Ano: XIX
Número: 115
Mês: Fevereiro
Esta edição do Podcast SBC não está disponível.
SBC/CESociedade apresenta seleção de eventos para o primeiro semestre
SBC/CE
A Regional divulga a grade de programação para o primeiro semestre: em março haverá o Simpósio de Informática em Cardiologia com Augusto Uchida do Incor; em abril terá o I Congresso de Cardiologia do Sertão Central em Quixadá; em maio ocorre a reunião científica “Highlights” do ACC; e em junho, o I Congresso de Cardiologia da Região do Jaguaribe. (Da esq.) Cezário Martins (delegado e ex-presidente), Sebastião Abreu (conselheiro e ex-presidente), João Falcão (conselheiro), Carlos Bellini (diretor de comunicações), Ana Lúcia Leitão (vice-presidente), Eduardo Arrais Rocha (presidente 2012-2013), Fernando Ramos (diretor administrativo), Roberto Farias (diretor financeiro), Deoclécio (conselheiro).
|
SBC/DFRegional apresenta planos e metas da nova diretoria
SBC/DF
A nova diretoria, presidida por Renault Mattos Ribeiro Jr., terá como objetivo fortalecer a Regional, dando continuidade às atividades de educação continuada e na luta pela valorização do cardiologista. Em maio está sendo programado o XVI Congresso de Cardiologia de Brasília. Seguem abaixo os nomes da nova diretoria da SBC/DF:
|
SBC/PESBC/PE patrocina evento no Sertão
SBC/PE
Nos próximos dias 23 e 24 de março, a cidade de Petrolina, interior de Pernambuco, vai receber pelo terceiro ano consecutivo o Cardiovale – Simpósio de Cardiologia do Vale do São Francisco. A programação do evento, que conta com o apoio da SBC/PE desde sua primeira edição, em 2010, está sendo definida, mas seu foco é trazer temas de interesse de cardiologistas, intensivistas, especialistas em clínica médica e estudantes de medicina. As palestras vão acontecer no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e terão um total de carga horária de oito horas. A ação faz parte do empenho da SBC/PE em interiorizar suas ações, valorizando o polo médico no Vale do São Francisco e a presença da UNIVASF.
|
SBC/RJNova diretoria da Socerj toma posse
SBC/RJ
No dia 15 de dezembro de 2011 tomou posse a nova diretoria da Socerj, biênio 2012-2013. A cerimônia contou com a participação dos presidentes atual e passado da SBC, os Drs. Jadelson Andrade Pinheiro e Jorge Ilha Guimarães, além dos presidentes das demais sociedades regionais e cardiologistas do Rio. A presidente eleita, Gláucia Moraes, ressaltou que a missão dessa diretoria será resgatar a importância da Socerj no cenário regional e nacional tendo como foco a valorização do seu associado e como objetivos: transformar a Socerj na referência em cardiologia para os profissionais de saúde e população, assumir o papel de liderança técnico-científico da segunda maior regional e valorizar os aspectos éticos e de qualidade assistencial dos profissionais que atuam na saúde cardiovascular. Destacou algumas propostas que pretende implementar: estimular a filiação de sócio com ênfase nos jovens cardiologistas, aumentar a captação de recursos, educação continuada presencial e on line, indexar a Revista Brasileira de Cardiologia nas bases de dados internacional, criar Comissão de Planejamento Estratégico, rever e atualizar o estatuto da Socerj com base nas normatizações da SBC, estabelecer reforma administrativa visando à organização em processos, oferecer programas de prevenção primária para a população através da mídia, site e eventos de rua, elaborar programa para melhorar a qualidade assistencial e lançar o Livro Eletrônico da Socerj no próximo congresso que se realizará em abril de 2012.
