• Ano: XIX

  • Número: 114

  • Mês: Janeiro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Faça o download ou clique no player para ouvir.



Telejornal

Outras matérias

SBC/CE

Nova diretoria da SBC/CE estabelece planos e ações para próximos dois anos

SBC/CE

A SBC-CE realizou reuniões com a nova diretoria para elaboração do plano de metas e ações para 2012-2013, além de encontros com representantes de laboratórios e empresas patrocinadoras, para definição dos apoios nos eventos da sociedade. Foram realizados encontros com setores de enfermagem, nutrição, fisioterapia, educação física, estudantes de medicina e com as ligas do coração, buscando maior aproximação com as respectivas áreas, inclusive para o próximo congresso local.


Algumas estratégias para o XVIII Congresso Cearense de Cardiologia, que será realizado de 8 a 10 de agosto de 2012, foram elaboradas nestas reuniões, como a confirmação da vinda de três convidados internacionais e da realização do Simpósio Internacional de Eletrocardiografia e Arritmias Cardíacas. O presidente do congresso será o Dr. Eduardo Arrais Rocha, da comissão científica a Dra. Sandra Nívea Falcão e do Simpósio o Dr. Raimundo Barbosa. Na ocasião será realizada ampla comemoração pelos 40 anos de fundação da SBC-CE, e de fatos memoráveis para a cardiologia da região, como os 40 anos do primeiro cateterismo cardíaco realizado no Estado pelos Drs. Nogueira Paes e José Ribeiro e a primeira cirurgia de revascularização miocárdica do Norte-Nordeste, pela equipe do Dr. Régis Jucá.


Diversas mobilizações ocorreram durante a campanha de morte súbita, realizada em 12 de novembro, e de luta contra o tabagismo. O Congresso Brasileiro de Hipertensão, presidido pela Dra. Ana Lúcia Sá Leitão, foi um grande sucesso em Fortaleza, no mês novembro de 2011, com ampla participação local e nacional.


No dia 19 de novembro de 2011 houve a festa de confraternização natalina juntamente com a posse da nova diretoria, que tem os seguintes componentes:

Presidente: Eduardo Arrais Rocha
Vice Presidente: Ana Lúcia Sá Leitão Ramos
Diretor Administrativo: Fernando Pinheiro Ramos
Diretor Científico: Carlos Roberto Martins Rodrigues
Diretor FUNCOR: Sandro Salgueiro Rodrigues
Diretor Financeiro: Roberto Lima Farias
Diretor de Comunicação: Carlos Bellini Gondim Gomes
Diretor de Qualidade Assistencial: José Ronaldo Mont’Alverne Filho
# Conselho Fiscal: João Luís de Alencar Araripe Falcão; Lúcia de Sousa Belém; José Sebastião Abreu;
Suplentes: Francisco Deoclécio Pinheiro; José Gerardo Mont’Alverne Parente; Ângelo Roncalli Ramalho Sampaio
# Delegados: Cezário Antônio Martins Gomes; Antônio Petrola Júnior


Estão programados para o primeiro semestre de 2012, curso de informática em cardiologia em março de 2012, Simpósio de Cardiologia no interior do estado em Quixadá (março) e Jaguaribe (maio) e em junho, evento científico sobre os avanços dos Congressos Internacionais do primeiro semestre de 2012.



Reunião da nova diretoria para elaboração do plano de metas e ações

 

SBC/PB

SBC/PB define data do 17º Congresso Paraibano de Cardiologia

SBC/PB

A presidente da Regional, Ana Cláudia Lucena, informa que já está definida a data do 17º Congresso Paraibano de Cardiologia.


O evento será realizado de 16 a 18 de agosto no Hotel Tambaú, em João Pessoa.

 

SBC/PE

SBC/PE comemora seus 65 anos com festa para 350 pessoas

SBC/PE

A Regional comemorou, em 2011, os 65 anos de sua fundação e para a data foi promovida uma festa com 350 pessoas, onde foi inaugurada a Galeria dos ex-presidentes.


Uma verdadeira homenagem a todos os cardiologistas que, ao longo do tempo, comandaram a instituição.


O evento foi no Espaço Ciência e Cultura do Imip, no Hospital Pedro II, em Recife.



(Da esq.) Dario Sobral, Carlos Melo e Brivaldo Markman durante a inauguração da Galeria de ex-presidentes

 

SBC/RJ

29º Congresso de Cardiologia da Socerj será realizado de 25 a 28 de abril

SBC/RJ

A Sociedade de Cardiologia, do Estado do Rio de Janeiro realizará nos dias 25 a 28 de abril de 2012 o 29º Congresso de Cardiologia da SOCERJ que terá como presidente eleita a Dra Andréa Araujo Brandão.


A programação científica já está pronta. Acesse:www.socerj.org.br.


As atividades foram cuidadosamente montadas para responder às dúvidas da prática clínica e trazer as novidades mais importantes da cardiologia, com a participação de mais de 200 palestrantes e com muita interatividade.

 

SBC/SP

Novo presidente da Socesp apresenta planos para a gestão da entidade

SBC/SP

Carlos Costa Magalhães assume a presidência da Socesp e conta que fará uma gestão descentralizada com participação plena dos diretores, coordenadores e presidentes das Regionais no interior.


Para ele, a Socesp continuará apoiando as demais entidades na defesa do exercício da medicina. Ele adianta que o próximo congresso deve receber o American College of Cardiology para uma participação científica.

 

SBC/DA

Departamento realiza workshop em São Paulo

SBC/DA

O Departamento de Aterosclerose informa a realização do Workshop de Hipercolesterolemia Familiar em 14 de abril, no Maksoud Plaza em São Paulo.


As inscrições podem ser feitas em dua categorias distintas: estudantes que pagam R$ 50,00 e os demais profissionais da área de saúde R$ 100,00.


Informações: http://departamentos.cardiol.br/sbc-da/2010/futuros.asp.

 

SBC/SOBRAC

Meta do departamento para 2012 é investir na educação continuada

SBC/SOBRAC

Começamos mais um ano de desafios. Em 2012, a SOBRAC segue o bom trilho deixado pela gestão 2010-2011, buscando superar as grandes conquistas geradas até aqui. Encontramos a casa em perfeita ordem, com resultados expressivos em todas as ações realizadas.


Vamos manter e, se possível, ampliar o alcance do nosso Programa de Educação Continuada (PreCon), assim como o Curso de Reciclagem, e enriquecer ainda mais a grade do nosso Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, que este ano será abrigado em Curitiba (PR).


No âmbito internacional, são inegáveis as relações e parcerias firmadas pela SOBRAC ao longo da gestão anterior. E como em time que está ganhando a gente não mexe, nosso objetivo é consolidar cada vez mais estas associações com entidades Americanas, Europeias e nacionais.


Vamos continuar colaborando e disseminando conhecimentos para nossos associados, que a cada ano cresce não só em número, mas, sobretudo, na qualidade dos profissionais que se integram a nossa sociedade. A SOBRAC está aberta a colaboração de todos seus sócios para que possamos continuar crescendo e realizando novas conquistas.


Vamos juntos fazer um 2012 de muitas ações e realizações.


Profº. Dr. Adalberto Lorga Filho
Presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) – Gestão 2012-2013

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br