continuada em IC.

 

SBC/DERC

Derc realizará Simpósio durante 67ºCBC

SBC/DERC

No dia 14 de setembro, das 14h30 às 18h30, abrindo o 67º Congresso da SBC, em Recife, o DERC realizará o seu tradicional Simpósio Internacional no Auditório 3 do Centro de Convenções de Olinda, Pernambuco. Após o encontro com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em Brasília, a diretoria do DERC realiza os procedimentos necessários para que o convênio entre ambos possibilite à população brasileira a informação científica qualificada, porém a ela transmitida em linguagem não técnica, de modo a contribuir no aumento da qualidade de vida, na redução da incidência das doenças cardiovasculares e da mortalidade. Tal iniciativa terá como um dos veículos para esse fim a revista do DERC. Os associados do DERC com as anuidades do Departamento não pagas até 2011 tiveram o seu débito anistiado pela Diretoria, através de decisão da Assembleia Geral, realizada durante o último Congresso do DERC, em Salvador. Portanto, o associado do DERC que estiver com as obrigações financeiras em dia com a SBC, poderá regularizar integralmente a sua situação com o Departamento, simplesmente efetuando o pagamento da anuidade de 2012.

 

SBC/DHA

Dois integrantes do DHA participarão do ESH Summer Course

SBC/DHA

O Departamento amplia as relações com a European Society of Hypertension. A convite da ESH, dois integrantes do DHA irão participar do ESH Summer Course, em setembro, na cidade de Dublin, Irlanda. São eles Audes Feitosa e Thiago Veiga Jardim. Também está confirmada a presença dos professores Antônio Coca e Josep Redon no Congresso do DHA em novembro, na cidade de Porto Alegre.

 

SBC/GEECABE

Simpósio Conjunto será realizado durante Congresso Brasileiro de Cardiologia

SBC/GEECABE

O Grupo de Estudos realizará no dia 14 de setembro, Simpósio Conjunto do Grupo de Estudos em Cardiologia Baseada em Evidências (Geecabe) e Funcordis, atividade pré Congresso Brasileiro de Cardiologia. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site http://www.funcordis.com.br/

 

SBC/GEECG

39º Congresso Internacional será realizado na China

SBC/GEECG

O Grupo de Estudos informa a realização do 39º International Congress on Electrocardiology, de 9 a 12 de agosto, em Beijing, República Popular da China. Essa é a primeira vez que o Congresso da ISE será sediado na China.

 

SBC/SBCCV

Elevação do FI da RBCCV confirma qualidade de cardiologistas brasileiros

SBC/SBCCV

O Departamento comunica a elevação do FI da RBCCV de 0,963 para 1,239, conforme o ISI – Thomson Reuters, tornando-se a 1ª no ranking em cirurgia, 6ª nas revistas nacionais e a 5ª do mundo na área cardiovascular. O fato confirma a qualidade do cirurgião cardiovascular brasileiro, fazendo jus ao legado dos mestres e pioneiros que tornaram a especialidade umas das mais respeitadas do mundo. Coroa a dedicação da equipe liderada pelo editor, professor Domingo Braile, assim como Ricardo Brandau, Rosângela Monteiro e os editores anteriores, Profs. Adib Jatene e Fábio Jatene, que tornaram a RBCCV a mais importante da Cardiologia na América Latina.

 

SBC/SOBRAC

Departamento divulga sua programação científica

SBC/SOBRAC

O Departamento realizará dois importantes eventos este ano: o XXIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, entre 28 de novembro e 1º de dezembro, em Curitiba, no Paraná. Com programação científica direcionada também aos cardiologistas clínicos, o evento contribuirá para o aprimoramento profissional mediante a participação de renomados cardiologistas e eletrofisiologistas do Brasil e do exterior. Outra oportunidade é o IV Curso Intensivo de Reciclagem, de 18 a 20 de outubro, no Hotel Quality Jardins, em São Paulo. O evento é composto por três módulos: I – Arritmias Cardíacas e Métodos Não Invasivos; II – Eletrofisiologia; e III - Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis.

Programe-se e participe!

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br