|
SBC/RNSBC/RN realiza solenidade de posse de sua nova diretoria
SBC/RN
A Sociedade Brasileira de Cardiologia do Rio Grande do Norte (SBC/RN) realizou cerimônia para transmissão de cargo ao novo presidente da sociedade, Dr. Carlos Alberto de Faria. A solenidade aconteceu no Chef’s Bistrô, na praia de Ponta Negra. Estiveram presentes representantes do FENAM, CREMERN, AMB-RN e SINMED-RN, além de diretores dos biênios 2010-2011 e 2012-2013. Na ocasião o Dr. Itamar Ribeiro de Oliveira fez um relato das ações desenvolvidas em sua gestão e enalteceu a união dos cardiologistas do RN. O Dr. Carlos Faria parabenizou a gestão que se encerrava pelas realizações e convocou todos para luta por uma cardiologia atuante, moderna e com grande produção científica. Confira a diretoria da SBC RN 2012/2013:
|
SBC/RSCongresso 2012 da SOCERGS já tem data marcada
SBC/RS
Considerado o terceiro maior congresso de cardiologia do Brasil, o Congresso SOCERGS 2012, acontecerá entre 02 e 04 de agosto, no Centro de Convenções Serrano Resort e no Centro de eventos Hotel Serra Azul, em Gramado. O evento vai reunir palestrantes de renome nacional e internacional, além de profissionais de diversas especialidades. Ao mesmo tempo serão realizados os Simpósios de Especialidades em Cardiologia, que contemplam as áreas de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Em 2011 o SOCERGS não foi realizado, já que tivemos o privilégio de sediar o Congresso Brasileiro de Cardiologia em Porto Alegre. Evidências na Saúde Cardiovascular: Prevenção e Tratamento será nosso tema que norteará as mais de 120 atividades científicas que serão realizadas em 10 auditórios paralelos, cuja programação já começou a ser elaborada. Contamos com a participação dos sócios da SOCERGS na elaboração do programa, através do envio de sugestões pelo site. Todas as contribuições serão consideradas de forma a permitir a construção de um programa interativo e correspondente às expectativas de nossos atuais e futuros sócios. SOCERGS 2012, o melhor palco para discussão das novas práticas científicas em cardiologia. Agende-se! Justo Leivas
|
SBC/SCSBC/SC divulga seus próximos eventos
SBC/SC
A Regional anuncia os dois eventos já programados para os próximos meses. Em maio será realizado, em Florianópolis, o Congresso Internacional de Saúde Cardiometabólica, e em julho, na cidade de Joinville, o XII Congresso Catarinense de Cardiologia.
|
SBC/SPPosse da nova da diretoria da Socesp SBC/SP
O novo presidente da Socesp, Carlos Costa Magalhães, tomou posse junto com a nova diretoria (biênio 2012/2013) em um jantar em 27 de janeiro, em São Paulo. Carlos Costa Magalhães atua na cidade de São José dos Campos, onde, em 1984, com outros 23 médicos, fundou a Regional Vale do Paraíba da Socesp. Foi o primeiro presidente da Regional, e presidente de dois congressos.
|
SBC/DHADepartamento convoca associados a participarem do combate à hipertensão
SBC/DHA
O presidente do DHA, Weimar Cardoso, convida os
associados da SBC a se associarem ao departamento
e participarem ativamente do combate à hipertensão.
Para a filiação não há custos e o associado terá
benefícios como a Revista Brasileira de Hipertensão,
cursos online e descontos em congressos do DHA. O Departamento vai assinar um termo de intenções com a ESH para aproximar as duas sociedades. O documento será assinado em abril durante o Congresso Europeu de Hipertensão, em Londres, pelo professor Josep Redon, e pelo presidente do DHA, Weimar Barroso. Há possibilidades de importantes ganhos científicos, participação de cardiologistas da ESH nos statments do DHA e congressos e a contrapartida da participação brasileira nos congressos europeus.
|
SBC/DEICCongresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca será realizado em Gramado, de 31 de maio a 02 de junho SBC/DEIC É com imensa satisfação que iremos realizar o Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca novamente na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, após 7 anos da sua última edição. O Congresso do DEIC 2012 tem a responsabilidade de dar seguimento ao crescente sucesso dos eventos científicos precedentes. Planejamos congregar especialistas nacionais e internacionais, debatendo temas de relevância direta para a prática clínica e revisando as evidências científicas mais recentes. Os pesquisadores brasileiros também encontrarão ambiente propício para apresentarem e debaterem seus trabalhos científicos, nas já tradicionais sessões de pôster e temas livres. Seja bem-vindo, o DEIC 2012 já começou! O sucesso do evento depende de todos nós. João David de Souza Neto
|
SBC/GEECGDepartamento comemorou 50 anos do Curso de Eletrocardiografia em Barcelona na Espanha
SBC/GEECG
No final de 2011 realizou-se em Barcelona, Espanha, a comemoração dos 50 anos do "Curso de Eletrocardiografia do professor catalão Antoni Bayés de Luna", que com os seus quase 80 anos, mostrou o seu vigor científico e o reconhecimento da comunidade internacional da Eletrocardiologia pela suas intensas atividades. O que mais me impressionou não foram as presenças dos maiores nomes da Eletrocardiologia do mundo (os irmãos Brugada, Sclarowsky, Birnbaum, Kligfield, Elizari, Mc Farlane, Gorgels, Pahlm, Riera, entre outros), mas sim as discussões gerenciadas pelo professor Bayés de Luna que não tinham restrição de horário e serviriam de balizamento para o novo curso de Eletrocardiografia.Após mais de cem anos da descrição do método por Einthoven poder discutir durante dias as novidades da área foi muito proveitoso e revigorante para estimular e ensinar as novas gerações. O eletrocardiograma continua sendo considerado a ferramenta de melhor custo x benefício pois ainda é o "gold standard"nos momentos da agudos da cardiologia,como no infarto agudo do miocárdio e nas arritimias complexas, bem como nas condições de distúrbios metabólicos graves. O método tão simples ,agora reforçado pelos sistemas computadorizados e a transmissão à distância, pela biologia molecular, pela genética do coração e pelo desenvolvimento da eletrofisiologia,continua nos trazendo um prazer cada vez maior em discutir um traçado e notar que ainda não descobrimos tudo e podemos buscar mais informações e contribuir cada vez para o diagnóstico clínico cardiológico. Carlos Alberto Pastore
|
SBC/GERCPMO principal objetivo do departamento é a disseminação de programas de RCPM no sistema público e privado de saúde do país SBC/GERCPM O Grupo de Estudos em Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (GERCPM) nasce com a missão de beneficiar a Saúde Pública A Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM) é reconhecida como terapêutica obrigatória para a maioria dos portadores de doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas, sendo considerada estratégia de forte impacto na saúde pública já há algumas décadas 1. Entretanto, apesar dos comprovados benefícios advindos dos Programas de RCPM que influem dramaticamente nos desfechos principais das doenças cardiovasculares e metabólicas, como infarto do miocárdio, mortalidade por causa cardíaca e mortalidade por todas as causas 2,3, justificando a sua forte recomendação pelas sociedades médicas de todo o mundo4-9, na maioria das cidades brasileiras, mesmo nas capitais dos estados, os raros programas existentes se constituem em exceção à regra10. Lamentavelmente, no Brasil, apesar do seu insuperável significado em termos de custo-efetividade11-15, a RCPM não faz parte da cultura médica e não é devidamente aplicada como relevante estratégia de saúde pública pelos gestores do sistema de saúde. Portanto, é alvissareira a notícia de que no Congresso do DERC, realizado em outubro de 2011 em Salvador, tenha sido aprovada em assembléia a criação do Grupo de Estudos em Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (SBC/DERC/GERCPM). Na agenda do recém criado GERCPM consta como principal objetivo a desafiadora tarefa de disseminação de programas de RCPM no sistema público e privado de saúde do país, algo que obviamente exigirá uma ação que promova a conscientização e a educação dos médicos, em especial dos cardiologistas clínicos, visando ao uso massificado deste recurso terapêutico essencial. Concomitantemente, faz-se absolutamente necessária uma ação que esclareça os gestores de saúde das vantagens clínicas e econômicas da RCPM, recurso de grande aplicabilidade, dependendo para emplacar em termos nacionais de um mínimo de vontade política. Neste momento, o GERCPM surge com a idéia de constituir uma rede nacional de programas de RCPM, que deverá ser mais facilmente estabelecida com a adoção de um repertório básico de avaliação e prescrição de exercício, em condições de ser executado em qualquer ponto do país. Acredita-se que este protocolo básico, dentre outras vantagens, facilitará a criação de novos programas e permitirá o desenvolvimento de estudos multicêntricos prospectivos, de abrangência nacional, contribuindo para o surgimento de um ciclo virtuoso. Portanto, brevemente, o GERCPM deverá, por meio de uma diretriz, propor o protocolo básico de avaliação (clínica, funcional, qualidade de vida, função sexual etc.) e prescrição de exercícios (aeróbios e resistidos) a ser adotado pelos programas que constituirão a Rede Nacional de RCPM. Finalmente, para que o recém nascido GERCPM tenha vida longa e profícua torna-se fundamental a conscientização dos cardiologistas brasileiros, ora sendo convocados para fazerem parte desta história que se inicia, tendo a pretensiosa e nobre meta de influir nas condições da saúde pública em nosso país! Portanto, todos estão convidados para se inscreverem no GERCPM. Referências: Dr. Tales de Carvalho
|
SBC/SBCCVSociedade prepara comemoração para centenário do Profº. Zerbini
SBC/SBCCV
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular prepara uma série de eventos para comemorar o centenário de nascimento do prof. Euryclides de Jesus Zerbini, que nasceu a 12 de maio de 1912. O presidente da entidade, Walter J. Gomes, lembra que a história de Zerbini se confunde com a da Cardiologia brasileira, já que entre outras realizações ele fez o primeiro transplante cardíaco, criou a instituição que resultaria no InCor e formou várias gerações de cirurgiões cardíacos brasileiros e de países vizinhos, além de fundar a indústria nacional de próteses cardíacas. As comemorações previstas incluem exposições sobre o trabalho de Zerbini, que serão apresentadas inclusive no congresso anual da SBC.
|
SBC/SBHCIPosse dos diretores da gestão 2012-2013 ocorreu em dezembro no Hotel Hyatt, em São Paulo SBC/SBHCI O evento de transmissão e posse da gestão 2012-2013 da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) foi realizado no dia 12 de dezembro no Hotel Hyatt, em São Paulo (SP). Ao ser empossado, Marcelo Queiroga (PB) exaltou os 12 ex-presidentes que ajudaram a construir e consolidar a SBHCI em seus 36 anos de existência. Queiroga apresentou, um a um, seus diretores e reafirmou seus propósitos e metas para os próximos dois anos. “O Brasil vive um momento muito positivo”, afirmou Queiroga. “Vamos crescer ainda mais dando continuidade ao programa Novas Ideias, que teve início na gestão de Luiz Alberto Piva e Mattos (SP) e foi expandido pela diretoria de Maurício de Rezende Barbosa (MG)”. Queiroga ainda enfatizou a importância da incorporação de novas tecnologias no âmbito da saúde pública, a exemplo dos stents farmacológicos que, apesar de disponíveis há uma década, ainda não são ofertados pelo Sistema Único de Saúde. Também destacou os pontos centrais da futura gestão, alicerçada no tripé: certificação profissional e institucional, associativismo médico e educação médica continuada. Para Queiroga, é preciso atuar de maneira incisiva na valorização do trabalho médico, sendo necessário tornar a atuação do cardiologista intervencionista mais conhecida da sociedade civil, realçando o tratamento intervencionista do infarto do miocárdio como emblemático. “A angioplastia no infarto salva vidas, e esta é a principal missão dos médicos ”, afirma Queiroga. “Precisamos ser reconhecidos por esta ação, não como meros implantadores de stents”.
|
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br